Extintor Pó Químico ABC 6kg – 5 anos com o suporte de parede – formato “L”. Garantia/Carga: 05 ANOS. Mantenha a segurança e a qualidade na sua casa ou estabelecimento! Esse extintor de 5 anos é indicado para condomínios residenciais ou empresariais, lojas, galpões, comércio em geral e etc.
Esta dúvida é bem comum em extintores ABC, porque algumas fábricas oferecem validade da carga de 01, 03 ou 05 anos. O primeiro passo, é identificar se O EXTINTOR É NOVO ou já passou por manutenção.
Qual a periodicidade de recarga dos extintores de incêndio? A periodicidade de recarga de extintores varia, mas geralmente é a cada 1 a 5 anos, dependendo do tipo e do regulamento local.
Além disso, ele possui uma pressão de trabalho de 10,5 Kgf/cm2 o que garante rapidez no combate ao princípio de incêndio. Outra característica deste produto diz respeito a resistência de sua pintura, a qual é feita através de processo eletrostático em cor vermelha.
Extintores de baixa pressão, isto é, pó químico BC e ABC, água pressurizada e espuma mecânica, têm sua validade limitada ao período de 1 ano. Mesmo que um extintor novo possua validade maior, quando ele passar pela manutenção terá sua validade determinada em 1 ano por conta das portarias do INMETRO.
Um Rótulo da empresa de manutenção é afixado no extintor e informa a data em que este foi inspecionado, manutenido e recarregado; a data da próxima inspeção e as condições de garantia.
Os extintores de CO2 devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.
Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).
O extintor comercializado por essa empresa possui alta qualidade, além de ser fabricado de acordo com a NBR 10721, possuindo capacidade extintora de 4-A a 80-BC.
Em geral, os extintores de incêndio de água e pó químico são trocados anualmente, já os de gás carbônico (CO2) são trocados a cada 6 meses, considerando que o extintor de incêndio está em perfeito estado físico, ou seja, sem alterações físicas e estruturais que alterem seu funcionamento.
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.
Enquanto os extintores do tipo BC são indicados para equipamentos elétricos e líquidos inflamáveis, o ABC tem a capacidade de cessar incêndios causados por equipamentos elétricos, líquidos inflamáveis e aparas de papel e madeira.
Extintor Pó Químico ABC 6kg – 5 anos com o suporte de parede – formato “L”. Garantia/Carga: 05 ANOS. Mantenha a segurança e a qualidade na sua casa ou estabelecimento! Esse extintor de 5 anos é indicado para condomínios residenciais ou empresariais, lojas, galpões, comércio em geral e etc.
Os incêndios são categorizados em classes A, B, C, D e K. E é dessa classificação que vem o nome dos extintores ABC. Ele é o equipamento ideal para acabar com o fogo dos incidentes de categoria A, B e C.
Os extintores de incêndio devem ser adequados à classe de incêndio predominante dentro dá área de risco a ser protegida, de forma que sejam intercalados na proporção de dois extintores para o risco predominante, e um para a proteção do risco secundário.
Qual é o prazo de validade de um extintor? De forma geral, a validade do extintor é de um ano, tanto o casco quanto seus componentes (válvula, manômetro e mangueira). Já o extintor veicular tem uma vida útil maior, normalmente, 5 anos, porém não podem ser recarregados por serem descartáveis.
Mas é bom ficar atento: se você levar extintor no carro, ele deve estar dentro do prazo de validade e nas especificações determinadas pela legislação —mesmo sendo facultativo. A infração grave, com multa de R$ 195,23, rende cinco pontos na carteira e retenção do automóvel para regularização.
Quando deve ser feita a manutenção dos extintores?
Essa manutenção é obrigatória e deve ser realizada a cada 12 meses, por uma empresa competente e registrada no INMETRO. É feita a desmontagem completa de todos os componentes do extintor para limpeza. Em seguida, é realizada a inspeção visual das peças e da parte interna do extintor.
Vamos aprender de uma forma bem prática, para mostrar de fato como verificar a validade do extintor passo a passo, vamos lá. Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor.
Qual a validade da recarga de um extintor, exceto CO2 e do cilindro, respectivamente?
6.1.3 A frequência da inspeção técnica é de 6 (seis) meses para extintores de incêndio e cilindros para o gás expelente (ampola) com carga de dióxido de carbono (CO2), e de 12 (doze) meses para os demais extintores.
Como a sua denominação sugere, a recarga de extintores consiste na troca do fluído utilizado pelo equipamento no combate ao fogo, este que, por sua vez, é escolhido de acordo com o tipo de material que pode entrar em combustão.