A Libertadores, como é popularmente conhecida, é organizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol ou CSF) e conta com a participação de equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Fundada em 1916, a Confederação Sul-Americana de Futebol -CONMEBOL- é o órgão dirigente do futebol sul-americano e a mais antiga confederação continental do rei dos esportes do mundo.
De um lado da chave, está o atual campeão, Fluminense, que despachou o Grêmio nas oitavas e encara o Atlético-MG nas quartas. No outro lado, estão Flamengo, que eliminou o Bolívar e encara o Peñarol, e Botafogo, que eliminou o Palmeiras e agora joga contra o São Paulo por vaga nas semifinais.
A Libertadores, como é popularmente conhecida, é organizada anualmente pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol ou CSF) e conta com a participação de equipes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Em setembro de 1958, o brasileiro José Ramos de Freitas, então presidente da CONMEBOL, fez uma viagem à Argentina, para, dentre outros assuntos, tratar da criação de um campeonato sul-americano de clubes campeões, semelhante ao já existente na Europa.
Em 1916, após o sucesso de um campeonato realizado na Argentina em virtude das comemorações do centenário da independência desta, com a presença das seleções nacionais da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, o então dirigente uruguaio Héctor Rivadavia Gómez propõe a criação de uma entidade sul-americana de futebol.
Quem tem mais chance de ganhar a Libertadores 2024?
Como vemos, o Flamengo tem hoje uma maior probabilidade de vencer a Copa Libertadores 2024. O time carioca aparece em primeiro lugar nas odds para o mercado de Vencedor Final, seguido justamente do Palmeiras, que aparece como segundo provável ao título neste ano.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou na noite desta segunda-feira, antes do sorteio dos grupos da Libertadores, que o campeão desta edição receberá 23 milhões de dólares (R$ 115,2 milhões na cotação atual).
Alejandro Guillermo Domínguez Wilson–Smith (Assunção, 25 de janeiro de 1972), é um empresário e dirigente esportivo, ex-presidente da da APF (Associação Paraguaia de Futebol), e atual presidente da Confederação Sul Americana de Futebol (CONMEBOL), cargo que ocupa há mais de 8 anos.
O River Plate é o novo líder do ranking que a Conmebol criou para definir duas vagas da América do Sul para o Mundial da Fifa em 2025, nos Estados Unidos. Com a vitória na noite de quinta-feira contra o Nacional, o clube argentino chegou a 73 pontos e ultrapassou o Boca Juniors.
O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América do Sul: José Artigas, Simón Bolívar, José de San Martín, José Bonifácio de Andrada e Silva, D. Pedro I do Brasil, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins.
Qual é o país que tem mais Libertadores da América?
Mesmo com a hegemonia brasileira nos últimos anos, a Argentina segue como país com mais títulos da Libertadores, com 25 taças. O Brasil está na segunda posição, com 23 conquistas. Clubes do Uruguai, Colômbia, Paraguai, Chile e Equador também já conquistaram a “Glória Eterna”.
A Copa Libertadores da América de 1960, originalmente denominada Copa dos Campeões da América de 1960 pela CONMEBOL, foi a primeira edição da competição de futebol que seria realizada todos os anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).
De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA ( Federation International Football Association).
A CBF é responsável pela organização de campeonatos de alcance nacional. Também administra a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, cinco vezes campeã mundial, e a Feminina, vice-campeã mundial. A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.