Esse modelo tem um design imponente, combinando modernidade com o estilo das motos trail. Alcançando até 120km/h, a Honda XRE 190 é perfeita para rodar no dia a dia, assim como para se aventurar em estradas e até trechos de terra.
Apesar dos números de desempenho melhores, a diferença para a Bros não é tão notada na prática. Isso porque em médios regimes o motor de 190cc é um pouco preguiçoso e só acorda mesmo depois dos 5.000 giros. A velocidade final fica próxima dos 120 km/h.
A autonomia proporcionada pelo tanque de combustível de 13,5 litros é de 350 a 500 km, fator que torna a XRE 190 não apenas prática, mas sobretudo adaptada a percursos rodoviários ou ao uso em regiões distantes dos centros urbanos, sem grande oferta de postos de combustível.
TOP SPEED HONDA XRE 190 2019 / TESTE DE VELOCIDADE
Qual a velocidade máxima que a XRE atinge?
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
Já o torque máximo é de 1,60 kgfm a 5,5 mil giros com etanol e 1,46 kgfm com gasolina. Essa força do motor proporciona uma velocidade máxima de 133 km/h.
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada: XRE 190: R$ 22.060 (sem frete)
Ponto favorável do modelo é a economia de combustível oferecida pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI, que, dotado da tecnologia FlexOne, permite à XRE 190 poder ser abastecida com etanol e/ou gasolina. O tanque de combustível, de 13,5 litros de capacidade, proporciona elevada autonomia.
Seu câmbio de cinco marchas tem engates precisos e macios fazendo da CB 300R uma moto fácil de pilotar na cidade e gostosa de acelerar na estrada. Sua velocidade máxima é de cerca 150 km/h e o motociclista pode viajar na faixa dos 120 km/h sem problemas.
A velocidade máxima se aproxima dos 130 km/h, porém somente em uma descida para superar essa marca. Nas subidas, como era de se esperar, a moto perde velocidade, mas não exige reduções de marchas.
A velocidade máxima da n h cento e noventa é de. cento e trinta k m. por hora. Se tratando do seu consumo, a moto faz trinta e cinco k m com um litro de gasolina.
Além do apelo estético, a XRE 190 oferece um painel mais completo e freios ABS, superando a Bros que conta apenas com o sistema CBS. O investimento adicional também se reflete no motor ligeiramente maior e mais potente da XRE, favorecendo-a nesse round de comparação.
Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel). De acordo com a Honda, a velocidade real é de 129 km/h – um pouco menor do que os 130 km/h (reais) da antiga XRE 300.
Economia. Econômica, seu tanque de combustível robusto permite que a Honda XRE rode até 400 km. Alcançando até 30 km/L, a motocicleta não é 'beberrona', o que permite mais liberdade para o condutor.
A XRE 190 e a Scooter ADV são opções de categorias distintas, mas que podem atender a necessidades muito parecidas. Ambas são adequadas para motociclistas iniciantes, oferecem a segurança do freio ABS na roda dianteira, consomem pouco combustível e a despesa de manutenção delas é mínima.
Para o uso urbano, a XRE 190 cumpre a função e não se distancia muito da sua irmã maior. Já na estrada, por sua vez, estar sobre uma XRE 300 torna a viagem muito mais agradável. Nas trilhas, a força maior da XRE 300 aparece na superação dos obstáculos pelo caminho, os quais são ultrapassados com muito mais facilidade.
A novidade já está disponível para compra com preços variando entre R$ 20.360 e R$ 20.850, sem contar o frete. O valor maior vai justamente para a principal novidade da linha 2024 da Honda XRE 190. É a pintura verde com acabamento fosco.
A Honda XRE 190 2025 chega às lojas a partir de outubro em três opções de cores. Além da cor vermelha perolizada e do azul metálico, a fabricante japonesa manteve uma versão Adventure, na cor cinza perolizado com grafismos exclusivos. O preço, contudo, aumentou cerca de 6%.
A XRE está longe de ser uma moto voltada ao desempenho, é uma trail, versátil, confortável. Na nossa mão, teve velocidade máxima de 136 km/h (no painel).
Na 150 está uma unidade inédita de 156 cm3, com comando de válvulas (que são apenas duas) no cabeçote e é da mesma família do que equipa a XR 200 R japonesa de enduro. A potência é de 13,5 cavalos e o torque máximo é de 1,26 m. kgf a 6000 rpm. Sua velocidade máxima é de 103 km/h.