As baterias de iões de lítio oferecem numerosas vantagens: têm uma maior densidade energética, maior eficiência e um ciclo de vida mais longo. As baterias de chumbo ácido permitem 1.500 ciclos de vida, enquanto a tecnologia das baterias de lítio oferece até 2.500 ciclos de vida.
Quando está ociosa, uma bateria de íons de lítio perde cerca de 1-2% de sua carga por mês. A vantagem mais importante é sua longa vida útil. As baterias chumbo-ácidas têm um ciclo de vida bastante curto, dos 3 aos 6 anos. As baterias de íons de lítio, por outro lado, devem durar cerca de 10 anos.
4. Risco de Incêndio. O risco de incêndio em carros elétricos equipados com baterias de íon de lítio é uma preocupação, embora a incidência seja relativamente baixa. As baterias de lítio podem superaquecer devido a falhas mecânicas, curtos-circuitos ou danos físicos.
Vejam a Bateria do futuro para residências como FUNCIONA E como usar BATERIA DE LITIO 48V 100A
Qual o risco da bateria de lítio?
Danos às baterias de íon-lítio podem resultar, entre outros, de defeitos internos de design/fabricação, danos físicos, efeitos mecânicos, envelhecimento não detectado, desgaste, efeitos térmicos e elétricos.
Curto-circuito: um curto-circuito interno na bateria pode gerar calor intenso e rápido, desencadeando o processo de explosão; Danos físicos: problemas externos à bateria, como perfurações ou impactos, podem romper as camadas protetoras e causar curto-circuitos.
A melhor forma de carregar a sua bateria de iões de lítio é à temperatura ambiente normal ou a temperaturas exteriores moderadas. Aconselhamos que verifique sempre o intervalo de temperatura admissível para a sua bateria.
Para conservar e carregar corretamente as baterias de íons de lítio, não deixe elas em locais muito quentes ou perto de fontes de calor, uma vez que as temperaturas muito elevadas ou muito baixas podem ser nocivas para as baterias. Respeite sempre o intervalo de temperatura admissível.
Temperatura: evite expor a bateria a temperaturas muito elevadas durante o uso ou muito baixas, principalmente durante o carregamento. Carga e recarga: evite o uso da recarga rápida quando não for preciso e evite descarregar rapidamente sem necessidade.
Por contribuir com a maior parte da produção mundial de lítio, têm destaque quatro depósitos em pegmatitos na Austrália e duas minas em depósitos do tipo salmoura e uma em pegmatito na China.
Pode chegar a ataxia, hipertonia muscular, fasciculações, hiperreflexia importante, nistagmo, paresias, paralisias e movimentos coreoatetóicos. As intoxicações mais avançadas podem apresentar convulsões, espasticidade, turvação de consciência e coma.
Se você quiser trazer um dispositivo com uma bateria de lítio de até 160 Wh, precisa solicitar permissão. Dispositivos com baterias maiores que 160 Wh nunca são permitidos. Baterias de lítio e baterias extras apenas são permitidas em sua bagagem de mão.
Baterias de lítio não viciam, já que são muito mais eficientes do que as tecnologias antigas. Mito. Esse também era um problema de tecnologias mais antigas de bateria. Baterias de lítio não sofrem desse “vício”, também conhecido como “efeito memória”.
A reciclagem proporciona um índice de aproveitamento maior que o da extração do material na natureza. São necessários 100 quilos de minério para extrair 1,61 quilo de lítio, ao passo que, com a reciclagem, a cada 100 quilos de material são recuperados 7 quilos de óxido de lítio, segundo a Energy Source.
Vida útil de até 6.000 ciclos (equivalente a 12 anos), o triplo da média das baterias estacionárias de chumbo-ácido. Oferece mais energia com menos peso e menos volume, trazendo mais facilidade e flexibilidade para a instalação.
A tensão nominal das células de Li-Po e Li-Íon são 3.7 e 3.6V respectivamente, com pequenas variações dependendo do fabricante e tecnologia empregada. Contudo a tensão pode variar de 4.2 à 3V conforme a descarga da célula – alguns fabricantes permitem descargas mais profundas.
A análise de tensão de completamente bateria de íon de lítio carregada deve estar entre 3.7 e 4.2 volts. A bateria está parcialmente descarregado se a leitura da tensão for inferior a 3.7 volts. Se a leitura da tensão exceder 3.0 volts, a bateria está descarregada e precisa ser recarregada.
Os fabricantes afirmam que as células inchadas são seguras e, embora seja verdade, nunca se deve “furar” ou “picar” a bateria, podendo mesmo resultar na sua ignição ou explosão.
Os incêndios envolvendo baterias de íons de lítio são rápidos, intensos, difíceis de conter ou extinguir e podem produzir gases e fumaças perigo- sas. As baterias também podem explodir. Após a extinção, são necessá- rias quarentena e vigilância – as baterias podem reincendiarem-se.
PyroBubbles® são adequados como agentes extintores para combater incêndios baterias e, preventivamente, como agentes de enchimento para armazenamento e transporte. Na gama DENIOS, estão disponíveis caixas de metal e plástico, adequadas para o transporte e armazenamento de baterias de lítio com aprovação da ONU.
Segundo a Associação Nacional de Proteção ao Fogo (NFPA), dos Estados Unidos, é necessário grandes volumes de água para apagar o fogo em veículos elétricos. Por isso, o resfriamento é a principal técnica para controlar incêndios em baterias de lítio, mantendo a temperatura abaixo dos patamares críticos.