Grande parte das espécies de abelhas sem ferrão, entre elas as mais conhecidas, como a jataí (Tetragonisca angustula), mandaguari (Scaptotrigona depilis), guaraipo (Melipona bicolor), jandaíra (Melipona subnitida), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), tiúba (Melipona fasciculata) e uruçu (Melipona scutellaris), ...
A abelha arapuá (ou irapuá) não tem ferrão. Ela é pequena, bem pretinha e tem duas pernas mais alaranjadas. A espécie é muito importante para a natureza, principalmente para a restauração florestal, reconstrução de sistemas. O Brasil tem cerca de 250 espécies de abelha sem ferrão.
Existem também as chamadas abelhas nativas, as quais em sua grande maioria não têm ferrão nem veneno (arapuá, jataí, mandaçaia, entre outras) e, normalmente, enroscam no cabelo quando importunadas.
A maior proporção de abelhas sem ferrão “suicidas” foi da espécie mais agressiva, a Trigona hyalinata. Do total de abelhas dessa espécie participantes do experimento, 83% das operárias demonstraram disposição de continuar presas à bandeira.
Os forídeos são moscas do gênero Pseudohypocera consideradas uma das principais inimigas das abelhas sem ferrão. As fêmeas deste inseto, ao invadirem as colônias, depositam os seus ovos, e após a eclosão as larvas se alimentam do mel, e também do pólen acumulado pelas abelhas.
Jataí, Mandaçaia, Uruçu, Guaraipo, Manduri, Bugia, Mirim e centenas de outras espécies fazem parte do fascinante mundo das abelhas sem ferrão, que nativas do Brasil e também conhecidas como abelhas indígenas.
A abelha caga fogo, a caga fogo é a abelha sem ferrão mais perigosa do. Brasil. Essa abelha quando te morde, ela secreta um líquido cacho. que pode tá causando queimaduras de até primeiro grau.
A Apis mellifera scutellata veio do leste da África. Também conhecida como Abelha-Africana, é uma espécie muito agressiva, polinizadora e migratória. A Apis mellifera scutellata veio do leste da África em 1956.
Entre as diferenças, as mais fáceis de serem reconhecidas é pela observação da estrutura interna das colônias. A abelha africanizada (Apis mellifera), que possui ferrão, armazena o pólen e mel em favos, ao passo que as abelhas sem ferrão constroem potes para armazenar o pólen e o mel.
As abelhas solitárias não produzem mel, mas isso não significa que sejam menos relevantes: elas têm papel importantíssimo para o meio ambiente e para a agricultura, pois também fazem a polinização quando visitam as flores em busca de néctar e pólen.
1º nível: picadas com intensidade leve que podem passar em até cinco minutos. 2º nível: picadas mais "densas, vigorosas e quentes", com o incômodo durando de 5 a 10 minutos. 3º nível: dor descrita como "ardente e impiedosa", que pode durar por até 30 minutos.
O especialista em insetos descarta a ideia que ser picado por uma vespa seja pior do que por uma abelha. A picada de uma vespa comum, compara, assemelha-se a uma “queimadura de cigarro”. “O veneno pode matar se a pessoa for alérgica, se houver outras patologias, ou se for em grandes quantidades.
A abelha africanizada ou abelha do mel africanizado, também conhecida coloquialmente como "abelha assassina", é uma híbrida de espécies ocidentais de abelha (Apis mellifera) com abelhas africanas (A. m. Scutellata).
É importante ressaltar que elas ficam temporariamente. Os enxames de abelhas temporárias, geralmente, não são agressivos. Entretanto, ao se sentirem ameaçadas ou incomodadas com o barulho ou perfumes fortes, podem apresentar comportamento defensivo e atacar em grupo.
A Abelha Rainha, também conhecida por Abelha-mestra, não é apenas o maior inseto da colmeia. Ela tem um papel fundamental para a sobrevivência do enxame. O nicho social de uma abelha rainha, isto é, a função que ela desempenha na natureza é importante para a vida em todo planeta terra.
Podem procurar penetrar orifícios (como orelhas e narinas) e enroscam-se nos pelos e cabelos de pessoas ou de animais, para assustá-los e afastá-los da colmeia. Esse comportamento evoluiu como resposta à predação por mamíferos, aves e outros animais que se alimentam das abelhas, do mel ou de outras partes da colônia.
Em pessoas alérgicas, a picada de apenas uma abelha pode ser fatal, pois pode desencadear uma anafilaxia, uma reação alérgica generalizada de instalação rápida e, em alguns casos, fatal.
Em geral, as abelhas são animais pacíficos e só atacam quando se sentem ameaçadas. Por isso, é importante tomar precauções ao se aproximar de colmeias ou ninhos de abelhas, como usar roupas protetoras e evitar fazer movimentos bruscos ou barulhos altos.