Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
Os criadores de galinhas valorizam a importância de uma vitamina de alta qualidade. Com Avemax, a produção de ovos se torna mais consistente, melhorando a saúde e a produtividade das galinhas. A nossa Vitamina para galinha botar ovo é completa e potente, otimizando a postura e a qualidade dos ovos.
Neste sentido, junto ao milho, dois tipos de alimento devem ser inseparáveis na dieta alimentar das galinhas caipiras poedeiras. São eles: o farelo de soja e de trigo. O melhor? Podem ser facilmente encontrados em qualquer região do País.
Um fator importante que afeta o peso do ovo é o peso corporal da galinha jovem na maturidade. As aves mais pesadas tendem a por mais ovos durante todo o período de produção e têm maior flexibilidade para adaptarem-se a diferentes perfis de tamanho de ovo.
Em poedeiras na fase inicial de produção, a conversão alimentar é melhor com a utilização do 25(OH)D3 e a espessura e porcentagem de casca também melhoram com a utilização de 25(OH)D3 e a suplementação de vitamina C nas dietas (100 ou 200 ppm, respectivamente).
O que fazer para a galinha aumentar a produção de ovos?
Para obter uma elevada produção de ovos, é necessário manter o consumo de alimento das aves mais produtivas em um nível alto. A utilização eficiente dos alimentos pelas poedeiras é muito importante, porque a alimentação representa até 70% do custo de produção.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
O fator mais comum que pode diminuir ou até cessar a postura é alimentação errada: dar muita ração ou misturar ração com milho. Saiba o que fazer para evitar o problema. Falta de luz e idade também influenciam. Veja como evitar o problema.
O BIOTRIN VET CÁLCIO B12 é um Suplemento Vitamínico e Mineral, indicado para todas as aves domésticas e silvestres, em todos os casos em que seja necessária a suplementação de Cálcio, Fósforo e Vitaminas D3 e B12. Auxilia no desenvolvimento dos filhotes e na melhora da qualidade da casca do ovo.
A vitamina C costuma ser uma boa opção para auxiliar nessas situações, já que é indicada especialmente para complementação de tratamento de deficiências nutricionais, ajudando no período de desmame, postura, criação dos filhotes, reprodução e muito mais.
O frango é rico em vitaminas do complexo B, incluindo vitamina B3 (niacina), B6 e B12. A niacina e a vitamina B6 ajudam o corpo a converter os alimentos em energia e também desempenham um papel no funcionamento do sistema nervoso.
Quando notar que aconteceu o prolapso de oviduto o melhor a fazer é procurar ajuda profissional para garantir que sua ave não sofra ainda mais. Em algumas situações, o ovo entalado pode se quebrar dentro do organismo da ave, sendo necessário a retirada por meio de cirurgia.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
O melhor horário de fornecer a ração às galinhas é à tarde, para haver maior disponibilidade de cálcio no intestino à noite. Esse cálcio será depositado diretamente na casca dos ovos, pela manhã.
O principal estímulo para fazer a galinha botar ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
Algumas aves chegam efetivamente a parar de botar ovos, diz Oliveira, mas isso varia de animal para animal, bem como da região do país. "No Nordeste, os dias são constantes e de muita luminosidade. Então lá as galinhas são menos afetadas do que em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo."
R: As galinhas garnizés, miniaturas ou bantans de origem botam ovos pequenos, mas não em tamanho tão diminuto. Provavelmente, os mini ovos são de uma ave em idade muito jovem, que ainda está desenvolvendo seus órgãos reprodutores e teve uma postura precoce.
A galinha põe um ovo geralmente pela manhã e ovula de novo aproximadamente meia hora depois, reiniciando o processo. Note que a adição de 30 minutos por dia atrasa o ovo da manhã seguinte, e que esse atraso vai se acumulando ao longo dos dias.
As poedeiras de raça pura são bem conhecidas Nova Hampshire e Rhode Island ambos de origem americana, excelente produtor de ovos chegando a 220 por ano.
Acrescente à sua alimentação diária cascas de ostra ou farinha de cascas de ostra pois são riquíssimas em cálcio, um elemento essencial para a formação da casca do ovo entre outras funcionalidades e benefícios. Pode comprar cascas de ostra em qualquer loja agropecuária.
O principal estímulo para a postura de ovos é a exposição à luz. Normalmente, as galinhas ficarão no sol, o que gera o estímulo suficiente para que botem ovos.
Duas fontes riquíssimas em cálcio são a farinha de casca de ostra e o calcário. Acrescente-os à ração, conforme orientação técnica habilitada. Segunda alternativa é fornecer leite fresco durante vários dias. Se desejar utilizar cascas de ovos como fonte de cálcio, triture-as bem até que vire farinha.
Em fase de reprodução, as galinhas devem receber ração de postura, produto vendido em lojas do varejo especializado. Como complemento, pode-se acrescentar milho na proporção de uma parte do grão para duas de ração.