Aos dias 26 de outubro de 2022, foi autorizada ordem de serviço n 805033 para reparao de trinca no cabeçote, após avalição feita pela autorizada Cical Honda Go.
Até então aonde eu sabia essa moto era vendida com a historia de que não tincaria mais o cabeçote, pois era cronico ate os modelos 2012. A moto consta todas as revisões feitas na fabrica e mesmo assim veio ocasionar a trinca com 52.000km.
Apesar de ter recebido algumas melhorias importantes, a Honda CB 300R tinha uma grave falha no cabeçote do motor nos modelos entre 2010 e 2012. Esse problema causava vazamentos de óleo, trincos no cabeçote e até mesmo quebra de motor.
A primeira das Twister foi fabricada até 2008, quando deu lugar à CB 300R Twister, que de 2009 a 2015 elevou o patamar de potência. Na sequência veio a CB 250F Twister, com novas tecnologias, e que nos últimos oito anos dominou a cena.
As duas motocicletas ganharam fama por conta das famigeradas trincas no cabeçote, além do enforcamento e até o derretimento das válvulas. No caso da CB 300 e também da XRE 300, há uma deficiência na mistura de ar/combustível no processo de combustão na câmara do motor.
O recomendado é que você inspecione visualmente a condição dos eletrodos e sua folga e respeite a quilometragem indicada pela montadora, de 5000 KM para motos carburadas e 10000KM para motos injetadas.
A diferença entre a Honda CB300 e a CB300R está principalmente no estilo e nas especificações técnicas. Aqui estão as principais diferenças: Estilo: A CB300R é uma motocicleta neo-retro, enquanto a CB300F é uma motocicleta de rua descoberta, com visual mais agressivo e farol frontal mais angular.
Seu câmbio de cinco marchas tem engates precisos e macios fazendo da CB 300R uma moto fácil de pilotar na cidade e gostosa de acelerar na estrada. Sua velocidade máxima é de cerca 150 km/h e o motociclista pode viajar na faixa dos 120 km/h sem problemas.
Não existe cb300r entre 2015 e 2020. A partir do ano de 2015 a Honda retirou do mercado a cb300r pois apresentava problema no motor. A Honda colocou de 2015 até 2022 a Honda cb250 Twister no local.
A adaptação do motor para a nova Honda XRE 300 resultou em problemas de superaquecimento no propulsor, que posteriormente geraram a trinca do cabeçote e vazamento de óleo.
Velas de ignição desgastadas ou sujas podem afetar a qualidade da queima da mistura no motor, resultando em uma perda de potência e um desempenho geral inferior. O veículo pode apresentar uma resposta mais lenta ao acelerador e uma sensação de falta de força.
Apesar de custar pouco, hoje na faixa de 15 a 30 reais, ela pode provocar problemas no funcionamento do carro. É preciso lembrar que ela deve ser verificada a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros, é só conferir no manual.
Uma característica marcante destes modelos é sua agilidade, principalmente nas mudanças de direção. Em função de sua maior potência e torque, a CB 300R larga na frente quando a luz verde do semáforo se acende. Porém, a Fazer se destaca pelo maior ângulo de esterço.
A fábrica de cabeçote para CB 300 desenvolve o componente que nada mais é do que a parte superior do motor da moto, onde estão localizadas as válvulas e as câmaras de combustão. O cabeço desempenha um papel crucial no desempenho do motor, influenciando a eficiência da queima de combustível e a potência gerada.