Mas suas peculiaridades não param por aí: antes, o animal possuía três olhos que enxergavam. Atualmente, o chamado “olho parietal” não exerce mais o sentido da visão, embora tenha retina, lente e nervos conectados ao cérebro – mas que estão degenerados.
🤔 Hoje, apresentamos a cuíca-de-quatro-olhos, que apesar de receber esse nome, tem por característica principal uma mancha clara e definida sobre os olhos. Esse animal pode ser encontrado tanto no solo quanto nas copas das árvores.
O peixe de água doce chamado Quatro-Olhos é conhecido popularmente como Tralhoto. Anableps anableps. Sua espécie é distribuída no delta do rio Amazonas.
A maioria das aranhas usa veneno para matar suas presas. Na ponta das garras ficam duas estruturas semelhantes a seringas, ocas e pontiagudas, usadas para picar o corpo da presa e injetar o veneno, que é produzido em glândulas especiais. A maioria das aranhas têm 8 olhos. Algumas têm 6, 4 ou 2 olhos, ou mesmo nenhum.
Descrição. As borboletas têm um par de olhos compostos. Cada olho tem até 17.000 mini olhos, cada um com sua própria lente, uma haste única e até três cones. Os olhos têm fotorreceptores para até nove tonalidades, uma das quais é o ultravioleta, portanto comprimentos de onda de luz de 254 a 600 nm.
Cada olho seu é composto por mais de mil pequenos olhos minúsculos hexagonais, cada um com seu próprio cristalino e retina, como os olhos da maioria dos insetos.
Pode-se reconhecer as moscas pela cabeça, nitidamente distinta e móvel, com dois grandes olhos facetados. Algumas possuem o aparelho bucal com capacidade para absorver líquidos enquanto que em outras o aparelho bucal é do tipo picador.
Os maiores olhos do reino animal pertencem à lula-gigante. Podem ter entre 30 e 40 centímetros de diâmetro (maior do que o prato em que comes!) e são mais ou menos do tamanho de uma bola de basquetebol. A vieira, por sua vez, não tem olhos grandes, mas tem muitos: mais de 100! Na verdade, é o animal com mais olhos.
Pequena, com cerca de 15 milímetros, a aranha-papa-moscas ajuda no controle de insetos e não oferece risco aos homens. Diferente de outras aranhas, a espécie não constrói teias para pegar as presas. O artifício usado é a visão, já que ela possui oito olhos, dos quais o par frontal é o mais desenvolvido.
As aranhas-saltadoras ou papa-moscas (Salticidae) possuem a melhor visão dentre todas as aranhas, e usam seus quatro olhos principais, para detectar o tamanho, a forma e a cor dos objetos próximos – além de serem capazes de enxergar a luz ultravioleta.
As aranhas-saltadoras, com seus 4 pares de olhos, utilizam a luz verde e uma supervisão de 360 graus para localizar e atacar possíveis presas. Essa enxerga bem! Pra te ver melhorrrrr.
O Princípio dos Quatro Olhos se baseia no fato de que para uma determinada atividade, decisão ou transação possa ser aprovada e transacionada, ela deve ter a aprovação de no mínimo 2 pessoas. Este Princípio é usado para facilitar e de certa forma mitigar a autoridade constituída numa figura central e absoluta.
Assim, no decorrer do desenvolvimento do ciclo biológico, apresentam as formas de ovos (lêndeas), ninfas e adultos (fêmea e macho). Os piolhos não possuem asas, sendo denominados de ápteros, apresentam duas antenas curtas e dois olhos pequenos.
A espécie vencedora no quesito melhor visão — entre as aves de rapina — é a águia-de-asa-redonda. Ela é capaz de enxergar um pequeno rato enquanto voa a 5 mil metros de altitude.