Convém destacar que a tensão elétrica em Portugal, popularmente chamada de “voltagem”, é 230V. Isto quer dizer que os equipamentos conectados à ficha precisam de apresentar essa tensão nominal ou que pelo menos sejam bivolts.
Preciso de um adaptador de tomada em Portugal? Se o formato das tomadas em Portugal é diferente daquela que tem em casa, poderá precisar de um adaptador de viagem.
A primeira coisa que você precisa saber sobre as tomadas de Portugal é que todas elas são 220v (volts) e 50Hz (herts). Para quem vive em algumas regiões do Brasil, isso não é problema. Mas para a grande maioria dos brasileiros, que vivem em cidades onde as tomadas são 110v, isso pode ser um problema.
Precisa de adaptador para carregar celular na Europa?
Sim, é recomendável levar adaptador de tomada para a Europa, pois os padrões de tomadas variam entre os países do continente. A maioria dos países europeus utiliza tomadas dos tipos C e F, com dois pinos redondos, embora também sejam encontrados outros tipos, como E, K e L.
O padrão de tomada em Portugal é o tipo F, também chamado de Schuko. Esse tipo de tomada possui dois pinos redondos e um terceiro pino superior, que é responsável pelo aterramento. Além de Portugal, o Schuko também é usado em outros países europeus, como Alemanha, Áustria, Espanha, entre outros.
Para falar ônibus em português de Portugal, você deve usar a palavra autocarro. O ponto de ônibus é a paragem de autocarro. Caso precise de um trem, você deve falar comboio.
Há quem prefira mole. Mas numa coisa ninguém descorda: o cacete quentinho é muito melhor. Por isso é bom perguntar para o padeiro quando sai a próxima fornada. Pois é, cacete significa pão em Portugal.
Exatamente! Em Portugal, “cueca” é o mesmo que “calcinha”, ou seja, o termo que no Brasil representa roupa íntima masculina, em Portugal representa roupa íntima feminina. Mas se você realmente precisa das masculinas, procure por “boxers” ou “slips”.
Jamais. Ao ligar um equipamento de maior potência em um ponto não projetado especialmente para essa ação, há risco de curto-circuito em toda a instalação elétrica. Esse tipo de adaptador de amperagem não é regulamentado e o seu uso pode também causar derretimento dos fios.
Se você se sentir inseguro, melhor chamar um profissional pra te dar uma mão, beleza? Se você possui aparelhos bivolts, ou seja, aqueles que funcionam tanto em 110V quanto em 220V, nem precisa se preocupar com a tensão da tomada. Basta dar uma olhada nas etiquetas de identificação no produto e verificar.
Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.
O padrão de tomada na Europa não é o mesmo para todos os países, pelo contrário, são usados diversos tipos de tomadas elétricas por lá. Mas, quase todos os países europeus, com exceções de alguns, utilizam o padrão de tomada do tipo C ou do tipo F, os dois tipos com dois pinos redondos.
Em Portugal a voltagem é 220v, em todo o país, incluindo Madeira e nos Açores. Algumas regiões do Brasil também possuem essa voltagem, mas outras são 110v. Por isso verifique o seu aparelho antes de levá-lo para Portugal. Se ele for 220v ou bivolt pode usar tranquilamente.
Eletrônicos: junto com aparelhos eletrônicos, como celular, computador e fone de ouvido, tenha sempre na mala de mão os carregadores de cada um e um adaptador de tomada universal.
Já em Portugal, esqueça totalmente esta situação da bola para não achar estranho quando alguém perguntar se você “quer tomar uma bica?”. É que no território português o termo bica quer dizer café expresso, algo muito solicitado nas padarias brasileiras.
Caso você esteja muito apertado, o banheiro pode ser uma grande salvação, de fato. Porém, nas terras lusitanas a palavra significa a pessoa responsável por proteger a segurança dos banhistas próximo à praias, ou melhor, os famosos salva-vidas! Em Portugal, o nosso banheiro se chama “casa de banho”.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Ao viajar para a Europa, é altamente recomendável levar adaptadores de tomada, uma vez que o continente apresenta uma diversidade de padrões elétricos em diferentes países. Levar adaptadores de tomada é fundamental para garantir que seus dispositivos eletrônicos possam ser conectados nas tomadas locais.
Qual tipo escolher? Sem dúvidas, o melhor tipo de plugue para importar para nosso país é o europeu (EU), já que nossa tomada de três pinos é compatível com o Tipo C, o padrão utilizado nos países da Europa.
De norte a sul do país, inclusive Lisboa, Porto e também as ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a voltagem em Portugal padrão é de 230V – 50Hz. Entretanto, a boa notícia é que vários dos equipamentos que costumamos usar em uma viagem são bivolts, como o telefone celular, os tablets e também notebooks.