Seu objetivo é prevenir e combater doenças, manter a qualidade de vida e promover o bem-estar, seja ele individual ou coletivo. Difere-se de acordo com aspectos culturais e religiosos de determinados povos e regiões do planeta, mas em sua essência, se preocupa com a cura das doenças.
Objetivo maior da área, é também responsável pela beleza da profissão. Poder promover saúde, combater doenças e proporcionar cura de moléstias é condição única. Nossa profissão é responsável por reabilitar pessoas e fornecer mais tempo para pacientes ficarem entre os seus entes queridos.
Seu objetivo é promover o bem-estar, qualidade de vida e longevidade através de cuidados médicos especializados e avanços tecnológicos. A Medicina é empregada para diagnosticar, tratar e prevenir doenças, buscando manter ou restaurar a saúde.
Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Ciência responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças, a Medicina é considerada o campo de estudo da saúde. Com especialidades médicas em ampla expansão, o profissional pode seguir em Dermatologia, Geriatria, Infectologia, Neurocirurgia e a Medicina Nuclear, Intensiva, Forense ou do trabalho e muito mais.
QUAL É O OBJETIVO DA MEDICINA? - Paulo Muzy | Godela Cortes
Qual é o propósito da Medicina?
Medicina é a ciência que estuda a saúde como um todo. Seu objetivo é prevenir e combater doenças, manter a qualidade de vida e promover o bem-estar, seja ele individual ou coletivo.
Dentre todos as profissões, cabe ao egresso de uma faculdade de Medicina a responsabilidade por executar uma das missões mais nobres: manter ou restaurar a saúde de seus pacientes, além de salvar vidas em situação de risco. Por conta disso, essa profissão detém o respeito de todos os outros setores da sociedade.
A medicina desempenha um papel fundamental e insubstituível na sociedade, sendo essencial para a promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de enfermidades. Sua importância transcende as fronteiras, impactando não apenas na vida dos pacientes e de seus familiares, mas também na comunidade, como um todo.
O médico é o profissional capacitado para diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes ou prevenir o desenvolvimento de alguma patologia, sendo assim ele solicita exames, prescreve medicamentos e em alguns casos realiza procedimentos cirúrgicos.
A medicina é um campo vasto, que se propõe a estudar a anatomia, funcionamento e interações dos órgãos, tecidos e sistemas que compõem o corpo humano. Conforme as sociedades modernas aprofundaram os conhecimentos sobre esses assunto, novas especialidades foram sendo criadas para dar continuidade às descobertas.
A Medicina nos traz todos os dias desafios novos e nos ensina a superá-los, e a superar nossos limites. A pandemia tem nos mostrado também a valorização da saúde como nosso bem maior, e isso é o princípio da arte de cuidar e tratar.
Salvar a vida de outras pessoas costuma ser a principal motivação para quem escolhe o curso de Medicina. Poder ajudar pessoas a curar suas doenças e obter melhor qualidade de vida pode ser uma experiência gratificante.
Estimular o interesse pela promoção e preservação da saúde e pela prevenção das doenças; Desenvolver a consciência das limitações, responsabilidades e deveres éticos do médico, perante o paciente, a família, a instituição e a comunidade; Desenvolver a ideia da necessidade de aperfeiçoamento profissional continuado.
Na disciplina, o estudante aprende a identificar as principais patologias que acometem o organismo, investigando as causas, a evolução e as implicações no estado de saúde de um paciente. Por meio de aulas práticas e teóricas, os alunos têm um contato mais próximo com a medicina diagnóstica e todos os seus conceitos.
Muitos médicos acreditam que a satisfação em dar alta a uma pessoa ou, simplesmente, contribuir para o seu bem-estar, é um dos fatores mais motivadores da profissão. Se o seu propósito de vida é cuidar do próximo, a Medicina é o curso ideal para você alcançar sua realização profissional.
No geral, o trabalho de um médico é uma mistura de habilidades técnicas, conhecimento médico e capacidade de se comunicar efetivamente com os pacientes. É uma profissão desafiadora, mas também extremamente gratificante para aqueles que desejam fazer a diferença na vida das pessoas.
Como visto, os principais motivos para fazer Medicina mostram como é possível administrar a carreira da maneira que você deseja, contribuir com o desenvolvimento social e científico, ajudar outras pessoas, ter mais satisfação pessoal e, ainda, ter uma boa remuneração.
Como mencionamos anteriormente, tanto o DO (Doctor of Osteopathic Medicine) quanto o MD (Doctor of Medicine) são diplomas qualificados para praticar Medicina nos Estados Unidos.
Além de diagnosticar e tratar doenças por meio de prescrição de medicamentos ou orientação sobre estilo de vida, existem os médicos que têm formação para realizar intervenções cirúrgicas no corpo humano.
A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.
Mesmo assim, a medicina não é uma ciência. Apesar da sua ligação a um conhecimento científico bem fundamentado e do uso de tecnologia sofisticada, a medicina continua a ser uma prática: o cuidado dos doentes e a prevenção da doença.
Escolhi a medicina porque gosto de ajudar pessoas, de entender suas histórias e seus sonhos. Escolhi a medicina pela curiosidade de entender o funcionamento do corpo humano em todas suas complexidades. Escolhi a medicina sim, pela influência positiva dos meus pais, que me orgulham e me inspiram a cada dia.
Como médico, é possível atuar em diversas frentes, tais como gestor de hospitais, cirurgião, clínico, pesquisador e professor. Um profissional pode até assumir mais de um papel, se assim o desejar. Além disso, também poderá determinar um campo de atuação que mais lhe agrade para focar e desenvolver uma carreira.
Os médicos são responsáveis por cuidar da saúde de todos nós. Eles atuam tanto de forma preventiva, antevendo a possíveis doenças e indicando caminhos para se preveni-las de forma ativa no diagnóstico, o que passa principalmente pelo cuidado das enfermidades encontradas.