Qual ação cabe após o trânsito em julgado?

A ação rescisória é uma ação judicial autônoma cujo objetivo é rescindir uma decisão judicial que tenha transitado em julgado, ou seja, cuja lide já tenha sido encerrada a partir de sentença do juiz, sem possibilidade de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Qual ação é cabível depois do trânsito em julgado da ação?

A ação rescisória é um recurso legal para anular uma decisão judicial final em casos de vícios graves, como fraude, violação da lei ou erro de fato. É utilizada para corrigir injustiças após o trânsito em julgado da decisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O que pode ser feito depois de transitado em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o recurso cabível após o trânsito em julgado?

APELAÇÃO. RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que vem depois da certidão trânsito em julgado?

Após o Trânsito em Julgado da Sentença ocorrem alguns efeitos, à saber: A decisão judicial se tornar inalterável, indiscutível e imutável. Com a Certidão de Trânsito em julgado e a formação da Coisa Julgada, o conteúdo da decisão judicial não pode mais ser discutido, tornando-se definitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

O QUE É TRÂNSITO EM JULGADO? | O DIREITO E EU

O que vem depois de trânsito em julgado?

Significa que um julgamento, como uma sentença (dada por um juiz ou uma juíza) ou um acórdão (feito por desembargadores ou desembargadoras), torna-se definitivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Qual o prazo para entrar com cumprimento de sentença após o trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado de uma sentença, geralmente considera-se um prazo de 15 dias para que a decisão se torne efetivamente decisiva. Esse período é contado a partir da data de publicação da sentença. No entanto, a contagem desses 15 dias segue regras específicas, conforme o contexto e a legislação aplicável.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pxativosjudiciais.com.br

Qual ação para anular sentença transitada em julgado?

A ação rescisória é uma ação judicial autônoma que tem como objetivo rescindir uma decisão judicial que tenha transitado em julgado, ou seja, cuja lide já tenha sido encerrada a partir de sentença do juiz, sem possibilidade de recursos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando é cabível o recurso de apelação?

Qual é cabível a apelação? A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Que recurso cabe depois da sentença?

Segundo a legislação pertinente, para que seja recorrível, a decisão precisa ter uma previsão legal de recurso. Por exemplo, em regra, a sentença é passível de recurso de apelação e a decisão interlocutora de agravo de instrumento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

É possível mudar uma sentença transitada em julgado?

Estas sentenças não podem ser modificadas, nem se pode iniciar um novo processo com o mesmo objetivo, em virtude da necessidade de promover a segurança jurídica, para que não se possa discutir eternamente questões que já foram suficientemente analisadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www4.trf5.jus.br

Qual a data do trânsito em julgado?

Em uma linha: só há trânsito em julgado quando não mais couber recurso, ou seja, há trânsito em julgado no dia imediatamente subsequente ao último dia do prazo para o recurso em tese cabível contra a última decisão proferida na causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

É possível reverter uma condenação?

– A sentença será anulada por Revisão Criminal, quando o juiz que a proferiu o fizer por força de corrupção, prevaricação ou concussão. Por exemplo, o juiz condena alguém porque recebeu dinheiro de uma outa pessoa interessada na condenação do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em rodrigoreisadvogados.com.br

Qual petição depois do trânsito em julgado?

Após o trânsito em julgado, arquivem-se.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando um processo transitado em julgado pode ser reaberto?

"Transitada em julgado a decisão de extinção do processo de execução, com fulcro no artigo 794 , I, do CPC , é defeso reabri-lo sob o fundamento de ter havido erro de cálculo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode alegar prescrição depois do trânsito em julgado?

Ressalta-se, ainda, que se trata de matéria de ordem pública, podendo ser alegada em qualquer fase processual. No entanto, nos termos da jurisprudência do STJ, a prescrição não pode ser alegada depois do trânsito em julgado do título exequendo, com exceção daquela superveniente à sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cpc2015.com.br

Quando a Apelação é negada qual recurso cabível?

Cabe recurso de agravo de instrumento contra ato judicial que não admitiu apelação por intempestividade (descumprimento de prazo). De acordo com a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, esse instrumento é adequado porque o ato do juiz possui carga decisória, prejudicando o exercício do direito de recorrer.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Qual a diferença entre apelação e recurso?

Apelação é o recurso cabível contra a decisão que coloca fim à fase de conhecimento ou extingue a execução. É o único recurso cabível da sentença. Já o Agravo de Instrumento se aplica às decisões interlocutórias, ou seja, aquelas que não colocam fim ao processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mutuus.net

Qual é o prazo para recurso após sentença?

É o primeiro recurso interposto quando se discorda de uma decisão de um juiz em um processo na primeira instância. O prazo para a interposição do recurso é de 15 dias a partir da data da intimação da sentença proferida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

O que fazer após o trânsito em julgado da sentença?

Nesses casos, é possível ingressar com uma ação rescisória para anular a decisão final e reiniciar o processo. Em resumo, o trânsito em julgado é o momento em que todas as partes já tiveram a oportunidade de se manifestar e não há mais possibilidade de recurso contra as decisões proferidas no processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como impugnar sentença transitada em julgado?

O primeiro meio de impugnar a sentença é por meio da Ação Rescisória, a qual se pede desconstituição da sentença transitada em julgado, com um eventual rejulgamento em seguida, da matéria decidida.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como corrigir erro material após o trânsito em julgado?

É uníssona a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça no sentido de que o erro material não transita em julgado, sendo passível de correção a qualquer tempo e em qualquer grau de jurisdição, mediante provocação ou mesmo de ofício, sem que daí resulte ofensa à coisa julgada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona o trânsito em julgado?

Em um processo judicial, há várias etapas em que as partes envolvidas podem interpor recursos para contestar uma decisão desfavorável. No entanto, uma vez que todas essas opções de recurso tenham sido esgotadas e não haja mais a possibilidade de recorrer da decisão, diz-se que o processo transitou em julgado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o prazo para certificar o trânsito em julgado?

Certificar o trânsito em julgado, em relação ao réu, contando o prazo de 05 (cinco) dias, a partir da última intimação. 7. Certificar o trânsito em julgado, em relação aos defensores público e dativo, sempre após a intimação do réu, contando-se o prazo de 05 (cinco) dias, a partir de sua intimação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjmg.jus.br

É preciso aguardar o trânsito em julgado da sentença?

A ausência de trânsito em julgado não impede a produção imediata dos efeitos de precedente firmado pelo Tribunal Pleno. Assim como, não é preciso aguardar o trânsito em julgado do acórdão que julga o recurso representativo da controvérsia para a tomada das medidas previstas no art. 1.040 , do CPC . Precedentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br