Alguns animais primitivos como os celenterados (água-viva e pólipo) e equinodermas (estrela-do-mar) possuem um sistema nervoso descentralizado sem cérebro, enquanto as esponjas-do-mar não possuem sistema nervoso.
SAIBA MAIS. ONDE FICA O CÉREBRO DA MINHOCA Minhoca não tem cérebro. Como a maioria dos invertebrados, os anelídeos não possuem um órgão nervoso central, mas um sistema nervoso ganglionar, ou seja, formado de pequenos gânglios espalhados por diversas partes do corpo, principalmente o ventre.
A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.
Em primeiro lugar, incluiríamos aqui aqueles seres que não têm um sistema nervoso, como os poríferos (o filo que inclui as esponjas), e aqueles que possuem um sistema nervoso que não é centralizado, como equinodermos e cnidários. Os animais não sencientes então incluiriam as esponjas, corais, anêmonas e hidras.
Animais invertebrados são aqueles que não apresentam crânio e coluna vertebral. Nesse grupo, estão inclusos uma série de animais conhecidos de todos nós, tais como borboletas, mosquitos, camarões, esponjas e águas-vivas.
Cnidários e ctenóforos (água-viva) e platelmintos (flatworms) não possuem coração e geralmente usam suas cavidades gastrovasculares (intestino) para circular nutrientes pelo corpo.
Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam.
Para Gollop, a chance de sobrevida por um período prolongado é "absolutamente inviável". Cinquenta por cento das mortes em casos de anencefalia são provocadas ainda na vida intrauterina. Dos que nascem com vida, 99% morrem logo após o parto e o restante pode sobreviver por dias, ou poucos meses.
O cérebro é uma porção do sistema nervoso central que está contida no interior da caixa craniana. Faz parte do encéfalo, sendo responsável por representar cerca de 80% da massa dessa porção do SNC. É considerado o centro da inteligência e aprendizagem do nosso organismo e se desenvolve a partir do telencéfalo.
O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo. Esse órgão constitui a maior parte do encéfalo, representando cerca de 80% da massa total dessa estrutura.
De acordo com a revista Super Interessante, o animal que não bebe água é o rato-canguru. Esse é um roedor de, aproximadamente, 10 centímetros de comprimento que vive no Vale da Morte, na Califórnia (EUA).
Podem viver de 25 a 40 e as fêmeas dão à luz a um filhote de cada vez (gravidez de 12 meses). Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais , inclusive humanos. O cérebro dos golfinhos supera o cérebro humano em muitos aspectos.
Ao contrário dos elefantes, os gatos são animais com memória curta. Isto é, os felinos possuem uma “memória de trabalho, que dura somente o tempo suficiente para a execução de uma tarefa.
Curiosidades. As minhocas podem construir galerias subterrâneas com 2,5 m de profundidade. Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo. As minhocas não possuem olhos, mas apresentam fotorreceptores ao longo do corpo que permitem a detecção de luz.
Os poríferos, que são as esponjas do mar, os cnidários como as medusas e águas-vivas, os ágnatos, que são peixes sem mandíbula e todos os nematódeos. Esses são os animais que não possuem língua.