Alguns exemplos de animais silvestres são onça-pintada, lobo-guará, arara, papagaio, canário, sagui, macaco-prego, capivara, jacaré, tartaruga, tamanduá, jiboia e jararaca, entre outros.
1. A zebra é um dos animais mais surpreendentes que nunca domesticamos. Na verdade, em certo sentido, é bastante surpreendente. Afinal, cavalos e burros são domados por humanos há anos, e as zebras parecem muito com eles.
Animais silvestres podem ser encontrados em seu habitat natural, de maneira espontânea e não são domesticados. Apesar de serem animais selvagens, nem todos representam risco iminente, como por exemplo a capivara. As espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em determinada região ou bioma.
Os rinocerontes são grandes e, embora sejam herbívoros, têm um temperamento feroz e nunca recuam durante uma luta. Este temperamento significa que os rinocerontes são quase impossíveis de domar e muito menos de domesticar.
Alguns exemplos de animais silvestres são onça-pintada, lobo-guará, arara, papagaio, canário, sagui, macaco-prego, capivara, jacaré, tartaruga, tamanduá, jiboia e jararaca, entre outros.
Você pode estranhar, mas não existe no Brasil uma lei que diga: "é proibido matar cães e gatos para alimentação". Os bichanos, que no Brasil são companheiros de grande parte da população, estão na maior "zona cinzenta" das diretrizes do ministério.
Como animal de estimação não é permitido ter um leão no Brasil pela legislação atual”, reforça. O veterinário assegura que o sucesso na manutenção desses animais sob cuidados humanos é uma realidade. “Porém, dependendo da espécie, isso só deve acontecer em instituições que possuam profissionais especializados no tema.
É considerado animal silvestre, então é necessário ter autorização do IBAMA para ter em casa, além dos criadouros também serem obrigados a ter registro no IBAMA.
Adquirir esse tipo de animal tem riscos e implica no cumprimento de uma série de normas previstas na legislação brasileira. A Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197/1967), por exemplo, prevê o comércio de animais silvestres, desde que tenham origem em criadores legalizados.
Porque animais selvagens não podem ser domesticados?
Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças, como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas. Quais são os problemas para os animais silvestres que são criados em casa? Ele pode perder a sua identidade. Pode sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir.
Muitas pessoas questionam se é permitido ter um crocodilo como animal de estimação. No México, caso tenha uma autorização especial para animais exóticos, crocodilos podem ser criados como pet.
É possível domesticar um urso? No Brasil é quase impossível ter um urso como animal de estimação, entretanto muitas pessoas têm vontade de ter um. Ainda se tem a visão de bichinhos fofinhos de pelúcia, mas não é bem assim. Já foram registrados animais pesando cerca de uma tonelada.
Embora ele tenha uma licença para permanecer com os animais em casa, as autoridades brasileiras dizem que os tigres-de-bengala não devem ser domesticados e representam um risco para os moradores da cidade.
Os animais que vocês podem comer são os seguintes: o boi, a ovelha, a cabra, o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e o gamo. Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine.
Segundo dados de abate do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no ano de 2017, foram registrados abates oficiais de javali (65 animais), avestruz (886 animais) e coelho (44.595 animais). Rã e jacaré são classificados como pescado e são abatidos oficialmente também no Brasil.
“É possível criar animais exóticos, que são os que não pertencem à fauna brasileira. Para tanto, é preciso procurar o Ibama e seguir os critérios do órgão. Além desses animais, dentre as outras espécies de aves permitidas estão a calopsita e o canário belga”, exemplificou.
Por mais que algumas pessoas queiram cuidar de animais silvestres, quando os encontram na natureza, é necessário entender que eles não são animais domésticos, como cães e gatos. Capivara e bicho-preguiça são animais silvestres. Criar ou manter esses animais em casa é proibido pela legislação brasileira”, disse o Ibama.
Em princípio, uma capivara pode ser mantida como animal de estimação. O comércio internacional destes animais não está sujeito a restrições, uma vez que a espécie não está ameaçada de extinção. No entanto, a posse pode exigir uma autorização em algumas regiões.
Entre os exóticos e silvestres autorizados pelo IBAMA, há cacatua, jabuti, calopsita, iguana, furão, sagui, tartaruga tigre d'água, tarântula e algumas espécies de serpentes. Dentre elas, a jiboia, a falsa coral e a cobra-do-milho.