O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos. Sua cor é marrom claro ou rosa.
Neste caso, o escape é considerado um sangramento irregular, fora do tempo em que se é esperado no ciclo menstrual. O sangue de escape possui características bem parecidas com o sangramento de nidação. Ele também não é contínuo, tem pouco volume e possui tom amarronzado.
Sangramentos de escape são qualquer corrimento vaginal com sangue que não requer o uso de produtos menstruais, como um absorvente ou tampão (1) Qualquer sangramento ou mancha inexplicável deve ser abordada com seu médico (2) O sangramento de escape pode ser um efeito colateral do seu contraceptivo hormonal (3,4)
Qualquer sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser chamado de escape, inclusive o sangramento da nidação, que é específico do começo da gravidez. Este sangramento corresponde à implantação do óvulo fecundado e, na maioria dos casos, é pequeno.
Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual. Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo.
SANGRAMENTO DE NIDAÇÃO, OVULAÇÃO OU ESCAPE, como diferenciar | Monica Romeiro
Como saber se estou com sangramento de escape?
Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.
Consistência: embora um ciclo menstrual típico tenha um fluxo intenso, o sangramento de implantação é mais parecido com manchas que aparecem e desaparecem. Não é previsível como o período menstrual normal de uma mulher; Duração: uma mulher menstrua por um período de quatro a sete dias em média.
O sangramento de implantação é muito leve em comparação à menstruação. A principal diferença é a quantidade de sangue e a cor. Então, como é o sangramento de implantação? Quando você tiver um sangramento de implantação, provavelmente verá algumas gotas de sangue nas roupas íntimas que nem cobririam o forro da calcinha.
Quantos dias dura o sangramento de escape de gravidez?
Esse sangramento normalmente ocorre entre a primeira e segunda semana e tem uma duração variável, podendo durar algumas semanas, sem ter interferência na evolução da gravidez. Além disso, nos primeiros três meses é comum também que a gestante sangre por conta do aumento do fluxo sanguíneo que circula no colo do útero.
Esse sangramento geralmente dura apenas um ou dois dias e ocorre aproximadamente uma semana após a ovulação, a qual acontece cerca de duas semanas antes do período menstrual.
Sangramento de escape com cólica é perigoso? Em algumas situações, o sangramento de escape com cólica pode ter relação com miomas, pólipos ou endometriose. Essas condições não necessariamente representam um risco à saúde, mas podem afetar a qualidade de vida das pacientes e devem ser investigadas.
A menstruação marrom ou rosa também é conhecida como menstruação falsa, já que ela pode confundir muitas mulheres que ainda não sabem que estão grávidas e acham que se trata de uma menstruação comum. Importante: se apresentar sangramento em uma fase mais avançada da gestação procure um médico.
Como saber se é menstruação ou sangramento de escape?
Sua cor é marrom claro ou rosa. Os sinais do sangramento de escape podem aparecer a qualquer momento, mas sua menstruação tem um ciclo próprio. Ele pode ocorrer no meio do ciclo, já que está ligado principalmente à ovulação, mas às vezes é um sinal de outras alterações no seu corpo.
É possível engravidar durante o sangramento de escape?
IMPORTANTE: Mesmo com sangramento de escape a mulher pode engravidar, já que o ciclo menstrual continua naturalmente. Durante o período fértil, algumas mulheres podem apresentar pequenos sangramentos amarronzados ou vermelho claro. Isso não apresenta nenhum risco para a mulher.
Algumas mulheres, sobretudo nos primeiros meses da gravidez, têm pequenas perdas de sangue de cor acastanhada, rosa escuro ou vermelho mais apagado. Muitas vezes, esses escapes são normais e indicam apenas que o seu corpo está sofrendo as alterações (sobretudo hormonais) de uma gestação.
No entanto, o sangramento fora do período menstrual também pode ser sinal de gravidez quando surge 2 a 3 dias após o contato íntimo desprotegido, por exemplo, ou pode ser sintoma de pré-menopausa quando acontece em mulheres com mais de 40 anos.
Você pode ver esse fluido na roupa íntima ou no papel higiênico quando você vai ao banheiro. Ele se torna mais elástico, mais claro, mais molhado e escorregadio – como uma clara de ovo. Esse fluido tende a ter o seu pico cerca de 1 ou 2 dias antes da ovulação, quando o estrogênio atinge seu ápice (1).
Desta forma, o sintoma mais comum da nidação é um pequeno sangramento. Isto ocorre pois o útero que foi preparado pelos hormônios femininos para receber o embrião está muito irrigado. Assim, quando o embrião se fixa no endométrio, alguns vasos sanguíneos podem se romper, gerando a perda de sangue.
Nidação é a implantação do embrião no útero, indicando o início do período gestacional. Pode causar um pequeno sangramento de coloração vermelho amarronzada. Este sangramento se assemelha a outras condições, como menstruação, sangramento do meio ciclo e escape por privação de medicamento.
Quais são os sintomas de nidação? Na maior parte das vezes, a nidação não provoca sintomas, mas algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento de coloração marrom ou rosa que pode durar poucas horas ou até mesmo três dias. Outro sinal possível é o surgimento de cólica leve e uma sensação de pontadas na barriga.