Para alguns, a autorização precária é uma hipótese de exceção à vedação de aprovação prévia dos atos de concentração, justamente por se viabilizar a realização da operação antes mesmo de aprovada em definitivo pelo órgão antitruste.
O que é? Consiste em receber solicitação de distribuidoras de energia elétrica para registrar comunicados de atendimento a título precário de unidades consumidoras localizadas na área de concessão de outra distribuidora.
O Alvará de Autorização Precária será concedido sempre que determinado tipo de licenciamento for considerado precário em decorrência da natureza da ocupação ou da atividade.
O alvará de funcionamento provisório dá permissão para a empresa funcionar logo após a avaliação inicial do imóvel, mas geralmente tem uma validade de apenas 180 dias, ou seja, não dispensa a necessidade do alvará definitivo.
07.05.02. Aula de Permissão, Concessão e Autorização - Serviço Público (Direito Administrativo)
O que significa autorização precária?
Para alguns, a autorização precária é uma hipótese de exceção à vedação de aprovação prévia dos atos de concentração, justamente por se viabilizar a realização da operação antes mesmo de aprovada em definitivo pelo órgão antitruste.
Pela natureza precária, o autor afirma que a permissão é cabível para serviços ou atividades transitórias, mas também pode ser admitida em casos de serviços permanentes, que estejam submetidos a modificações técnicas frequentes ou variações do interesse público.
Posse precária configura-se quando o “possuidor recebe a coisa com a obrigação de restituí-la e, abusando da confiança, deixa de devolvê-la ao proprietário, ou possuidor legítimo” (LOUREIRO, 2009, p.
Diante desse contexto, traz à tona a contratação precária com preterição pela Administração Pública, que é a contratação de mão de obra terceirizada ou temporária em preterição aos aprovados em concurso público. Tal prática revela-se ilícita, mesmo que a preterição ocorra com aprovados fora do número de vagas.
A concessão é contrato administrativo bilateral. A autorização e a permissão, por seu turno, distinguem-se em relação ao interesse visado com a atividade a ela relacionada.
Qual é a diferença entre posse precária e posse definitiva? A principal diferença entre posse definitiva e precária é a segurança jurídica e o prazo de cada situação. Enquanto a precária tem caráter temporário e deixa o possuidor vulnerável à perda do imóvel, a definitiva confere direitos plenos e duradouros de posse.
Precário é o contrato que não dá garantias ao contratado (permissionário) de permanência do vínculo com a Administração Pública, ou seja, a qualquer momento e sem indenização a mesma poderá revogar esse contrato.
A ocupação precária é uma situação em que indivíduos ou famílias vivem em espaços inadequados, sem condições mínimas de habitabilidade e segurança. Essa forma de moradia é caracterizada pela falta de regularização legal, ausência de contrato de locação e precariedade das condições físicas do imóvel.
Conforme estabelecido no Decreto-Lei supra, o vínculo precário, consiste no exercício de funções que correspondam a atribuições ou necessidades permanentes dos órgãos ou serviços da Administração Pública central direta, por pessoal vinculado, mediante contrato de trabalho a termo certo, ou contrato de estágio por ...
A autorização para lecionar a título precário (antigo CAT - Certificado de Avaliação de Títulos), é um documento que pode ser requerido por estudantes de curso superior (matriculados e freqüentes), bacharéis de nível superior sem licenciatura específica para o magistério ou, ainda, por pessoas apenas com o ensino médio ...
A delegação, a título precário, mediante licitação, na modalidade concorrência, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente exclusivamente à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.
Modalidade atípica de contrato de trabalho, em que a prestação de serviços é intercalada por períodos de inatividade (horas, dias ou meses), os quais não são remunerados pelo empregador.
DECISÃO JUDICIAL PRECÁRIA QUE NÃO FAZ COISA JULGADA E GERA TÃO SOMENTE UMA EXPECTATIVA DE DIREITO. SITUAÇÃO DIVERSA DOS CASOS EM QUE HÁ ERRO DA ADMINISTRAÇÃO, INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DE LEI OU, ENTÃO, LIMINAR SOMENTE MODIFICADA EM INSTÂNCIA ESPECIAL.
Essa posse provisória, que é também chamada de precária, se torna automaticamente definitiva quando o comprador acaba de pagar o preço pactuado. Já a posse definitiva é aquela transferida pelo vendedor ao comprador de forma irreversível e duradoura, o que normalmente acontece quando o preço é integralmente pago.
Em apertada síntese, a posse violenta é a resultante de força (física ou moral) contra a vontade do possuidor, a posse clandestina é aquela estabelecida às ocultas, às escondidas, daquele que tem interesse em conhecê-la, e a posse precária é aquela proveniente do abuso de confiança, referindo-se ao ato daquele que ...
Posse precária: Assim se denomina uma das espécies de posse injusta, fundada na precariedade. É, pois, indicativa da posse que resulta de um abuso de confiança da pessoa que recebeu a coisa para restituí-la oportunamente e se recusa, abusivamente, a entregá-la, como era de seu dever. Segundo o art.
Nomeação de candidatos – decisão precária - possibilidade de desconstituição. A nomeação e posse de servidores em decorrência de provimento jurisdicional precário está sujeita a cassação. O exercício do cargo público nessas condições não implica manutenção em definitivo do candidato.
O prazo dos contratos de concessão, de acordo com as leis acima mencionadas, deverá ser fixado considerando o interregno suficiente para a amortização dos investimentos feitos, não podendo ser inferior a 05 e nem superior a 35 anos.