A Moringa oleifera Lam pode ser uma alternativa para alimentação animal, de modo que além de nutrir os animais, possui compostos bioativos que podem possibilitar melhores resultados de desempenho e digestibilidade.
A planta é usada basicamente como suplemento alimentar, sendo fonte de proteínas, oferecida in natura para bovinos, suínos e frangos. Em média, os pesquisadores indicam usar 30% da planta misturada à ração, no caso de suínos e aves. Esse índice é suficiente para garantir a proteína que o animal precisa.
Quantos quilos de moringa uma vaca pode comer por dia?
O seu consumo pode atingir 27 kg/animal/dia de matéria verde de Moringa e manter estável a produção de vacas em lactação, se comparada à produção de animais suplementados com concentrados tradicionais. Esta prática pode reduzir o custo em até 10% do concentrado convencional.
(2010) avaliaram a composição química das folhas de moringa e encontraram 28% de proteína bruta; 7,10% de fibra bruta; 5,9% de extrato etéreo, 2,5% de cálcio, 0,30% de fósforo e 12,2% de cinzas.
MORINGA A NOVIDADE PARA ALIMENTAÇÃO DO GADO | MINHA OPINIÃO
Quais são as doenças que a moringa pode curar?
Elas contém um potente antibiótico e fungicida, Terygospermin. As flores são tradicionalmente usadas como tónico, diurético e abortivo. Serve também para curar inflamações, doenças musculares, tumores, alargamento do baço. Na Índia o extrato tirado das flores serve para aliviar problemas de garganta e de cartaro.
A moringa oleífera é uma rica fonte de alimento. Este pode ser considerado o seu principal uso devido sua condição de hortaliça e seus altos valores nutricionais. As folhas da moringa são muito ricas em proteínas, vitaminas A e B, e em minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo.
Com o silo ainda fechado ou em fardos lacrados, em média, a durabilidade da silagem é de 18 a 24 meses, ou seja, um período longo que permite que o produtor ofereça volumoso ao rebanho durante toda a época de seca do ano com tranquilidade.
Vendendo cada saco de silagem a R$20,00 você consegue um faturar de mais de R$20.000 mil reais por hectare. Nossas sementes passam por longos processos de tratamento e modificações genéticas para deixarem de ser grãos e passarem a ser sementes.
Você sabia que a moringa pode ser usada para alimentar gado, galinhas e suínos, substituindo parte do farelo de soja usado nas rações e gerando economia para o produtor? Isso ocorre porque as folhas dessa planta são muito nutritivas e têm alto teor de proteína.
A moringa é considerada a planta mais nutritiva do planeta, pois a árvore contém dentro de todas as suas partes vitaminas e sais minerais em certa quantidade nunca encontrão em outras plantas por outra forma frutas. São 90 nutrientes e 46 tipos de antioxidantes.
Rica em cálcio, ferro e zinco, a moringa também combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento, de acordo com o pesquisador. Lisita afirma também que ela atua no combate à hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e aumenta a imunidade.
Caso já tenha se perguntado qual é a “planta mais rica em nutrientes já descoberta“, saiba que a moringa ganhou esse status após pesquisas científicas, e também se tornou conhecida como a “árvore milagrosa”.
Para ser oferecida como alimentação para gado, a moringa deve ser triturada e armazenada em sacos. Após desidratá-la, pode ser incluída no cocho em épocas de seca. Além de um alto teor nutritivo, a economia será grande durante esse período, cujo cuidado com o plantel precisa ser redobrado.
Não é exigente em termos de fertilidade dos solos, desenvolve-se também em solos pobres e começa a florir 8 meses depois do plantio. Moringa tem um crescimento rápido. Em óptimas condições supera a papaieira atingindo 2.4 m com 1 mês de idade.
Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringas, ainda que seja também vulgarmente designada como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina.
Não foram relatados efeitos colaterais das folhas com moringa. Assim, pode ser consumido com confiança por crianças e adultos. Nos dias de hoje, é usado em mingau, massas e pães destinado a aumentar teor de nutrientes das refeições.
Espaçamento: O espaçamento ideal entre as mudas de moringa oleífera para a produção de silagem é de aproximadamente 2 metros entre as linhas e 1 metro entre as plantas. 4. Plantio: Faça covas de aproximadamente 40 cm de profundidade e plante as mudas, deixando-as bem firmes no solo.