Aplicações foliares de ácido bórico, bórax ou solubor são meios recomendados para controlar a deficiência de boro em macieira. Aplicação de boro no estágio de floração (botão rosado) pode favorecer a fecundação dos frutos.
No que diz respeito à adubação, é recomendado utilizar um adubo balanceado, rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Um exemplo de adubo adequado para a Maçã Eva é o adubo NPK 10-10-10, que pode ser aplicado no início da primavera e no início do outono.
Manter o solo bem nutrido é fundamental para que sua macieira dê frutos. Nesse sentido, se certifique da qualidade do solo. Essa determinação pode ser feita através do crescimento lateral da árvore, deve ser de 30 a 45 centímetros por ano.
As macieiras prosperam em climas frios e úmidos, não tolerando calores extremos. Além disso, precisam de ao menos 6 horas de sol diário para que os frutos adquiram uma cor vibrante. O solo deve ser argiloso, com boa drenagem e pH entre 6 e 7.
De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas. Por esse motivo, caso você ainda não faça uso desse tipo de fertilizante, conheça a seguir as principais vantagens do NPK.
Faça seu pè de maçã explodir de frutos com este simple adubo orgânico
Qual adubo para frutificar?
Por que o NPK é o adubo recomendado para frutíferas? Todos os elementos presentes em um adubo NPK possuem uma especificidade e razão para estarem ali. O nitrogênio, por exemplo, se encarrega da evolução saudável de elementos visíveis da planta, como as folhas, raízes e caules.
Deve-se dar preferência por alguma leguminosa, como crotalária, feijão de porco, ou mesmo outras culturas. Após o pegamento das mudas de Pupunha, deve-se dar início às adubações com Nitrogênio e Potássio, em cobertura.
O arboricultor planta as suas macieiras durante o período de paragem da vegetação, no inverno. Depois deve esperar entre 3 a 4 anos para que os pomares comecem a produzir.
A poda das macieiras deve ser realizada idealmente entre Janeiro e Março, evitando por isso que este procedimento seja feita nos meses anteriores a este período. Se o fizer, as macieiras ficarão mais sensíveis ao aparecimento de doenças além de que a probabilidade de que o tronco e ramos danifiquem é superior.
A temperatura ideal para o cultivo da macieira varia entre 18ºC e 23ºC. No verão é recomendado que a planta não seja exposta a temperaturas que ultrapassem os 25ºC e no inverno recomenda-se que fiquem algumas horas sob temperaturas abaixo de 7,2ºC, para que possam superar a dormência típica da espécie.
A maioria dos fertilizantes do solo são aplicados de março a julho. Especialmente se houver uma deficiência de fósforo, talvez tenhamos que aplicar N-P-K 0-25-0 (consulte um engenheiro agrônomo licenciado). Tenha em mente que o fertilizante 0-25-0 não deve entrar em contato com as raízes da árvore.
Rega: A rega é importante, sobretudo em locais quentes ao sol. Conforme o tempo, recomenda-se em solos mais arenosos uma rega generosa uma vez por dia nos primeiros tempos após o plantio. Assim que a planta estiver habituada ao local, pode regar menos.
Acomoda-se em muitos solos, mas prefere os sílico-argilosos e argilo-silicosos, profundos, suficientemente providos de humo, férteis, com subsolo permeável. O pH do solo deve estar entre 5,8 e 6.
De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o período de floração da macieira ocorre de setembro a outubro ‒ nos Estados de PR, RS e SC, que somam 99% da área de produção. Já a colheita, de dezembro a maio ‒ sendo que mais de 90% ocorre entre fevereiro e abril.
Coloque o vaso em um local quente e ensolarado, mas não diretamente sob o sol. A irrigação da plantação deve ser realizada com cuidado para não encharcar o solo.
O cloreto de potássio é a principal fonte para potássio. Outra opção para o produtor é a utilização de adubo orgânico, principalmente para a complementação da adubação mineral, pois a sua aplicação pode ser benéfica sob aspectos de física e biologia do solo.
Janeiro. É o momento de podar figueiras, diospireiros e macieiras, sobretudo durante a fase de minguante da Lua para promover um equilíbrio no desenvolvimento das árvores.
Até qual a altura uma macieira pode crescer? As macieiras padrão podem atingir uma altura de 25-35 pés (7,5 – 10 metros), ou até mais. Árvores anãs e semi-anãs atingem uma altura de 7-20 pés (2-6 metros).
Nas zonas temperadas, o ciclo de produção da macieira inicia-se com a rebentação, habitualmente no início do ano, a floração em março-abril, a frutificação a partir de junho, e a maturação e colheita dos frutos a partir de agosto.
Em áreas planas pode-se plantar em sulcos. O espaçamento ideal é de 2 x 1 metro. A pupunha não necessita de sombreamento, assim devem-se escolher áreas ensolaradas.
O solo precisa ser de fertilidade média à alta, sempre bem drenado, com textura média ou leve e pH próximo ao neutro (7,0). A pupunha não aguenta solos encharcados, mesmo precisando de muita água, mas apresenta crescimento bom em solos ácidos e com pouca fertilidade, desde que estejam corrigidos e adubados.