TSI: esforço de cada exercício, onde tanto a intensidade quanto a duração do treino são combinados em um único valor. O TSI pode ser apresentado com estas variações: TSI Speed: baseado na velocidade, utilizado em treinos de corrida ou natação.
Finalmente temos a pontuação de esforço do treino (TSS), que é um número atribuído ao treino para te informar o quão duro a atividade foi. Enquanto que o IF te informa a intensidade da atividade em relação ao limiar, esse é apenas um lado da equação.
No Tempo Run o atleta treina durante em um ritmo “confortavelmente forte” por um período contínuo de tempo, dependendo da distância da prova-alvo. Porém, a função não é correr o máximo o tempo todo, pensando na linha de chegada, como em uma prova.
CORRIDA! VW UP! TSI X FORD FIESTA SPORT X TOYOTA ETIOS - ESPECIAL #45 | ACELERADOS
Qual o pace ideal para 5k?
Não há uma forma universal que determine qual o pace ideal para corridas, mas, se numa prova de 5 km o seu objetivo for ficar acima da média dos corredores e tentar o pódio, dependendo da sua idade, você deve completar o percurso em até 30 minutos, ou seja, num pace de 6 minutos por quilômetro.
De acordo com a pesquisa, a velocidade ideal para chegar à combinação de longevidade com qualidade de vida varia entre 5 e 7 km/h - um pace que gira entre 8,5 e 12 minutos por km.
O pace de corrida se refere à velocidade média em que um corredor percorre uma determinada distância. Ele é frequentemente medido em minutos por quilômetro (min/km).
Pessoas com deficiência (PCD): Cadeirante, Deficiente Visual, Deficiente Intelectual e Amputado (membros inferiores). Para maior segurança dos atletas, a idade mínima para a participação na Corrida na categoria PCD é de 18 anos em ambos os sexos, e, 15 anos para caminhada com autorização dos pais ou responsáveis .
É medida em passos por minuto (spm) ou passos por minuto (spm). Uma cadência adequada de corrida é geralmente considerada estar na faixa de 165-180 spm, embora possa variar um pouco de pessoa para pessoa e não seja uma regra absoluta.
O Fator de Intensidade® (IF)* é um indicador sobre o quão difícil foi um treino/passeio de bicicleta em relação à sua forma física. Os valores do IF® são calculados tomando em consideração o seu Normalized Power® (NP) e dividindo-o pelo seu Functional Threshold Power (FTP).
É calculado a partir da potência, freqüência cardíaca (hrTSS) ou ritmo (rTSS). Pra se ter uma noção 1 hora no seu esforço máximo representa 100 TSS. Tradução TSS = Pontuação do estresse no treinamento.
De acordo com a legislação brasileira, as pessoas com deficiência (PCD) têm o direito de pagar metade do preço da entrada de eventos culturais, como shows e cinemas.
A Corrida Inclusiva tem o propósito de ser uma corrida em que qualquer pessoa pode participar, independente de suas deficiências. Uma corrida para família e amigos se divertirem e praticarem essa atividade que traz tanto bem a saúde.
PcD é a sigla que se refere às Pessoas com Deficiência. No contexto das empresas, o termo PcD é usado para identificar colaboradores que apresentam deficiência visual, motora, mental ou auditiva.
Ele é o ritmo médio de um corredor em determinado trajeto, medido em minutos por quilômetro. Dessa forma, para calcular o pace basta dividir o tempo gasto para percorrer uma distância. Por exemplo, se um corredor leva 30 minutos para concluir 5 km, então seu pace é de 6 minutos por quilômetro.
Como saber qual é o pace ideal? O ritmo ideal é aquele que o atleta consegue alcançar. Não existe pace de iniciante, intermediário ou avançado. Na verdade, a velocidade vai variar de acordo com o foco e desempenho de cada pessoa, sendo individual.
Na corrida de orientação, como também é chamada, os competidores precisam passar por vários pontos de controle (conhecidos como PCs), na ordem determinada, no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e uma bússola.
O tempo médio para percorrer essa distância pode variar entre 25 até 40 minutos em média para iniciantes. Dessa forma, a alimentação pode não impactar tanto durante a atividade quando pensamos em energia para o corpo.
Assim, para a prova de 7 km, você pode experimentar um pace entre 7:05 min/km e 7:15 min/km. Rodrigo dá uma dica final quanto à frequência cardíaca para quem monitora por meio de um relógio esportivo, por exemplo.
O ideal é que você já consiga percorrer, com conforto, um trajeto de 10 km (ou mais) entre os paces de 5 e 4min45s/km. Estando dentro dessa faixa de ritmo, você conseguirá seguir a planilha ao lado de forma efetiva.