A velocidade máxima atingida foi de 139 Km/h. O resultado no consumo não foi melhor porque temos que considerar bagagem e o lastro, ou seja, o peso do piloto, além do tipo de tocada.
Dessa forma e com injeção eletrônica, a Lander tem consumo urbano de 25 km/l e 35 km/l na estrada, com média de 30 km/l. Com tanque de 13,6 litros e com 4,1 litros de reserva, o reservatório da Lander 250 garante autonomia de 340 km no circuito urbano e 475 km no rodoviário.
m nas 6.500 rotações. Se os números dessa Yamaha são comedidos, o baixo peso do modelo joga a seu favor: apenas 143 kg (a seco). O câmbio de cinco marchas permite boas retomadas e a Lander consegue manter facilmente a velocidade de cruzeiro de 110/120 km/h.
O preço da Lander 250 2024 está anunciado como R$ 25.790, sem incluir frete, no site da fabricante. Em relação ao valor houve aumento de R$ 1.400 sobre os R$ 24.390 do modelo 2023. As quantias são referentes ao Preço Público Sugerido (PPS), mas não garante que seja o preço final da moto.
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
Apesar da injeção eletrônica, a moto tem o consumo alto, principalmente quando se roda com o acelerador bem aberto. O consumo variou entre 21 km/l, quando se “enrolava o cabo”, e 26 Km/l, viajando a 110 Km/h. A velocidade máxima atingida foi de 139 Km/h.
Com um motor de 249 cm³ monocilíndrico, a Lander 2024 tem potência de até 20,9 cv e torque de 2,1 kgfm com etanol. Com gasolina, a potência é de 20,7 cv. Um ponto importante de destacar são suas suspensões, que na dianteira tem curso de 220 mm e 65 mm na traseira.
Modelo LANDER 250 ABS modelo 2023. Preço Público Sugerido: R$ 23.990,00 à vista, sem frete . Preço de Venda R$ 25.293,00 à vista (base ICMS 12%) com frete incluso no valor de R$ 1.303,00, ou financiamento na modalidade de CDC em 36 meses: Entrada de R$ 10.118,00 (40%) e parcelas mensais fixas e sucessivas de R$ 663,00.
Tanque da Lander cabe 11 litros e segundo o manual acende o reserva quando chega a 4 litros.... quer dizer que na média você consegue rodar uns 120 km antes de acabar a gasolina...levando em conta que sua moto faz 30 por litro. Sempre rodo até 110km na reserva.
Continua lá o motor monocilíndrico flex de 249 cm³ refrigerado a ar, que entrega 20,7 cv ou 20,9 cv de potência (gasolina/etanol) a 8.000 rpm e 2,1 kgf. m de torque a 6.500 rpm. A transmissão tem cinco marchas e o ABS no freio dianteiro é de série.
A média de consumo da Lander é um ponto positivo também, podendo fazer uma média de até 30 km/l, variando com o estilo de pilotagem, velocidade, terreno, dentre outros fatores que podem melhorar ou piorar seu consumo. Ela também conta com um tanque de 13,6 litros, garantindo uma ótima autonomia para o modelo.
A Yamaha revelou nesta semana o preço para a linha 2024 da XTZ Lander 250. A trail de média cilindrada não recebeu nenhuma modificação mecânica, nem de equipamentos, mas passa a custar R$ 25.790 de preço base, segundo o site da marca, além dos R$ 1.230 de frete. Ou seja: R$ 27.020.
Segundo testes do Motonline e usuários, a Lander 250 faz de 21 a 30 km por litro, variando de acordo com o tipo de uso. Além disso, o conjunto pode chegar a velocidade máxima de cerca de 140 Km/h (no painel). Tudo isso pode ser acompanhado no hodômetro de combustível, verificando-se a autonomia do tanque de 11 litros.
A nova versão da linha chega com o nome de Yamaha Lander 250 ABS. A moto traz um visual bem forte e agressivo, com o design inspirado na XT660R. O assento macio foi remodelado para dar mais conforto à pilotagem, sobretudo com o guidão mais alto e o pedal para o relaxamento.
A Ténéré permite viagens na faixa dos 120 km/h e chega aos 135 km/h de velocidade máxima. O consumo fica na casa dos 30 km/litro e o tanque de 16 litros garante autonomia superior aos 450 km.
A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).
Yamaha Lander XTZ 250 e Honda XRE 300 são as principais concorrentes no segmento de motos trail de média capacidade cúbica – não são pequenas como as 125/150cc e nem grandes e caras como as de 600cc. Ambas têm a proposta de serem motos de uso misto, ou seja, saem-se bem tanto no asfalto como na terra.
A potência de 48 cv (a 6.250 rpm) é suficiente para manter boas velocidades na estrada e pode levar essa Yamaha até 170 km/h no seu velocímetro digital.