A linha, que conecta a capital da província, Lanzhou, à cidade de Wuwei, contará com trens que operam a uma velocidade máxima de 250 km por hora, passando por seis estações e se estendendo por 193 km.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
Chamado de T-Flight, o trem foi desenvolvido pela estatal Casic (Corporação de Ciência e Indústria Aeroespacial da China). Na primeira fase de testes, o equipamento chegou a 623 km/h, tornando-se o trem mais rápido do mundo.
O trem Maglev T-Flight da China alcançou em testes recentes uma velocidade recorde de 623 km/h, com seus desenvolvedores destacando um potencial futuro para o meio de transporte ultrapassar a velocidade do som — cerca de 1.200 km/h.
Os trens de alta velocidade – conhecidos como serviços 'Le Frecce' na Itália - conectam as principais cidades do país em velocidades de até 400 km/h (248 mph), acabando com a necessidade de viajar de avião em passeios intermunicipais.
O ICE (InterCity Express) é um trem de alta velocidade que liga todas as principais cidades da Alemanha. Chegando a até 300 km/h, é um dos meios mais rápidos de viajar entre cidades como Berlim, Hamburgo e Colônia. O ICE oferece conexões internacionais para os Países Baixos, a Bélgica, a França, a Suíça e a Áustria.
Os comboios de alta-velocidade Thalys, derivados do TGV já operam entre a Bélgica, França, Alemanha e os Países Baixos. O alemão ICE também opera na linha Amesterdão-Frankfurt (indo algumas vezes até à Suíça) e entre Bruxelas e Frankfurt. A linha holandesa HSL-Zuid está actualmente em construção.
Em sua Teoria da Relatividade Geral, Albert Einstein postulou que a velocidade da luz, com cerca de 299.792,458 km/s, é o limite máximo de velocidade no universo.
Com 40.474 quilômetros de rede ferroviária de alta velocidade, a China está no topo da nossa lista dos 20 países com a maior rede ferroviária de alta velocidade por uma margem considerável. A rede ferroviária de alta velocidade na China representa dois terços do total das redes ferroviárias de alta velocidade do mundo.
Enquanto na China um quilômetro de comboio de alta velocidade custa entre 15 e 18 milhões de euros, na Europa a mesma unidade custa entre 22 e 34 milhões de euros.
Acima de 800 km, o avião é mais rápido e o trem-bala não é capaz de com- petir em tempo de viagem [Gleave (2004)]. Algumas características físicas fazem a diferença entre aviões e trens. Os aviões possuem normalmente apenas duas portas, enquanto os trens podem ter várias portas por vagão.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
Sistemas de Propulsão Avançados: A propulsão dos trens-bala é geralmente elétrica, utilizando motores de alta eficiência. Em alguns casos, como no Maglev (levitação magnética), os trens não possuem contato direto com os trilhos, eliminando a fricção e permitindo velocidades ainda maiores.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
“Shanghai Maglev”- China: Chamado de Shanghai Maglev, o trem mais rápido do mundo é um meio de transporte público que utiliza levitação magnética em vez das já comuns rodas sobre trilhos de aço.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
A Brightline, que está prestes a construir a linha Brightline West de Los Angeles a Las Vegas, também opera uma linha de Miami a Orlando, com uma velocidade média de 111 km/h. A outra é a linha Acela da Amtrak, entre Boston e Washington, D.C., que só é considerada de alta velocidade em 80 km de sua rota de 735 km.
O investimento, previsto em R$ 50 bilhões, tem como objetivo reduzir o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país para aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
O Trem de Alta Velocidade (TAV), mais conhecido como trem-bala, tem custo estimado em R$ 34,63 bilhões, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e vai interligar o Rio de Janeiro a Campinas (SP), passando por São Paulo em um trajeto de 511 km.
Esta nova ponte, com um custo estimado de 110 milhões de euros, permitirá ao comboio atingir velocidades de até 300 km/h após a passagem pela nova estação ferroviária subterrânea de Santo Ovídio, em Gaia.
Chegando a 310 km/h, os trens dessa extensa rede se deslocam rapidamente entre as cidades espanholas. Viaje de Madri a Barcelona em menos de 3 horas! Esse moderno sistema ferroviário liga várias cidades em toda a Espanha - de Madri e Barcelona a Córdoba Sevilha, Málaga, Leão e Valência.