A breve aparição do Androide 17 durante a saga Boo seria originalmente Lunch, uma personagem não vista de outra forma durante a segunda metade do mangá. Em 2014, Toriyama revelou que o nome verdadeiro do 17 era Lapis (ラ ピ ス Rapisu).
O verdadeiro nome do Androide 17 é Lapis, e o de sua irmã, a Androide 18, Lazuli. Juntos, os nomes formam Lapis Lazuli, uma pedra azul do mundo real conhecida por sua cor intensa.
Androide 18 (Android 18 em inglês), nascida como Lazuli é uma personagem da série Dragon Ball criada por Akira Toriyama. A Androide 18 faz sua estréia no capítulo #349 The Androids Awake!, publicado pela primeira vez no Weekly Shonen Jump em 12 de novembro de 1991.
Sua esposa é uma zoóloga chamada Isabella e com ela teve um filho, além de ter adotado mais dois filhos. Eles vivem felizes nessa casa em uma área isolada no parque, mas, apesar da vida tranquila, ele não revelou sua nova realidade para Lazuli – sua irmã – e Kuririn quando os encontrou.
Isso significa que o aparelho será atualizado até o Android 17, que deve ser lançado em 2027. A Samsung oferece esse suporte de software prolongado para seus flagships desde 2022, e agora estende esse benefício também para a linha Fan Edition.
Nos celulares em si, os primeiros a receberem o Android 15 deverão ser os aparelhos Pixel, o que deve acontecer nas próximas semanas, de acordo com o Google. Eu apostaria em lançamento em outubro de 2024 para essa linha. Isso porque o Android 14 foi lançado na família Pixel nesse mesmo mês de 2023.
Uma vez que ele retorna do passado, após treinar na Sala do Tempo e assim aumentar o seu poder, Trunks confronta novamente os Androides e facilmente derrota a todos.
Ele então aparece nesta forma quando Androide 18 o força a manter sua barreira de absorção bombardeando-o com vários ataques de energia, permitindo que Goku o danificase com um Ataque do Dragão.
A moça e seu irmão, Androide 17, foram aprimorados por Dr. Gero quando ainda eram pequenos, ganhando partes cibernéticas, mas seu sistema reprodutivo permaneceu intacto, logo, sua gravidez ocorreu como todas as outras (via Dragon Ball Guru).
↑Nota 1: O Android 1.1 era conhecido como "Petit Four" e menos como "Banana Bread" internamente, embora esses nomes não tinham sido usados oficialmente.
Em Dragon Ball Xenoverse 2, devido às distorções temporais, o Androide 16 foi ativado na linha do tempo alternativa de Trunks do Futuro para ajudar Towa e Mira a causarem mais distorções no tempo. Ele enfrenta Gohan do Futuro mas é derrotado por ele e pelo Guerreiro antes que pudesse criar uma distorção maior.
Os dois Androides decidem se juntar contra ele, mas Trunks desvia deles, e derruba Androide 17. 18 lança um enorme raio de energia em Trunks, mas ele bloqueia e lança uma enorme onda de energia em 18, dizendo que é para vingar Gohan. Androide 18 é destruída e Trunks mata Androide 17 facilmente.
Quando ele é revivido por Shenlong por causa de um desejo que restaurou a vida de todos mortos por Cell, Androide 17 vive uma vida pacífica na obscuridade. Ao fim de Dragon Ball Z, Androide 17 deu energia à Super Genki Dama de Goku para destruir Kid Boo.
Na seção especial de perguntas e respostas deste volume, Toriyama finalmente revelou que o nome verdadeiro do Androide 17 é Lápis e o da Androide 18 é Lazúli. “Lápis-Lazúli” é o nome de uma pedra semipreciosa, que pode estar ligada a cor dos olhos desses personagens.
Nessa hora, Gohan libera todo o seu poder de uma vez e consegue vencer Cell definitivamente, destruindo seu corpo e também sua massa cerebral com todas as suas células, eliminando qualquer chance de Cell se regenerar e causando assim a morte do vilão.
No capítulo 347 de Dragon Ball, Vegeta tinha acabado de dizimar o Android 19 e estava caçando o Android 20, também conhecido como Dr. Gero, depois que 20 fugiu da luta após a morte de 19.
Já Son Goku provou que nem mesmo carregar o título de protagonista é uma tarefa fácil. O personagem que também experimentou o gostinho do descanso eterno teve sua primeira morte na Saga Saiyajin, pelas mãos de Piccolo (Takeshi Aono).
“O Dr. Gero deu ao androide 17 capacidades de poder aprimoradas. Ele é muito mais forte que a18 porque seu gerador infinito não foi suprimido e ele foi feito para ser excessivamente poderoso”.
Linha do tempo 2 é a linha do tempo onde Trunks volta para o passado, ajuda a derrotar os androides do passado, volta para sua época, derrota os androides lá e perde para Cell. Cell da linha do tempo 2 então mata Trunks e rouba sua máquina do tempo.
No episódio em questão, depois que Goku fica impossibilitado de lutar por conta da sua doença no coração, Vegeta assume o seu lugar e revela a sua forma de Super Saiyajin, derrotando o Androide 19 sem nenhuma misericórdia.