Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.
“Anfíbios e aves noturnas costumam ter repertórios variados de vocalizações, alguns deles se assemelhando a assobios, por exemplo a rã assobiadora (Leptodactylus fuscus) e a ave urutau (Nyctibius griséus).
Serpentes não possuem a musculatura necessária para assobiar. Mas algumas espécies, como a jiboia, conseguem produzir um chiado enquanto liberam o ar pela expiração. Esse é o “bafo da jiboia” e, na verdade, é completamente inofensivo. É um aviso de estresse da cobra, que pode desferir um bote caso alguém se aproxime.
A saudade é uma ave passeriforme da família Cotingidae, monotípica. Também chamada de sabiá-aborrecida e saudade-assoviadora, devido ao seu canto, que se parece com um longo e algo melancólico assovio.
O urutau (Nyctibius griseus), da família Nyctibiidae, cujo nome em tupi significa “ave fantasma”, é um pássaro noturno com aparência “semelhante a um tronco de madeira ou poste”, o que confere uma vantagem de estar camuflado durante o dia, quando dorme.
Essa superstição está associada a Exú, uma entidade da umbanda e do candomblé, considerado o dono do assobio e também relacionado ao diabo na tradição cristã. O ato de assobiar é visto como uma provocação a essas entidades, que podem causar medo e desconforto aos que os encontram.
Em uma das versões da lenda, Matinta é um ser que protege a floresta, assustando caçadores, madeireiros, garimpeiros e outras pessoas que ameaçam a floresta.
A versão beta do Wildlife Animal Sound Identification System — Wasis (Sistema de Identificação do Som de Animais Selvagens) está disponível para download gratuito na internet e deve ser uma importante ferramenta para o estudo do hábito de grande parte da fauna nacional.
Em forma de "hu-hu-hu", que se faz ouvir após o anoitecer, procura, a solidão mais espessa dos bosques, de onde faz desprender a sua voz cheia de lamentos. Para muitos, a sua voz é semelhante ao clamoroso lamento de uma mulher que termina com amortecidos "ais".
"Não é incomum cobras emitirem sons. Mas, a maioria dos sons que a gente conhece é o sibilo da jiboia e da sucuri, por exemplo, que é mais um chiado. Tem a cascavel que emite som pelo chocalho.
O assobio provem da palavra sibilância que é uma sonoridade aguda e/ou chiada produzida pelas vias respiratórias. Geralmente é ouvida quando se tem alguma enfermidade nos pulmões, brônquios ou via respiratória. Pode também ser produzido utilizando as mãos como caixa de ressonância.
Na espiritualidade em geral, o assobio de madrugada pode ser interpretado como uma forma de comunicação entre o mundo espiritual e o físico. Alguns acreditam que esses assobios podem ser sinais de proteção, orientação ou até mesmo advertências de entidades espirituais.
Em casos muito específicos, é possível que o zumbido ao deitar seja provocado por estreitamentos e outras alterações vasculares na região do ouvido, assim como disfunções musculares. Até mesmo o cerume impactado é capaz de provocá-lo em algumas pessoas.
De acordo com a tradição oral, Exu morava originalmente em canaviais, e o vento que passava assobiando entre as plantas era Exu se movimentando. Quando se quer chamar Exu, principalmente para a proteção diante de algum perigo iminente, se assobia. Ou seja, assobiar é invocar Exu.
O zumbido no ouvido não é uma doença, e sim um sintoma de outro problema de saúde. O zumbido no ouvido, ou tinnitus, é caracterizado por um ruído incômodo sem fonte externa. Algumas pessoas escutam o barulho de assobio, chiado, apito ou outros sons.
Essa criatura é conhecida por gritar, assobiar e perturbar os cachorros. Alguns acreditam que a matinta Pereira, assim como os skin Walkers, possuem habilidades transformar em várias formas. A principal seria de um pássaro. que atrapalharia o sono de pessoas.
1. Urutau (Nyctibius griseus) Presente em todo o Brasil, inclusive em áreas arborizadas dentro das cidades, essa espécie também é comum em bordas de florestas. Como toda ave noturna, o urutau tem o hábito de cantar à noite!
Assobios na mata nem sempre são pássaros ou seres humanos, as vezes são Antas. Comuns em nossa região, são ótimas trilheiras e foram elas que abriram muitos carreiros pela região, onde mais tarde índios e locais usaram como passagem...
Se você mora em grandes cidades, pode ser que já tenha ouvido um passarinho cantando uma melodia insistente muito antes do sol raiar, em plena madrugada. O dono desse canto tem nome e é muito conhecido: sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).