O cobalto é um metal que produz um pigmento azul. Ele é essencial para a fabricação de muitas das baterias que alimentam telefones, computadores e veículos elétricos, mas sua mineração está ligada a violações dos direitos humanos.
O cobalto é um mineral com diversas aplicações comerciais, industriais e militares, encontrado em abundância no Brasil. Popularmente conhecido como “Ouro Azul”, é indispensável na fabricação de baterias de íons de lítio, que abastecem carros elétricos.
(1) reserva lavrável em metal contido (2) produção: quantidade de metal contido no minério. (r) revisado; (p) dado preliminar. O cobalto é produzido no Brasil em três jazidas localizadas nos municípios de Niquelândia-GO, Americano do Brasil-GO e Fortaleza de Minas-MG.
Como se obtém o cobalto? A obtenção de cobalto normalmente ocorre pela sua recuperação por meio dos procedimentos de extração de outros metais, os quais contêm cobalto como “contaminante”, como o ferro, níquel, cobre, prata, manganês, zinco e arsênio.
É um metal branco acinzentado. Possui número atômico 27 e massa atômica de 59 u.m.a. Pode ocorrer nos estados de oxidação +2 e +3. Foi isolado pelo químico sueco Georg Brandt, em 1735.
O cobalto é um metal prateado, magnético, quebradiço, usado na produção de pigmentos azuis e em combinação em ligas com outros metais (em especial com o níquel em bijuteria; razão pela qual a alergia ao cobalto se associa frequentemente à alergia ao níquel).
O cobalto é uma importante matéria-prima para a produção de baterias, ligas de alta temperatura (superligas), ferramentas de corte, materiais magnéticos, catalisadores petroquímicos, produtos farmacêuticos e materiais de esmalte.
O cobalto existe no corpo, na sua maioria sob a forma de armazenamento de vitamina B12, no fígado, contudo existem enzimas que necessitam deste mineral para realizar as suas funções como a metionina aminopeptidase,uma enzima específica na regulação da transcrição genética.
E o Brasil conta com uma enorme reserva do produto, chamado de “ouro azul”. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nosso país possui uma reserva de 70 mil toneladas, a nona maior do mundo.
Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k. Por fim, o rosé é misturado com metais como prata, bronze, ganhando uma coloração específica.
Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave.
A cianita é identificada pela sua cor azulada, por seus cristais laminados, sua clivagem, e por apresentar dureza diferente conforme a direção em que é riscada. Usualmente azul.
O cobalto é essencial para alimentar nossa tecnologia moderna. O metal é comumente usado para fabricar baterias de íons de lítio, que são encontradas em itens como veículos elétricos, computadores, smartphones e até mesmo cigarros eletrônicos.
No meio ambiente, o cobalto é encontrado dentro do solo, do mar ou como parte substancial do metabolismo animal, no caso da vitamina B12. É interessante saber que esse metal também pode estar presente em algumas estrelas e meteoritos.
O níquel e o cobalto estão estritamente relacionados às rochas máficas e ultramáficas. Tais rochas são originadas a partir de material mantélico, que foi incorporado na crosta terrestre.
Em um ambiente seco, o cloreto de cobalto tem coloração azul. Porém, quando está hidratada – misturada com água –, fica rosada. Essa mudança de cor é reversível, ou seja, o composto pode ficar rosado num ambiente úmido e, se for levado a um ambiente mais seco, ficar azul de novo.
A principal utilização é na produção de ligas metálicas. Vários sais de cobalto, como acetato de cobalto II ou III, naftenato e octanato, são usados como pigmentos na indústria de vidro e de cerâmica e como agente secante de tintas e vernizes.
Cobalto (do alemão Kobold, duende, demônio das minas) é um elemento químico, símbolo Co, número atômico 27 (27 prótons e 27 elétrons) e massa atómica 58,93 uma, encontrado em temperatura ambiente no estado sólido.
O azul cobalto é um azul médio, mais claro que o marinho, mas mais azul que o azul celeste mais claro. É uma cor fria com uma conexão com a natureza, o céu e a água, considerada amigável, autorizada, confiável, calmante, pacífica e pode sugerir riqueza.
A cor azul-cobalto pode ser obtida no espaço RGB com 0 vermelho, 71 verde e 171 azul. A cor pode ser obtida no espaço de cor CMYK com 100% de ciano, 58% de magenta, 0% de amarelo e 33% de preto.