O PPP tem o intuito de suprir as necessidades da escola, ou seja, dimensão pedagógica e a escola suprir o anseio da comunidade dimensão política e isto é um processo permanente através de reflexões e discussões dos problemas da escola de forma a torná-la autônoma e de qualidade.
Sermos conhecidos como referência educacional, sempre reafirmando nossos valores na construção de uma história de responsabilidade, respeito e liberdade e no compromisso de viver o presente, respeitar o passado e construir o futuro para o pleno desenvolvimento de nossos alunos.
A escola deve ser produtora de conhecimento ao facilitar que cada indivíduo reconstrua conscientemente seu pensamento e sua ação por meio de reflexões sobre a própria experiência, dentro de uma sociedade em que os serviços estão vinculados à imaterialidade do trabalho e das relações entre todos.
A sigla PPP significa Perfil Profissiográfico Previdenciário, um documento histórico-laboral que apresenta as condições de trabalho as quais o colaborador estava exposto e as suas condições de saúde.
Promover a conscientização da melhoria do nível de aprendizagem das crianças, visando o desenvolvimento das potencialidades, o fortalecimento do relacionamento da comunidade com a escola e a convivência democrática.
O Projeto Político-pedagógico - PPP é o documento institucional que define o rumo, a intenção e os processos pedagógicos e administrativos que serão utilizados para cumprir as metas, expectativas e objetivos propostos pela comunidade escolar e local.
Uma das principais características do PPP é que o documento precisa refletir a realidade da escola. Por isso, é preciso olhar para o panorama atual da instituição a cada avaliação para entender se ajustes serão necessários para atender a situação atual.
O PPP serve como um direcionamento para a equipe de gestão escolar, mostrando o contexto sociocultural da escola, as ações previstas para os próximos anos, os desafios e os caminhos a serem percorridos para superá-los. Ele precisa ser elaborado por todas as instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas.
Também conhecido como projeto pedagógico, o PPP é uma espécie de mapa, que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino. Assim, o Projeto Político Pedagógico deve levar em consideração o contexto em que a escola está inserida e fatores específicos da comunidade escolar.
O que é o Projeto Político Pedagógico? Basicamente, o PPP escolar é um planejamento elaborado internamente com orientações que devem guiar a relação ensino-aprendizagem durante o ano letivo. Nesse sentido, ele deve ser um documento formal, mas construído coletivamente pela comunidade escolar.
A finalidade de um Projeto Político Pedagógico é ser um guia para a escola, que indica a direção que gestores, coordenadores, professores, funcionários, famílias e alunos precisam seguir para realizar objetivos.
Em resumo, a Missão descreve o que a organização faz no presente, a Visão representa o futuro que ela deseja alcançar e os Valores definem os princípios que guiam suas ações e decisões.
De acordo com Veiga (1991, p. 82), os princípios do PPP são: igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade/autonomia e valorização do magistério. Esses possuem um caráter permanente e fundamentado nas ações pedagógicas.
Dentre os valores encontrados no Projeto Educativo podem ser destacados: o Respeito à vida, ao ser humano e suas diferenças, a Responsabilidade, a Honestidade, a solidariedade e a justiça.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planejamento e gestão educacional de uma escola. Ele serve para guiar as ações que podem aprimorar o processo de aprendizagem dos alunos.
A descrição da missão da escola é um ponto importante do PPP. Aqui a instituição informa suas crenças e valores, e da forma mais clara possível, com zero “enrolation”. A informação normalmente é passada em uma frase.
O que não pode faltar no projeto político pedagógico?
O projeto político pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar. Ele determina, em linhas gerais, quais os grandes objetivos da escola, que competências ela deve desenvolver nos alunos e como pretende fazer isso.
Quanto ao projeto político pedagógico é correto afirmar que?
Questão Educacional (Professores) Sobre o PPP-Projeto Político Pedagógico, é CORRETO afirmar: É um Projeto de menor importância dentro dos espaços institucionais escolares, pois o mesmo não tem importância formal.
Qual é o papel do professor no projeto político pedagógico?
O professor, nesse sentido, exerce a função de formar os alunos como sujeitos autônomos e participativos, ampliando suas oportunidades de participação dentro da comunidade escolar. Sendo assim, o professor é parte importante nesse processo e participa de forma ativa, sem negligenciar o seu papel no espaço escolar.
Quais são os três eixos indispensáveis na proposta do projeto político pedagógico?
Ele é composto de três partes: a) Marco Situacional – modo como compreendemos/vemos/sentimos o mundo atual; b) Marco Filosófico – o tipo de cidadãos/sociedade queremos construir; c) Marco Operativo – que diz respeito às dimensões do trabalho escolar (pedagógica, comunitária e administrativa).
Qual a função do projeto político pedagógico na escola?
O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi instituído pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB), e também pela Lei nº 9394/96, cuja obrigatoriedade foi determinada na legislação do Conselho Estadual de Educação/Deliberação 07/2000 (BRASIL, 1996).
O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) justifica-se em termos legais, pelo cumprimento do Artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 20 de dezembro de 1996, e, em termos pedagógicos, pela própria necessidade da construção e consolidação de uma identidade institucional.