Quanto a velocidade, os trens tendem a ser mais velozes do que os metrôs, pois têm mais espaço para atingir a velocidade máxima entre as estações, mais distantes. No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso.
A velocidade média do trem entre SP e Campinas será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Os motores a diesel são mais eficientes do que os motores à gasolina. Uma locomotiva gasta em média de 9 litros por km quando está puxando sua lotação máxima a qual varia de locomotiva para locomotiva.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
TGV V150 durante a quebra do recorde de velocidade. Em 3 de abril de 2007, um trem TGV Duplex modificado, nomeado V150 bateu o recorde mundial de velocidade, atingindo 574,8 km/h, entre as estações de Champanhe-Ardenas e Lorena na LGV leste européia, se tornando o trem convencional mais rápido do mundo.
Agora, além de mais uma opção de locomoção para os moradores locais, o Almaty Metro já se tornou um ponto turístico da cidade. Como é possível notar pelas fotos, muitas pessoas estão frequentando o local por passeio. Aliás, se você algum dia estiver pelo Cazaquistão, também não deve deixar de conferir essa atração.
Na maioria das cidades, o metrô funciona por eletricidade (em algumas, é abastecido por diesel), através de um terceiro trilho que o energiza com 750 volts de tensão e faz girar os motores.
As rodas de ferro, que dão direção aos veículos, têm, seus freios acionados. Existe um caminhão que faz ultrassonografia (isso, o mesmo sistema usado por nós, humanos) dos trilhos, em todas as linhas, para detectar trincas, falhas na laminação, também chamada de descontinuidade.
Nas estações, o tempo de parada do metrô é apenas o suficiente para desembarque e embarque de passageiros, sendo de 1 minuto ou menos. A velocidade média dos trens é de aproximadamente 40 Km/h, chegando a 70 Km/h entre as estações (velocidade máxima).
Os trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros. No Brasil, os trens têm em média entre 8 e 12 carros, de cerca de 20 metros cada, totalizando até 250 metros de extensão. Já os metrôs têm, no máximo, seis carros e 120 metros.
Apesar disto, existem dois aumentos de velocidade programados, um para 350 km/h para os novos comboios da linha Sanyō e outro para 360 km/h usando os comboios Fastech 360 atualmente em fase de testes na linha Tōhoku Shinkansen. A linha Kyushu Shinkansen entre Kagoshima e Yatsushiro abriu em Março de 2004.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
Uma ótima maneira de chegar a St. Moritz é por meio do lendário Glacier Express. Conhecido como o “trem expresso mais lento do mundo” (e, sem dúvida, uma das rotas cênicas mais belas), ele conecta Zermatt e outras cidades ao redor da montanha Matterhorn a St. Moritz, do outro lado do país.
Hoje, os trens mais rápidos do Brasil são os da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os da Trensurb, de Porto Alegre. Ambos atingem uma velocidade de 90 km/h.
Este tipo de locomotiva foi muito comum em linhas britânicas. São comumente pequenas manobreiras de pátios com peso ao redor de 40 toneladas e potência não maior que 250 hp (horsepower).