Qual era a teoria de Emilia Ferreiro?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.Qual a teoria que Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky partiram do pressuposto da teoria piagetiana – de que todo conhecimento possui uma origem – e, pelo método clínico de Piaget, observaram 108 crianças e seu funcionamento do sistema de escrita.Qual é a teoria de Ana Teberosky?
Teberosky defendia que, dado que as crianças fazem parte de uma cultura letrada, os alunos chegavam à alfabetização com aprendizagens importantes relacionadas aos usos sociais da escrita. Dessa maneira, destacam-se o papel do ambiente alfabetizador, da leitura e de atividades de oralidade.O que é a teoria da Psicogênese da língua escrita defendida por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
A psicogênese da língua escrita surgiu com objetivo de enxergar a alfabetização de uma maneira além do convencional. As autoras dessa teoria, a psicóloga Emília Ferreiro e a psicopedagoga Ana Teberosky, ambas argentinas, perceberam um rendimento falho em relação aos alunos na fase da alfabetização.Psicogênese da Língua Escrita - Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Quais as principais ideias de Emília Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.O que é alfabetização na concepção de Emília Ferreiro?
Alfabetizar, nessa visão, significa construir conhecimentos. Desse modo, para ensinar a ler e escrever é necessário ter a compreensão de que as crianças passarão por processos distintos, paralelos e interligados, caracterizando o sistema de escrita e o uso da linguagem.Quais os objetivos da pesquisa desenvolvida por Emília Ferreiro e Ana Teberosky?
As investigações procuram evidenciar o papel que tem cada sujeito dentro do processo da elaboração individual da escrita, aonde a criança vai criando e testando as hipóteses de como se escreve as palavras.O que é a teoria da psicogênese?
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.O que é alfabetização Segundo Ana Teberosky?
A alfabetização é o processo pelo qual a criança passa a se integrar ao ambiente escolar através da aquisição da leitura e da escrita. A partir desse entendimento é possível afirmar que esse processo se constitui em um recurso pedagógico utilizado para motivar a criança a ler e a escrever.Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emília Ferreiro e Ana Teberosky?
Para Ferreiro & Teberosky a preocupação dos educadores têm-se voltado para a busca do melhor ou do mais eficaz dos métodos, levando a uma polêmica entre dois tipos fundamentais: método sintético e método analítico. O método sintético preserva a correspondência entre o oral e o escrito, entre som e a grafia.Quais são os 4 níveis da escrita?
Para isso, Ferreiro e Teberosky (1999) introduzem quatro níveis de hipóteses de escrita pelos quais as crianças percorrem durante o processo de obtenção da língua escrita. Sendo tais: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética que serão pautados em subtemas neste tópico.Quais são as fases da escrita Segundo Emília Ferreiro?
De acordo com Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1989), a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábico-alfabética e hipótese alfabética.O que é a teoria do construtivismo?
A teoria construtivista reza que sujeito e objeto não têm “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem”Qual é a principal crítica de Emilia Ferreiro a alfabetização tradicional?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).Quais as 4 fases da alfabetização?
São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.Qual a contribuição de Emilia Ferreiro para alfabetização?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.Quais são os principais métodos de alfabetização?
Abaixo, destacamos os principais métodos de alfabetização e como funcionam.
- Método alfabético (ou soletração) É um dos mais antigos métodos. ...
- Método fônico. ...
- Método silábico. ...
- Palavração. ...
- Sentenciação. ...
- Método global.