Se há uma criatura que, por suas características biológicas, tem atraído o interesse dos cientistas por décadas é a salamandra. Isso principalmente porque ela é o único animal vertebrado capaz de se regenerar.
Assim como as planárias, as hidras também são capazes de regenerar partes de seu corpo. O segredo para entender sua potencial imortalidade está em suas células-tronco, que podem se autorrenovar indefinidamente. Na verdade, todo o corpo de uma hidra parece ser composto de células-tronco autorrenováveis.
É a esponja do mar, ser colorido e de formas exóticas que vive no fundo dos oceanos. Sua capacidade de regeneração é tão impressionante que, mesmo se for triturada num liquidificador, ela consegue renascer.
ANIMAIS QUE PODEM REGENERAR SEU CORPO | JÁ PENSOU?
Qual animal tem a melhor regeneração?
Platelmintos. Dentre os platelmintos, o animal mais popularmente conhecido por sua grande capacidade regenerativa são as planárias. Esses animais são capazes de regenerar seu corpo completamente, após este ser cortado em diversos pedaços.
"A importação de anfíbios foi proibida em 1998, devido ao risco de bioinvasão, que traz riscos à biodiversidade brasileira e à integridade de ecossistemas sensíveis", reforça o IBAMA.
Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.
Renasce das próprias cinzas ou se reproduz sozinha (dependendo da versão). Tem uma forte ligação com o Sol e a ideia de renascimento. Acredita-se que tenha origem na mitologia egípcia.
Uma equipe de cientistas israelenses e americanos identificou uma espécie de animal que sobrevive sem realizar respiração celular aeróbica (ou seja, sem oxigênio). Trata-se do Henneguya salminicola, um parasita microscópico que vive nos tecidos musculares de salmões.
Sabe-se que muitos tipos diferentes de artrópodes, como as aranhas, as centopeias e outros insetos, conseguem regenerar as extremidades depois de uma perda.
Considerados os “campeões” na predação de humanos, os tigres mataram cerca de 373 mil pessoas em ataques ocorridos na Índia, Nepal e Sudeste Asiático de 1800 a 2009, segundo um estudo abrangente de mortes divulgado no livro Tigres do mundo: a ciência, a política e a conservação do Panthera tigris.
O axolotle, nome popular do animal, é capaz de reconstituir por completo partes do corpo, como rabo, espinha e olhos. Por isso, tem potencial para se tornar um animal modelo para a biologia regenerativa.
O fígado é o único órgão sólido que utiliza mecanismos regenerativos para garantir que a relação fígado/peso corporal esteja sempre em 100% do que é necessário para a homeostase corporal. Outros órgãos sólidos (como pulmões, rins e pâncreas) ajustam-se à perda de tecido, mas não retornam a 100% do normal.
Pequenos répteis como lagartos e lagartixas são conhecidos por sua extraordinária habilidade de regenerar suas caudas, uma característica que pode salvar suas vidas na natureza. Só que esses répteis não são os únicos animais da família amniota com capacidade de regeneração.
O México abriga o único animal do mundo capaz de se regenerar: o axolote. Este 'monstro aquático' ou 'Peter Pan', como o chamam, é uma espécie única que tem causado fascínio na cultura e na ciência mexicana.
O único animal imortal do mundo, até onde sabemos, é uma minúscula água-viva. Quase do tamanho da unha de um dedo mindinho, a Turritopsos dohrnii reverte o ciclo de vida ao chegar na idade adulta, retornando à juventude em um círculo interminável.
Conforme anunciado por pesquisadores russos, um animal microscópico denominado rotífero bdeloide voltou à vida após passar 24 mil anos congelado no solo congelado da Sibéria. Depois de reaquecido, ele foi capaz inclusive de se reproduzir assexuadamente por meio de um processo chamado partenogênese.
Qual é o bicho mais forte que já existiu no mundo?
O besouro-rinoceronte é capaz de levantar objetos que pesam até 850 vezes o seu próprio peso, o que seria equivalente a um humano de 70 kg levantando cerca de 60 toneladas. Isso significa que, em termos proporcionais, esse inseto é o animal mais forte do mundo em relação ao seu tamanho.
Muita gente acha que os axolotes são bichos de estimação, mas no Brasil, a comercialização dessa espécie de salamandra são ilegais. Comprar e vender axolotes é crime ambiental no Brasil, sujeito a multa de R$ 5 mil por animal apreendido.
Em resumo, você pode tocar um axolote, mas realmente deve evitar fazer isso a todo custo e somente quando completamente necessário. Eles não são um animal de estimação para ser manuseado. Eles se sentem lisos, e é só isso.
Existe axolote no Brasil? O axolote não é uma espécie nativa do Brasil, ou seja, não ocorre naturalmente em ambientes brasileiros. Os axolotes são uma espécie endêmica do México, ocorrendo na natureza apenas nessa região e em nenhum outro lugar do mundo.