Tô-fraco, tô-fraco, tô-fraco… a galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, coca, galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada, picota (na Amazônia) ou fraca, cakuê (em algumas regiões da Bahia) é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores ...
No Brasil. A ave é conhecida no Brasil por vários nomes, dependendo da região, sendo chamada de capote, cocá, tô fraco (em decorrência do som característico, emitido pelas fêmeas das espécie) ou angolista, ou ainda de galinhola.
Quem não conhece o som do “tô fraco, tô fraco”? Esse barulho inconfundível é característico da galinha D'Angola e geralmente é emitido quando o animal se sente ameaçado. Por ser uma ave protetora, ela costuma gritar quando percebe a presença de estranhos ou qualquer anormalidade, com o intuito de alertar.
Muito conhecida também como guiné, galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada ou fraca, é uma ave bastante procurada no mercado, pois além de fornecer carne e ovos. Sua carne tem consistência firme e é muito saborosa, sendo comparada a do faisão. Muitos a criam como ornamental, pois possui penas muito bonitas.
O surgimento da galinha-d'angola também é explicado por uma lenda africana. Segundo esta, as aves viviam em harmonia, até que um dia a inveja se instalou. As aves queriam ser bonitas como o melro, e para retribuir a admiração, o pássaro determinou que todas que fizessem o que ele ordenasse teriam a sua beleza.
Galinhas da Angola, ou numida melagris galeata, constituem uma espécie avícola cujas características são bastante próximas às dos faisões. Essa ave é originária da África sendo trazida para o Brasil pelos portugueses durante o período de colonização.
O capote ou traseiro capote, é um corte voltado às receitas de longa cocção, devido à quantidade de fibras consistentes. Considerado uma peça nobre, está localizado na ponta do contrafilé e próximo ao chorizo, possui uma capa de gordura característica e no momento do cozimento, realça ainda mais o sabor.
Tô-fraco, tô-fraco, tô-fraco… a galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, coca, galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada, picota (na Amazônia) ou fraca, cakuê (em algumas regiões da Bahia) é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores ...
Bacurau. Sabe qual pássaro canta à noite? O Bacurau! Essa espécie é bastante conhecida como Curiango ou Amanhã Eu Vou, como citado na música de mesmo nome, composta por Beduíno em parceria com o grande Luiz Gonzaga.
tetrandra (Gomes) Hauman, popularmente mais conhecida como erva-de-guiné ou guiné, é um arbusto ou subarbusto de cerca de meio metro a um metro de altura, de ramos angulosos, sulcados-estriados, pubescentes ou quase glabros, subflexuosos, dilatados nos nós.
No Piauí, a galinha-d'angola é conhecida pelo nome “capote”. A ave rústica, arisca e barulhenta, é originária da África e possui um sabor semelhante ao de uma carne de caça, como, por exemplo, o faisão.
Como o próprio nome diz, o traseiro capote do Frigorífico Boi Gaúcho é retirado da parte traseira do gado e devido a sua grande quantidade de fibras é utilizado em receitas com cozimento lento, como ensopados, picadinhos e carne de panela.
Pode comer ovo durante a menstruação ou faz mal? Se você já se fez a pergunta ou a ouviu de alguma amiga ou familiar, pode ficar tranquila: os ovos podem, sim, ser consumidos quando se está menstruada. Excelente fonte de proteína, esse alimento é, inclusive, recomendado nessa fase do ciclo menstrual.
A carne de porco é proibida no Islã e comê-la segue um tabu entre a maioria dos muçulmanos indonésios. Mas a carne é comumente consumida por milhões de não-muçulmanos, incluindo a população étnica chinesa do país, bem como aqueles que vivem na ilha de Bali, de maioria hindu.
O Melro, que era o pássaro mais invejado, prometeu transformar a plumagem de todas as aves em tons de negro se elas o obedecessem. No entanto, nem todos os pássaros foram obedientes, o que deixou o Melro bravo e resultou em alterações nas características das espécies.
As galinhas têm raça também, e isso é um fator que pode impactar no seu tempo de vida, já que algumas são mais bem preparadas fisicamente. A galinha d'Angola é um exemplo dessa ave que vive em torno de oito anos.