A proposta da cama montessoriana é adaptar o ambiente ao nível de desenvolvimento da criança, permitindo que ela tenha fácil acesso à cama, promovendo a independência ao subir e descer sozinha.
Indicada para crianças de 6 a 12 anos. *Opção de montagem com fechamento inferior de grade e opção de venda de cama auxiliar. Montagem 03: cama elevada, com ou sem grades laterais, com casinha parcial.
Imagine só um bebê que está engatinhando, dormindo em uma cama no chão, sem a limitação das grades do berço. Acaba que os pais ficam ainda mais preocupados! No berço a segurança é absoluta! Por esses motivos, acreditamos que o melhor momento para colocar uma cama montessoriana no quarto seja a partir dos dois anos.
Ou seja, se a cama fornece a criança a opção de subir e descer a hora que ela quiser, ela se enquadra no método, ao passo que se a cama tem o formato casinha, mas a criança precisa de um adulto para sair ou entrar nela, ela é apenas uma cama casinha.
O que colocar embaixo da cama montessoriana? Para bebês menores, o recomendado é usar protetores ao redor da cama montessoriana, pois isso irá evitar que eles caiam ou rolem para fora dela enquanto dormem. Mesmo que a distância do chão seja pequena, esse tipo de situação deve ser evitada, claro.
8 FATOS QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE A CAMA CASINHA MONTESSORIANA
Qual o benefício da cama montessoriana?
proporcionam para a criança uma sensação de liberdade.
Através da autonomia corporal, elas já não ficam impedidas de terem acesso a determinados objetos, como nos quartos e camas tradicionais: elas mesmas conseguem dormir e acordar sozinhas.
A cama montessoriana é ideal para as crianças da primeira infância, que vai do nascimento até aos seis anos de idade. Ou seja, ela é adequada tanto para bebês recém-nascidos quanto para crianças que já apresentam uma certa autonomia.
Sendo que, nos primeiros anos, o ideal é optar por um berço montessoriano. Mas, caso não queira introduzi-la inicialmente, você pode esperar até os 3 anos da criança, assim ela estará entendendo melhor as mudanças e as novas regras para se adaptar à nova cama.
Sobre a cama, essa é a hora de você escolher entre trocar o berço por uma cama montessoriana baixinha (padrão de solteiro), ou transformar o berço que o bebê usa em uma mini cama. Essa segunda opção prolonga um pouco o uso e dá a mesma autonomia de subir e descer para a criança.
Cores claras, salas arejadas, amplas, materiais naturais, objetos culturais fascinantes e imagens interessantes na parede oferecem às crianças experiências sensoriais e intelectuais complexas.
Elementos-chave do ambiente Montessori. Natural, não sintético. ...
Um quarto montessoriano é um ambiente cuidadosamente projetado para permitir que a criança explore, aprenda e se desenvolva de forma independente. Diferentemente dos quartos tradicionais, esse espaço é organizado de maneira a proporcionar liberdade de movimento e estimular a autonomia da criança desde cedo.
Fazer a transição para uma cama montessoriana é uma decisão importante e deve ser planejada com cuidado. Aqui estão alguns fatores a considerar antes de realizar essa mudança: Idade do bebê: Geralmente, a transição ocorre entre 18 meses e 3 anos. Cada criança é única, então observe os sinais de prontidão.
Montessori é um método de educação que se baseia na atividade autodirigida, aprendizagem prática e brincadeira colaborativa. Nas salas de aula que seguem o método montessori, as crianças têm a oportunidade de fazerem escolhas criativas visando ao aprendizado.
Idealizado em 1907, pela médica italiana Maria Montessori, o método montessoriano consiste na promoção da autonomia e da liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Os quartos desenvolvidos baseados no método montessoriano são compostos por móveis mais baixos, na altura das crianças e não na dos adultos. Desse modo, elas conseguem se virar sozinhas no dia-a-dia, pegando brinquedos, saindo da cama e até colocando a própria roupa.
Na grande maioria das opiniões, a idade mais apropriada para que as crianças deixem o berço é aos 2 anos, isso porque com essa idade elas já andam com firmeza e possuem alguma autonomia, como a fala. Ainda outro detalhe levado em conta é a altura das crianças nessa idade.
O colchão fica quase diretamente no chão, podendo ter estruturas com formato de casinha, cabana ou estrados. Além disso, EVA ou tapetes podem ser utilizados para colocar embaixo e evitar umidade.
Como dito antes, o objetivo é auxiliar na autonomia e no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e cerebral de bebês e crianças, de forma segura e assertiva. Por isso, o quarto de bebê montessori ou montessoriano é recomendado a partir de um ano de idade.
O ninho para bebê é um acessório portátil que pode ser levado para todos os lugares e serve também para ser colocado dentro do berço funcionando como uma espécie de leito reduzido. Feito de material acolchoado, tem as laterais protegidas e evita que o bebê role, por exemplo.
De acordo com a Academia Americana de Pediatria, a hora de fazer a transição do berço para a cama é quando a altura das grades for menor que três quartos da altura da criança, o que equivale aproximadamente ao nível dos mamilos. É neste período que escalar e saltar do berço começa a ficar mais fácil.
A base do sistema educativo de Maria Montessori é a “atividade independente”, sugerindo que a criança é o que é, não por causa dos professores e professoras que teve, mas pelo que realizou, ela mesmo, ou seja, o desenvolvimento da criança somente acontece a partir da liberdade autônoma e independente da criança.