Tornado F1: Velocidades de vento entre 117 e 180 km/h. Até mesmo estes tornados podem levantar telhas e mover carros em movimento para fora da estrada. Trailers podem ser tombados e barracos podem desmoronar.
Rodamos alguns quilômetros nas rodovias sinuosas da serra e o motor manteve o bom torque desde baixos giros e a velocidade final, declarada pela Honda, ficou em 124 km/h. Pouca coisa menor do que os 129 km/h da Sahara.
A Honda XR 250 Tornado foi produzida entre 2001 e 2011 com mais de 200 mil unidades comercializadas. À época trazia rodas de alumínio, painel digital, e uma ciclística de respeito que convidada o piloto aos “maus caminhos”. Era comum ver Tornado nas trilhas e até em provas como o Enduro da Independência, por exemplo.
Apesar das diferenças, o preço da nova Tornado 300 não ficou muito abaixo do valor sugerido para a Sahara. De acordo com a Honda, a XR 300L Tornado estará disponível apenas na cor vermelha pelo preço sugerido de R$ 27.690. O preço é o mesmo sugerido para a versão Rally da Sahara 300.
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
Atendendo ao conceito do modelo Trail, a nova Tornado vem equipada com motor monocilíndrico de 293,5 cm³ e tecnologia Flex Fuel, que entrega até 24,8 cavalos de potência e torque de 2,74 kgf.m.
Não exceda a capacidade máxima (153 kg) pois sua motocicleta apresentará melhor estabilidade, dirigibilidade e conforto se for utilizada nestas condições.
A moto desenvolve potência máxima de 23,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,42 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade no uso urbano e possui câmbio de seis marchas, aproveitando melhor a curva de torque do motor.
A Escala Fujita classifica o fenômeno de leve (F0), onde a velocidade do vento atinge o máximo de 110km/h, até fora de série (F6), com ventos acima de 511km/h.
A moto é de uso misto tem um motor monocilíndrico de 249 cm3. O propulsor é capaz de fazer com que a XR 250 Tornado alcança uma velocidade máxima de até 138 km/h.
Na estrada, o consumo no painel caiu para 33,1 km/litro. Como o tanque tem a mesma capacidade do modelo anterior (13,8 litros), a autonomia chega a 400 quilômetros – uma boa marca para quem pretende viajar com o modelo. Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel).
Seu câmbio de cinco marchas tem engates precisos e macios fazendo da CB 300R uma moto fácil de pilotar na cidade e gostosa de acelerar na estrada. Sua velocidade máxima é de cerca 150 km/h e o motociclista pode viajar na faixa dos 120 km/h sem problemas.
A esportiva da Yamaha chegou ao mercado em 2009 com um motor de quatro cilindros de 599 cm³ que entregava 77,5 cv de potência a 10.000 rpm e torque de 6,1 kgfm a 8.500 rpm, que vinha da Fazer FZ6. Com esse propulsor, a XJ6 acelerava de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingia a velocidade máxima de 192 km/h.
m) a 5750 rpm (Etanol). Além disso, possui transmissão de 6 velocidades e sistema de partida elétrica. A moto Honda XR 300L Tornado é a escolha perfeita para os amantes de aventuras sobre duas rodas.
E mais – De 2001 até o final de 2008, foram produzidas praticamente 200 mil XR 250 Tornado, e o modelo só parou de ser vendido no Brasil por causa da entrada em vigor do Promot 3, tendo sido substituído pela XRE 300 equipado com sistema de injeção d-FI.