Em contrapartida, muitos perguntam: “Mas se o álcool 92°, 99° é mais forte, porque somente o álcool 70° tem ação de desinfecção? Vamos entender melhor? O álcool líquido 70° possui 70% de álcool puro + 30% de água, ou seja, tem concentração exata para o efeito de eliminação dos microrganismos nocivos aos seres humanos.
A diferença está na concentração de álcool puro contida na mistura. Quando vamos ao supermercado e vimos, por exemplo, uma embalagem de álcool 46%, significa que aquela mistura contém 46% de álcool puro e 54% de água. No caso do álcool 70%, ele contém 70% de álcool puro e 30% de água.
No álcool 70%, há 70 mililitros de álcool etílico e 30 mililitros de água, e no 96%, há 96 mililitros de álcool etílico e 4 mililitros de água. “Quanto maior a porcentagem, maior a quantidade de álcool no produto”, esclarece Marcelo.
Descrição. Indicado para Indústrias Químicas, Limpeza, e uma grande quantidade de produtos que não envolvam o consumo humano e veterinário. É largamente empregado como um ingrediente de preparados, é excelente solvente, é empregado com freqüência como veículo para misturas e também como um solvente preservativo.
Este produto é amplamente empregado na higienização de superfícies e objetos, destacando-se pela praticidade em comparação com outros agentes de limpeza.
Álcool Líquido - Quando usar o Álcool 46, 70 ou 92,8? | COVID19 | Corona Virus | Minuto Limpeza
Para que serve o álcool 80%?
O álcool glicerinado 80% é eficiente para antissepsia e, consequentemente, inativação do SARS-COV-2. Por possuir glicerina na sua formulação tem ação umectante e emoliente, impedindo que o álcool do produto provoque rachaduras na pele.
Pode ser utilizado como veículo em formulaçãoes cosméticas e outras, como solvente para a fabricação de outros produtos e como limpador geral para assistência à saúde.
O uso do álcool 70% é indicado apenas para higienização das mãos ou é possível aplicá-lo em outras superfícies? O álcool 70% também é recomendado para a higienização de superfícies, como vidros, bancadas, sacolas, objetos como chaves e embalagens vindas de supermercados.
Na desinfecção de superfícies e materiais, os álcoois etílico e o isopropílico são os principais desinfetantes utilizados em serviços de saúde, podendo ser aplicado em superfícies ou artigos por meio de fricção; e a concentração de uso varia de 60% a 90% em solução de água volume/volume(2).
Os álcoois 92,8°, 95°, 99,6° de pureza são altamente inflamáveis. Os outros percentuais da solução incluem água e ativos em suas composições que causam amargura se houver contato com a boca, para evitar que as pessoas bebam o produto.
A decisão de permitir a venda do álcool líquido 70% em 2020 foi tomada em meio à necessidade de medidas preventivas para conter a propagação do novo coronavírus. No entanto, a Anvisa ressaltou que o produto é altamente inflamável e que já havia sido proibido em 2002 devido ao grande número de acidentes registrados.
Álcool Líquido Etílico Absoluto 99,3% 50ml é utilizado para limpeza em estabelecimentos de saúde humana e animal, sendo eficaz para eliminação de bactérias em paredes, vidros e outros. Não deve ser utilizado para desinfecção. Produto inflamável.
Aplicações: O álcool etílico 95% P.A. é um produto de alta qualidade, indicado na fabricação de produtos homeopáticos, extrato de própolis, perfumes, aromatizadores, produtos desodorizantes e bebidas finas.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
O álcool 70% é excelente para os hospitais por ajudar a prevenir as infecções. Assim, o produto tem excelente aplicação para desinfetar móveis e aparelhos médicos. Ou seja, é possível utilizá-lo para limpar ampolas, termômetros, estetoscópios, entre outros equipamentos.
O álcool 46°INPM bactericida é indicado para limpeza e desinfecção de superfícies. Possui em sua formulação o quaternário de amônio, que atua como bactericida, aliado ao álcool para rápida evaporação. Possui teor alcoólico recomendado para uso doméstico, podendo ser utilizado como limpador de uso geral.
Há produtos que podem ser uma alternativa ao álcool 70% para a desinfecção de objetos e superfícies, conforme recomendação da Anvisa: Hipoclorito de sódio a 0,5% Alvejantes contendo hipoclorito (de sódio, de cálcio) a 2-3,9% Iodopovidona (1%)
Descrição. O álcool 46,2° possui 99,8% de eficácia na destruição de bactérias e vírus, desde que atue por ao menos 10 minutos na superfície de interesse.
O álcool etílico (ou etanol), conhecido popularmente como “álcool”, é classificado como antisséptico de nível intermediário apresentando rápida ação antimicrobiana contra bactérias, vírus e fungos.
Por isso, o álcool 70% é considerado um melhor desinfetante, sobretudo pela sua ação contra bactérias, fungos e vírus envelopados (como o coronavírus e o vírus Influenza H1N1).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o álcool líquido 70% está proibido de ser comercializado em supermercados e farmácias no território brasileiro a partir desta quarta-feira (1). O motivo para a mudança é a o grande número de acidentes registrados causados pela alta inflamabilidade.
Porque a gente utiliza o álcool 70 para desinfecção e não o 92o?
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
Álcoois com concentração maior do que 70% ou abaixo desse valor não são eficientes no combate ao coronavírus por motivos diferentes. No caso do álcool de posto, que tem uma concentração acima de 90%, o álcool evapora com mais facilidade, antes do tempo necessário para a sua ação contra o vírus.