Já os antialérgicos que provocam sono, podem diminuir a disposição para a prática de exercícios físicos, o que também pode provocar o aumento do peso. Principais antialérgicos: cetirizina, fexofenadina, dexclorfeniramina, bilastina, desloratadina, hidroxizina, levocetirizina, prometazina e clemastina.
Corticosteroides. Geralmente recomendados em casos mais graves, os antialérgicos corticoides atuam sob a inflamação que pode ser associada ao caso alérgico.
Os antialérgicos mais modernos, também conhecidos como 2a geração, geram menores efeitos colaterais e não causam sono. Allegra® é um exemplo de anti-histamínico de 2a geração1, que tem uma fórmula mais moderna e não tem efeito sedativo.
A Levocetirizina tende a ser mais potente para algumas pessoas, necessitando de doses mais baixas. Ela também costuma ter um início de ação mais rápido e uma duração de ação mais longa em relação à Loratadina.
Medicamentos para tratar alergias engordam? Dra. Leilane Nogueira
Qual o antialérgico mais recomendado?
Quais são os melhores antialérgicos?
Loratadina. A loratadina é um antialérgico de segunda geração muito usado para tratar sintomas de alergias, como tosses, espirros, coriza, coceira nos olhos e nariz, causados por exposição a alérgenos. ...
Qual a diferença entre o Loratadina e o Allegra? São dois antialérgicos: loratadina e fexofenadina (princípio ativo do Allegra). A fexofenadina é mais segura, pois é minimamente metabolizada.
Loratadina comprimido, xarope ou gotas (Claritin ou Loratamed); Desloratadina comprimido, xarope ou gotas (Desalex, Esalerg ou Sigmaliv); Fexofenadina comprimido ou xarope (Allegra ou Altiva); Cetirizina cápsula, comprimido ou gotas (Reactine ou Zyrtec);
ANTI-HISTAMÍNICOS – Um dos medicamentos antialérgicos mais antigos e bem estabelecidos, os anti-histamínicos atenuam a reação alérgica – principalmente, por bloquear os efeitos da histamina (coceira, inchaço e produção de muco) nos tecidos.
A furosemida, hidroclorotiazida ou espironolactona são exemplos de remédios diuréticos, que servem para o tratamento de problemas como pressão alta, insuficiência cardíaca e inchaços nos tornozelos, pés e pernas, causados por alterações no funcionamento do coração ou doenças no fígado ou rins, por exemplo.
É possível evitar o ganho de peso por causa do uso de corticóides alimentando-se de forma saudável, reduzindo a ingestão de sódio e fazendo exercícios físicos para queimar o excesso de calorias.
Embora a prescrição de antidepressivos para tratar a obesidade seja considerada adequada por especialistas em alguns casos, pacientes relatam insegurança e falta de informação quanto ao uso dos medicamentos. Cloridrato de fluoxetina, de sertralina e de bupropiona são os mais recomendados em consultório.
O lado positivo de tudo isso é que, em condições normais, melatonina não engorda. Ao menos não se tem notícia amplamente aceita de que isso ocorre. Assim, quem sofre de insônia pode optar por esse tratamento sem se preocupar com o peso.
Qual o melhor antialérgico? Os melhores antialérgicos são os de segunda e terceira geração, pois não costumam causar sonolência e podem ser administrados apenas 1x/dia. Para o tratamento de rinite, conjuntivite alérgica e urticária esses são os medicamentos de escolha.
E, sim, um dos efeitos secundários dos corticoesteroides é o ganho de peso (40 a 70% das pessoas reportam-no) e tal está bem documentado sobretudo com a sua utilização a longo prazo (acima de dois/três meses).
Os antialérgicos podem ser usados pontualmente para o alívio rápido dos sintomas, mas também por mais tempo, quando e se necessário4. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, o uso prolongado não está associado a efeitos colaterais significativos4.
Loratadina é corticoide? Não, Loratadina é um antialérgico, conhecido como anti-histamínico. O medicamento é responsável por bloquear a ação da histamina (substância do organismo que reproduz a maioria dos sintomas de rinite e urticária).