O ciclo de vida das válvulas termostáticas pode variar, mas, em média, a recomendação é a substituição a cada 80.000 a 100.000 quilômetros. Contudo, a atenção aos sinais de mau funcionamento, tais como superaquecimento ou flutuações na temperatura, é muito importante.
A válvula termostática costuma ser substituída, preventivamente, a cada 30.000 quilômetros rodados. Como ela é feita de cera derivada de petróleo, acaba perdendo suas propriedades com o passar do tempo.
“Se a temperatura não atingir o ponto ideal após alguns minutos, é sinal de que a válvula termostática pode estar travada aberta”, explica o especialista. “Da mesma forma, se o carro superaquecer, é sinal de que ela pode estar entupida, impedindo a passagem do líquido de arrefecimento pelo radiador”, afirma Scopino.
O que acontece se a válvula termostática não estiver funcionando?
Um defeito na válvula termostática pode levar a uma alteração significativa no consumo de combustível. Por outro lado, se a válvula permanece aberta, o motor pode não atingir sua temperatura operacional ideal, resultando em uma mistura mais rica de combustível para compensar a temperatura mais baixa.
Alguns mecânicos ainda insistem em recomendar a remoção da válvula termostática para evitar o superaquecimento do motor. No entanto, o superaquecimento pode ocorrer de várias maneiras, como vazamentos, problemas na bomba d'água, além de falhas na ventoinha do radiador.
Quanto tempo de vida útil tem uma válvula termostática?
Qual o tempo de duração de uma válvula termostática?
O ciclo de vida das válvulas termostáticas pode variar, mas, em média, a recomendação é a substituição a cada 80.000 a 100.000 quilômetros. Contudo, a atenção aos sinais de mau funcionamento, tais como superaquecimento ou flutuações na temperatura, é muito importante.
Segundo Lú Félix, mecânica e dona da oficina que leva seu nome, a válvula termostática, juntamente com outras peças, é responsável pelo sistema de refrigeração do motor e, portanto, jamais deve ser retirada do conjunto .
Uma válvula pode quebrar devido a fatores como impacto, superaquecimento severo, ou mesmo devido a defeitos de fabricação. A quebra de uma válvula pode causar danos significativos ao motor.
Quando o sistema de arrefecimento está em más condições, os vazamentos de água podem ocorrer pelo radiador, bomba d'água, válvula termostática ou pelas mangueiras. Muitas vezes, o radiador fura e vaza ao sofrer um impacto contra uma pedra, restos de pneus em rodovias, lombada, buraco ou sarjeta.
Como saber se a água está circulando no motor do carro?
Se o líquido de arrefecimento estiver circulando corretamente, você poderá ver o movimento do líquido dentro do radiador. É importante lembrar que o motor deve estar frio antes de abrir o sistema de arrefecimento para evitar queimaduras por contato com o líquido quente.
Alguns itens mostrados no tópico anterior indicam algumas consequências de um termostato estragado, como a temperatura irregular, excesso de frio ou calor nas partes, alimentos congelados ou estragados, formação de gelo em excesso e problemas com o compressor. Além disso, é possível notar aumento na conta de luz.
Motorista, se mesmo depois da troca, você notar que o motor segue aquecendo demais, é possível que o seu carro apresente um desses defeitos: Sistema de arrefecimento vazando: se o líquido de arrefecimento estiver vazando ou com o nível baixo, é possível que a válvula termostática não consiga evitar o superaquecimento.
O seu funcionamento é acionado quando o fluxo de ar que passa pelo radiador é pequeno. Isso acontece geralmente quando o carro se encontra parado ou em baixa velocidade. É muito comum o eletro começar a trabalhar durante um congestionamento.
Como funciona a válvula termostática? A peça atua no sistema de resfriamento, respondendo de forma dinâmica às variações de temperatura do motor para garantir seu funcionamento.
Qual o tempo de vida útil de uma válvula termostática?
A válvula termostática é uma delas e por isso a recomendação que fazemos aos nossos clientes é a substituição preventivamente a cada 30.000 km, pois utilizam cera derivada de petróleo que com o tempo e uso perde as suas propriedades.
John Ambrose Fleming (1849-1945), inventor da válvula diodo termiônica. A partir da exploração desses estudos, John Ambrose Fleming em 1904 lançou o projeto patenteado da válvula termiônica, capaz de ser aplicada como retificador e detector de sinal e que nos anos seguintes passou por melhorias.
A válvula termostática tem o papel de controlar a abertura e fechamento do duto d'água no motor, moderando assim o fluxo do líquido de arrefecimento entre o propulsor e o radiador.
Tem problema andar com o carro sem a válvula termostática?
A válvula termostática é um item muito importante em qualquer carro (exceto se for elétrico ), mas alguns mecânicos recomendam tirar esse dispositivo para que o carro aumente sua durabilidade e evite aquecimento do motor.
Geralmente, uma vez que a temperatura do motor retorna a uma faixa segura e aceitável, a ventoinha deve desligar automaticamente. Isso pode levar alguns minutos, variando de acordo com fatores como a temperatura ambiente, a velocidade do veículo, a carga do motor e o design do sistema de resfriamento.
Qual a temperatura que abre a válvula termostática?
Quando o motor arranca, o líquido de arrefecimento já arrefecido começa a fluir através do bloco do motor. Então, à medida que o motor aquece de tal forma que a temperatura atinge 90 graus Celsius (aproximadamente), as válvulas do termostato se abrem.
O gás aquece quando a temperatura ambiente sobe, pelo que o gás se expande. Isto faz com que um pino no corpo da válvula se desloque, reduzindo o caudal de água através do radiador.
A substituição das mangueiras é algo comum, porque como elas são feitas de borracha, com o passar do tempo elas tendem a ficar enrijecidas ou deformadas por inchamento, em alguns casos. Por isso, se o item apresentar algum tipo de rachadura ou alguma das características citadas, é hora de promover a substituição.