A Tabela FIPE é atualizada mensalmente e leva em consideração apenas o modelo, a marca e o ano do veículo (lembrando que é apenas o ano do modelo, e não o ano de fabricação).
Se um carro foi fabricado em janeiro, e as fábricas já estão entregando para as concessionárias carros fabricados em janeiro, ele é ano modelo 2019, ano de fabricação 2019.
Embora o ano de fabricação seja importante para compreender a idade e a depreciação do veículo, é o ano de modelo que desempenha um papel mais crucial na contabilização de valores, como na tabela FIPE, no cálculo do IPVA e na definição dos prêmios de seguros.
O que conta no carro, o ano de fabricação ou modelo?
Quando se fala que um carro é ano 2013 / modelo 2014 quer dizer que o veículo foi fabricado no ano de 2013, porém já com todas as especificações do mesmo carro que será feito em 2014.
O carro vale pelo ano de fabricação ou ano modelo?
O que vale é o ano de fabricação ou modelo?
- Na hora de comprar ou vender um carro, novo ou usado, o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Essa confusão é muito comum nos negócios e quem não conhece como funciona o mercado pode acabar sendo prejudicado. Um carro fabricado - digamos - em 2000, modelo 2001, para todos os efeitos é um carro 2001!
Você sabe que o que vale no mercado, para efeito de cotação de preço, é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Explico: um carro 2019/2020 e um 2020/2020 terão o mesmo valor daqui dois, três, quatro anos, quando a pessoa que comprar agora for vendê-lo no mercado de usados.
Na hora de comprar ou vender um carro, o proprietário deve ficar atento. O preço do carro é determinado pelo ano-modelo, não pelo ano de fabricação. Por exemplo, se um carro foi fabricado em 2000, mas o modelo dele é 2001, na hora de vender, o veículo o preço tem de ser baseado no modelo, que é 2001.
Ano de fabricação, cor do carro e revestimento dos bancos são fatores que classificam os veículos. Você sabe quais carros podem ser Uber? Existe uma série de regras que definem os automóveis aceitos na plataforma. No geral, podem circular veículos com menos de 10 anos de fabricação.
A Tabela Fipe não deve sofrer mudanças estruturais nos próximos anos, dado que seus parâmetros de definição de preços já foram bem estudados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, responsável pela atualização da ferramenta.
O ano do veículo refere-se ao ano do modelo e não são considerados veículos para uso profissional ou especial. 3. Os valores são expressos em R$ (reais) do mês/ano de referência.
A Tabela FIPE 2024, criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos, além de ser usada como base para contratos e seguros.
O que vale do mercado é o ano-modelo e não o ano de fabricação. Assim, um carro 2021-2022, por exemplo, tem o mesmo valor do 2021-2022. O que vale é o último número, que é o ano-modelo. Agora, muito cuidado para não comprar o modelo 2021, quer dizer: o 2021-2021.
Se o carro é ano modelo 2023, não importa se ele foi produzido no dia 31/12/2022, ou no dia 01/01/2023. Porque a fábrica introduziu modificações e modernizou o carro quando lançou o ano modelo que pode ter sido em maio, setembro, outubro. Não importa quando foi produzido.
Os valores da Tabela Fipe diferenciam marca, versão e ano do modelo. Se um veículo é 2021/2022, por exemplo, quer dizer que o carro foi fabricado em 2021, mas já é modelo 2022. Logo o valor de referência é o 2022. Há informação de carros usados desde 1985, caminhões desde 1981 e motos a partir de 1990.
Por isso o correto é ter em mente que o que vale na hora de comprar ou vender um veículo é o ano do seu modelo. Concessionárias e revendas de seminovos seguem a tabela FIPE, que por sua vez considera apenas o ano modelo do carro na sua avaliação.
Segundo o texto, órgãos executivos de trânsito dos estados e do Distrito Federal deverão atualizar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) fazendo constar a designação “veículo antigo” para identificar automóveis com 30 anos de fabricação ou mais.
Não é novidade que as concessionárias costumam pagar até 25% abaixo da tabela FIPE, enquanto em lojas de seminovos a avaliação fica 15% abaixo da tabela, em média. Esse valor costuma variar bastante de negociação para negociação, então pesquisar nunca é demais.
Portanto, a presença do vendedor é tão importante quanto o preço do produto, já que o valor sendo menor pode acarretar em dificuldades na hora de pagar as contas da empresa. E para uma boa venda é necessário ter um bom ambiente de trabalho, em que o vendedor sinta-se parte daquele negócio.
O cálculo do IPVA é feito com base no modelo do veículo, seu ano de fabricação e a alíquota, que pode variar de 0,5% a 4% sobre o valor do carro, dependendo do estado em que o veículo foi emplacado. Para saber como calcular o IPVA é necessário saber primeiramente o valor do veículo que você pretende comprar.