Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada. "Uma das faixas de frequência utilizadas para comunicação dos celulares é próxima à faixa utilizada por um dos instrumentos de navegação de avião.
Logo, seu aparelho não irá causar uma catástrofe. Isso não quer dizer que não hajam consequências para o passageiro: isso porque boa parte das companhias aéreas ainda não implementaram mudanças em seus procedimentos e preferem agir com conservadorismo sobre conexões sem fio.
E sem dúvida alguma você já se perguntou: – se alguém deixar o celular ligado, o avião vai cair? Bom, a resposta para essa pergunta é não. Mas, como os celulares emitem ondas de rádio, eles podem sim interferir na comunicação do avião e seus equipamentos, como o sistema contra colisão ou os radares, por exemplo.
Sim, já é possível usar a internet no avião, mas isso depende muito da companhia aérea que está realizando o voo. Lembre-se de que o serviço de internet nem sempre é gratuito e as taxas cobradas podem variar de companhia para companhia. Por esse motivo, consultar a empresa antes de fechar o pacote é muito importante.
Quando o telefone está no modo avião, esse risco é eliminado. Ou seja, a comunicação do piloto, com radares e navegação, acaba não sendo prejudicada. "Uma das faixas de frequência utilizadas para comunicação dos celulares é próxima à faixa utilizada por um dos instrumentos de navegação de avião.
O modo avião desabilita os dados móveis (sinal de 4G ou 5G) e ligações no celular, sem a necessidade de deixá-lo desligado durante toda a viagem. Desta forma, o recurso permite ainda que o dispositivo se conecte à Wi-Fi da aeronave.
O que acontece com o WhatsApp no modo avião? Já que para utilizar o WhatsApp é preciso estar conectado a uma rede móvel ou Wi-Fi, e o modo avião desativa essas conexões, o aplicativo entenderá que você está offline.
Os aparelhos com baterias de lítio metálico ou de íon de lítio devem ser transportados no item pessoal e/ou mala pequena. A maioria dos outros aparelhos eletrônicos que contêm baterias são permitidos na mala pequena o ou bagagem despachada.
Sim, embora o sinal de internet não funcione do “modo tradicional”, pois precisa ser adaptado para o uso em aeronaves, é possível usar internet dentro do avião, desde que a companhia aérea ofereça esse serviço.
Não é permitido o uso simultâneo, porém, é possível migrar de um dispositivo para outro. Não é possível utilizar em trechos diferentes caso o passageiro esteja em conexão, nestes casos, é necessário a compra de um pacote por voo.
Laptops e outros periféricos podem ser usados durante o voo normal desde que esteja ativado o modo de voo. As transmissões via Bluetooth, como smartwatches, smartphones, fones de ouvido, teclados, controladores de jogos, etc. são permitidas a bordo de toda a aeronave durante todos as fases do voo.
Durante a viagem, se a companhia aérea demonstrar que o sistema comporta os equipamentos ativos, sem qualquer risco, o uso está liberado. Do contrário, os celulares, se ligados, devem ficar no modo avião. O mesmo vale para outros equipamentos eletrônicos, como mp3, mp4, notebook, tablet ou câmeras.
Agora você pode viajar com Wi-Fi liberado para enviar e receber mensagens de texto em voos da LATAM pelo Brasil. Mantenha-se conectado e converse pelo WhatsApp e outros apps. Verifique se a aeronave conta com este serviço e faça seu login.
O que acontece se não colocar o celular em modo avião?
Pesquisas científicas mostraram que celulares podem interferir na operação normal de equipamentos de aeronaves e também podem causar interferência nos fones de ouvido do piloto, segundo a Autoridade de Aviação Civil dos EUA.
No entanto esse hábito não teria uma recomendação no sentido de ter alguma necessidade. Por mais que usar o Modo Avião possa trazer uma duração de bateria maior, usando esse recurso o dispositivo pode estar deixando de receber atualizações e correções importantes, como as atualizações em segundo plano.
As normas de uso do aparelho são todas regulamentadas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. No avião, você pode mexer no celular, notebook e tablet. Para isso, os dispositivos devem ser desligados nos períodos de turbulência, decolagem e pouso.
Pacotes de wi-fi. Se houver Wi-Fi em seu voo, você pode comprar um dos pacotes de WiFi. Os pacotes disponíveis dependem do seu destino e do tipo de aeronave com a qual você está voando. Você pode adquirir seu pacote de Wi-Fi durante o check-in ou após embarcar no voo.
Atualmente, o Wi-Fi está liberado, principalmente porque as operadoras de voo entenderam ser possível oferecer acesso à rede durante a viagem. Na maior parte das operadoras os únicos momentos em que os aparelhos celulares precisam estar com Wi-Fi desligado são nos momentos de pousos e decolagens.
Pode usar 4G no avião? No avião, não é possível utilizar o 4g em si, conforme estamos familiarizados. Novamente, o motivo se dá devido as possibilidade de interferências com a aeronava e a cabine que comanda.
O benefício de Internet do avião contempla voos nacionais e internacionais? Sim. Voos nacionais e internacionais em aeronaves GOL e LATAM equipados com a tecnologia via satélite da Intelsat.
É uma dúvida comum entre os passageiros de avião: posso usar o WhatsApp ou outros serviços de troca de mensagens durante o voo? A resposta é : sim. O g1confirmou que três companhias nacionais já oferecem os serviços de troca de mensagens durante os voos: Gol, Latam e Azul.