1. Pinguim. Se você já sabia que algumas aves não voam, certamente lembrou do pinguim. Há 18 espécies do animal e nenhuma delas consegue voar, embora sejam muito bem desenvolvidas para outras habilidades, como o nado e o mergulho.
Os pinguins são um exemplo de ave não voadora. Muitas aves domesticadas, como a galinha doméstica e o pato doméstico, perderam a capacidade de voar por períodos prolongados, embora as suas espécies ancestrais, o galo-banquiva e o pato-real, respectivamente, estão aptas a realizar um voo mais prolongado.
Hoje em dia, os frangos não têm ossos pneumáticos (ossos ocos que auxiliam no voo e na redução do peso), nem sacos aéreos ou asas desenvolvidas para voar. Os animais da espécie Gallus domesticus vivem definitivamente no chão...
8 AVES QUE NÃO PODE VOAR | LISTA DE AVES QUE NÃO VOAM | NATUREZA VIVA
Por que o pinguim não voa?
Principalmente em habilidades que utilizam as asas, ou seja, se tornando melhores na natação, para obtenção de sua fonte de alimento, consequentemente eles perderam a habilidade para o voo.
Elas não podem alçar voos como um pássaro, porém, isso é compensado na sua velocidade de locomoção. Como dissemos, ela pode atingir até 70 km/h na corrida, mantendo a velocidade média em 50 km/h. Outro fator que impede a ave de voar é seu tamanho avantajado.
Apesar de poderem voar, galinhas, galos e frangos não tem a capacidade de cruzar os céus como acontece com pombos, águias ou urubus, pois as adaptações biológicas que possuem, principalmente seus ossos pneumáticos, seus sacos aéreos e sua musculatura, são menos desenvolvidos do que nessas aves.
Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.
Acredite se quiser, mas é verdade. Inclusive, existem mais de 30 espécies do animal, sendo que todos os patos voam. Uma outra curiosidade interessante sobre eles é a habilidade de voar, nadar e andar. São poucos os animais que conseguem realizar esses três feitos.
O colugo ou lêmure voador é um mamífero que só vive no sudoeste da Ásia. Uma grande membrana de pele, que vai do rosto à cauda, o torna capaz de planar pode mais de 60 metros entre uma e outra árvore. Os ossos finos e leves ajudam nisso!
Os beija-flores são uma das aves mais ágeis do reino animal e aqui demonstramos e explicamos sua capacidade de voar em marcha ré para conseguir seu alimento!
Insetos rasteiros foram considerados aqueles que não apresentam asas (não voam) ou somente apresentam asas em alguma fase da vida. Os insetos rasteiros são aranhas, baratas, caramujos, carrapatos, corrodêncios, cupins, escorpiões, formigas, lacraias, percevejos-de-cama e pulgas.
Bichos-preguiças, caracóis ou tartarugas são alguns dos animais que geralmente são considerados lentos devido à sua maneira de se movimentar devagar. Entretanto, eles não são os únicos capazes de andar em um ritmo realmente lento.
Cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as espécies que põem ovos evoluíram daquelas que deram à luz mais como os humanos. Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.
As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.
Historiadores afirmam que a galinha surgiu ao longo da evolução. Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.
Por que galinhas não voam? Indo diretamente para a resposta: o motivo pelo qual as galinhas atualmente não conseguem voar está relacionado ao fato de, enquanto seus músculos são grandes e pesados, suas asas são muito pequenas para os carregarem pelo ar.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
Se você pensou que é o avestruz, acertou: um avestruz macho pode medir 2 metros e 70 centímetros! Isso é o que nos disse o Professor Marcos Rodrigues, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Ele também nos falou que o avestruz pode pesar 135 quilos, e que os ovos que a fêmea põe pesam até 1,5 quilos!
Uma ema totalmente crescida tem cerca de 1,6 metros de altura, e as avestruzes podem ter até 2,5 metros quando totalmente crescidas. Além disso, o período de incubação das emas é de 54 dias, já o dos avestruzes é de 42 dias.