Embora pneus não possuam uma data de validade específica, eles têm um prazo de garantia de 5 anos estabelecido pelos fabricantes. A data de fabricação do pneu pode ser identificada através do código “DOT” localizado na lateral do pneu. Os quatro últimos dígitos do código indicam a semana e o ano de manufatura.
Pneu não tem prazo de validade, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Mas as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação.
As fabricantes recomendam realizar inspeções anuais após o pneu completar cinco anos de vida, seja em uso ou armazenado. Para saber a data de fabricação do pneu, é necessário procurar os quatro últimos dígitos do DOT (Departament of Transportation), localizado na lateral do pneu.
Qual a validade de um pneu? Apesar de o pneu não ter prazo de validade, ele possui um prazo de garantia de 5 anos estabelecido pelos fabricantes, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Pneu tem validade? Você pode colocar sua vida em risco e não sabe! Tudo sobre Pneus - EP. 01
Pode usar pneu com mais de 5 anos?
A partir do sexto ano o pneu já perde as suas características, a aderência no asfalto vai reduzindo e o pneu não oferece mais a mesma estabilidade, a mesma aderência com o asfalto do que um similar zero ou novo, até seis anos. Nessas condições você pode usar o pneu até, no máximo, 10 anos.
Os pneus, por exemplo, são itens que demandam atenção. O prazo de validade dos pneus é de cinco a seis anos. E, ao contrário do que se pensa, não importa se estava rodando, no porta-malas ou no estoque da loja. Vencido este prazo, o componente representa risco à segurança e pode ser jogado no lixo.
O DOT é uma série de letras e números, que fica na lateral do pneu. Para saber a data de fabricação do produto, fique atento aos números. Os últimos quatro números são a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros números indicam a semana e os dois últimos o ano.
Resumo da Ópera: O famoso DOT do pneu. Os quatro últimos números do código sempre apontam a data em que o pneu foi fabricado: os dois primeiros dígitos são a semana e os dois últimos dígitos, o ano.
Com a finalidade de documentar a data de fabricação e, portanto, a exata validade do pneu, existe o DOT. A sigla vem do termo em inglês “Department of Transportation”, ou seja, Departamento de Transporte. O DOT é, assim, uma sequência de 4 números gravada próximo ao número de série do produto.
Baseado em 349 avaliações de usuários reais das principais lojas do Brasil, o pneu Dunlop recebeu uma pontuação de 4,7/5 estrelas, o que é uma nota excelente. No ranking do site Pneus.org, está na 31.
Mas os produtos da marca que fazem mais sucesso no mercado nacional são os da linha Dunlop Direzza. Com compostos de banda de rodagem diferenciados, oferecem grande durabilidade e se adaptam muito bem ao asfalto brasileiro.
A Dunlop é reconhecida por sua experiência em pneus esportivos e de alto desempenho, com foco na aderência e no manuseio esportivo. Por outro lado, a Goodyear é conhecida por sua ampla gama de pneus que abrangem diversos tipos de veículos e condições de direção, com ênfase em segurança e durabilidade.
Não existe legislação específica no Brasil que determine penalidades para veículos com pneus fora do prazo de garantia. O que as leis estabelecem é penalização por rodar com pneus em mau estado de conservação. A multa para essa transgressão é de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Os produtos acima são garantidos por um período de 7 anos da data de venda do pneu ou do veículo novo equipado com pneus da marca Dunlop, modelos SP320 e SP835, nas medidas mencionadas no item 8.
As letras são sempre DOT, e os dígitos, por exemplo, 3315. Eles é que definem sua data de fabricação. Os dois primeiros (33, no exemplo) significam que foi produzido na 33ª semana do ano. Os dois últimos (15), registram o ano: 2015, no caso.
Pois é, os fabricantes não adicionam data de validade do pneu, mas existe um número que pode te ajudar a saber quando precisa de trocar, confira no vídeo.
Por isso, as fabricantes reputam ser uma boa prática levar o pneu para a análise de um técnico especializado após cinco anos da data de sua produção e pelo menos uma vez por ano depois disso, além de evitar o uso do pneu após dez anos de sua fabricação.
Os pneus têm uma vida útil que geralmente é de cinco a seis anos a partir da data de fabricação. Você pode encontrar essa informação na lateral do pneu, onde há uma sequência de números e letras conhecida como DOT. Os quatro últimos dígitos indicam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado.
Por exemplo, em um pneu com especificações 215/50 R17, o número “215” denota a largura da seção (a largura nominal do pneu novo, montado na roda e inflado à pressão recomendada, em milímetros), enquanto o “50” representa a proporção entre a altura (H) e a largura da seção (S) em percentual.
A data de fabricação do pneu pode ser identificada através do código “DOT” localizado na lateral do pneu. Os quatro últimos dígitos do código indicam a semana e o ano de manufatura.
Ao longo dos tempos, muito se falou sobre isso. E, em tempos de internet à mil e redes sociais povoadas por "entendidos" de todos os tipos, há muitas respostas para essa pergunta. A mais comum, no entanto, aponta que pneus tem validade de cinco anos a partir da data de fabricação.
Antonio Wosgrau – Brasília (DF) Sim, desde que tenha sido armazenado corretamente. Ao contrário do que diz a crença popular, pneus não têm prazo de validade e sua troca é recomendada só após dez anos da produção.
Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa.