Segundo algumas enquetes, homens que usam barbas bem cuidadas têm mais chances de conseguir se destacar no trabalho e estão entre os preferidos por algumas mulheres na hora da paquera. Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância.
Talvez a barba seja o símbolo de poder e virilidade mais arraigado no imaginário da humanidade. No Egito Antigo, os membros mais abastados da sociedade cultivavam os pelos faciais para demonstrar sua superioridade. Na Grécia, os cidadãos também andavam sempre barbudos.
Barbas estão ligadas a força e virilidade, sendo percebidas como saudáveis e confiáveis. Homens barbudos valorizam relacionamentos de longo prazo. A pesquisa aponta que o crescimento da barba não compensa áreas de masculinidade, mas busca transmitir confiabilidade e amizade.
Fisiologicamente, a função da barba é de aquecer e proteger o rosto mecanicamente, filtrar o ar da respiração, além de funcionar como dimorfismo sexual entre seres humanos.
Embora muitos pensem que a barba seja algo para reforçar a masculinidade, na verdade é uma forma de mostrar que o homem se preocupa com sua imagem, que está satisfeito com seu visual, ao mesmo tempo em que se arruma para ser a sua melhor versão.
Segundo esse estudo, os pelos do seu rosto funcionam mais ou menos como a proteção dos pelos do seu nariz, aprisionando poluentes que podem prejudicá-lo ao entrar no seu corpo e mantendo a respiração mais fácil durante o dia.
Auto percepção e comportamento. Deixar a barba crescer afeta a forma como você se comporta, pois afeta a forma como você se percebe. Da mesma maneira que a barba transmite para os outros ideias como dominância, status e poder, ela também transmite alguns significados para você.
Tradicionalmente, os judeus ao longo dos tempos usam barbas, a fim de não chegar nem perto de destruir as partes proibidas de suas barbas. Isso também acontece na Europa Oriental, onde a grande maioria dos judeus deixavam crescer completamente a barba até meados do século XIX.
Um estudo publicado na prestigiada revista Science concluiu que usar barba é sinal de boa saúde. Isso porque, historicamente, o pelo facial era terreno fértil para os parasitas, o que levava ao surgimento de infecções variadas.
Alemanha. Há tempos que na Alemanha a barba e o bigode passaram a ser muito mais do que apenas uma opção para mudar o visual. Todos os anos por lá, é promovido o Campeonato Internacional de Barba e Bigode.
Segundo algumas enquetes, homens que usam barbas bem cuidadas têm mais chances de conseguir se destacar no trabalho e estão entre os preferidos por algumas mulheres na hora da paquera. Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância.
A barba, que já foi vista como um símbolo de piedade religiosa, agora representa uma atitude política e é um sinal de como as coisas estão mudando rapidamente no país. Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé.
Pesquisas apontam que estilos de barba mais curtas como a barba por fazer, são a escolha que estão no topo da lista da mulherada quando o assunto é atração física, esse estilo de barba atraente é a escolha considerada por 75% da mulherada que foi entrevistada!
Ao longo da história, a barba e o cabelo foram as características corporais mais utilizadas para a significação de poder, masculinidade e posição social. Cor, forma, corte e até textura comunicam inúmeros significados, tendo implicações expressivas no modo como as pessoas se relacionam.
Entre os judeus, e de modo geralno oriente, sempre foi atribuída grande importância à barba, como sinal de excelsa civilidade – e para o homem não havia maior ofensa do que tratá-la alguém com indignidade. Tocar-lhe alguém com a mão, mostrando desprezo, era grande insulto (1 Cr 19.4 – 2 Sm 10.4,5 – 20.9).
Uma barba saudável e cheia necessita de um produto de condicionamento para evitar a desidratação provocada pelas poeiras do ambiente. Aplique pela barba toda e deixe atuar durante cinco minutos. Você vai notar uma barba mais macia e com menos frizz. Você pode enxaguar ou mante-lo na barba.
Entenda o Impacto da Barba na Atração. A barba é muito mais do que um mero traço estético masculino; ela pode ser uma poderosa ferramenta de sedução e uma expressão de cuidado pessoal.
Além de proteger a bochecha e o queixo dos raios UV, o bigode serve como uma barreira natural contra bactérias contidas na poeira, um dos agentes causadores da asma. Há ainda a possibilidade de inflamações na garganta durarem menos tempo, também por conta dos pelos faciais.
Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pêlos do corpo e os ofereciam aos deuses.
Segundo um estudo realizado pelo site match.com os homens de barba são mais atraentes e têm uma vida sexual mais ativa. Este facto está relacionado com a testosterona até porque esta hormona é a responsável pelo crescimento do pelo.
Para as mulheres, homens com barba têm preferência. É isso que comprova um estudo recente realizado pela Universidade de Queensland, na Austrália, onde as mulheres entrevistadas afirmaram preferir os homens com barba para se relacionar afetivamente.
No visagismo masculino, o bigode pode ser um poderoso comunicador de arquétipos: 1. Bigode Reto: Transmite seriedade e confiabilidade, indicando uma personalidade equilibrada e tradicional. 2. Bigode Ascendente: Sugere criatividade e excentricidade, refletindo um espírito aventureiro e um senso de humor.