O que Freinet defendia?
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.Qual é o método de Freinet?
A metodologia Freinet dá atenção especial ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. No início da semana, o professor define um roteiro coletivo, então, cada aluno define as tarefas e atividades que irá realizar individualmente, segundo as suas capacidades e os seus objetivos. Cada um progride em seu próprio ritmo.Quais são os quatro pilares da teoria de Freinet?
Freinet (1975) organizou sua pedagogia em quatro pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Freinet dizia que todo ser humano tem necessidade de exprimir seus sentimentos e ideias, comunicar-se, criar, agir e conhecer.Qual é a ideia da pedagogia de Freinet?
A técnica pedagógica de Freinet é construída com base na experimentação e documentação, almejando uma prática educacional totalmente centrada na criança, atribuindo grande ênfase aos trabalhos (atividades) manuais, tendo em vista a formação de crianças ativas, que serão responsáveis por uma futura transformação social.Pedagogia Freinet
O que diz a teoria de Freinet?
A teoria Freinetiana é formulada a partir de suas experiências em sala de aula, realizando interlocuções, observações, anotações e experimentações. Trata-se de uma teoria pedagógica fundamentada em princípios como: educação e trabalho, livre expressão, cooperação e tateamento experimental.Quais são os 4 eixos da pedagogia de Freinet?
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...O que diz Freinet sobre a educação infantil?
Freinet defende a valorização do conhecimento já adquirido por seus alunos, e a importância da mediação professor-aluno. A sala de aula deve ser um ambiente prazeroso com atividades lúdicas para que o aluno tenha interesse em ampliar cada vez mais seu conhecimento.Qual a principal obra de Freinet?
Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e CooperaçãoOs eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.
O que fala Celestin Freinet?
Freinet dava muita importância ao trabalho, pois este deveria ser o centro de toda a atividade escolar, enfatizando-o como forma do ser humano ascender, exercer seu poder. Para Freinet, o aprender deveria passar pela experiência de vida e isso só é possível pela ação, através do trabalho.O que Freinet fala sobre aula de passeio?
Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos e alunas. As aulas-passeio foram e continuam a ser realizadas em museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidades.Quais outras contribuições ao fazer pedagógico Freinet trouxe?
Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão ...O que aconteceu com a proposta de Freinet?
De acordo com Audet (2010), a proposta de Freinet em 1939 foi considerada suspeita e seu livro ficou sob censura quando ocorreu uma mudança na forma política de governo.Qual o papel do professor na escola de Freinet?
Freinet também idealizou uma escola que fosse centrada na criança, onde o papel do professor seria o intermediar e ajudar a construção de sua personalidade.Como citar Freinet?
REFERÊNCIAS
- As técnicas Freinet da Escola Moderna Lisboa: Estampa, 1975.
- Modernizar a escola Lisboa: Dinalivro, 1977.
- OLIVEIRA, A. M. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica.