O tratamento de escolha é feito com metronidazol 2 g, dose única [2,7]. Podem ser utilizados outros esquemas como: metronidazol 500 mg, de 12/12 h, por 7 dias, OU clindamicina 300 mg, 12/12 h, por 7 dias, OU tinidazol 500 mg, 4 comprimidos, dose única [1,14,15].
Caso houvesse contaminação por bactérias, a melhor forma de tratar seria por antibióticos. Se a uretrite for causada por vírus, o médico poderá receitar antivirais ou fazer uma cauterização através de laser e/ou eletrocauterização. No caso de fungos, o melhor tratamento envolve antifúngicos.
O tratamento da uretrite depende da causa e normalmente envolve o uso de antibiótico de acordo com o tipo de uretrite: No tratamento da uretrite não-gonocócica, normalmente é utilizado: Azitromicina: 1g, por via oral em dose única ou; Doxiciclina: 100 mg, por via oral, 2 vezes ao dia, por 7 dias.
Como os sintomas da uretrite podem ser ainda confundidos com os manifestados por outras condições – cistite aguda, pielonefrite aguda, vulvovaginite bacteriana, cervicite, prostatite e tricomoníase –, por exemplo, é importante procurar um especialista se for observada a presença de algum deles, isoladamente ou em ...
Já os homens geralmente manifestam dor durante a ejaculação, secreção peniana, sensação de ardor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen, coceira, sensibilidade ou inchaço no pênis e nódulos na região da virilha.
De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.
A uretrite é uma inflamação ou infecção da uretra com consequente surgimento de secreção e sintomas. Esta inflamação pode ser: de causa bacteriana (gonococo, clamídia, E. Coli); de causa química (por exemplo, espermicida usado durante as relações); e de causa traumática (cirurgias, corpo estranho).
Organismos – como Neisseria gonorrhoeae, que causa gonorreia – podem espalhar-se pela uretra durante a relação sexual com um(a) parceiro(a) infectado(a).
Depende do tipo de bactéria responsável pela uretrite, mas, no geral, caso o tratamento seja efetivo, em 1 a 2 semanas há resolução dos sintomas. Se persistirem, deve-se prosseguir a investigação. Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
O esquema terapêutico preferencial, preconizado para o corrimento uretral passa a ser constituído pela terapia dupla de ceftriaxona 500mg intramuscular (IM) associada à azitromicina 1g (VO) em dose única. O antibiótico ciprofloxacino não deve ser mais utilizado para tratamento do corrimento uretral.
1) Beba muita água. Beber bastante água é uma das melhores maneiras de aliviar os sintomas da infecção urinária. Isso ajuda a diluir a urina e a eliminar as bactérias do trato urinário. Contudo, a ingestão de água descontrolada, pode influenciar na pressão.
A uretrite não é uma IST, mas pode ser causada por agentes transmitidos via contato sexual (vaginal, anal e oral). Os mesmos agentes que causam a infecção da uretra podem acometer a faringe e o ânus, por exemplo, assim como outros órgãos, mas, nesse caso, a infecção não é considerada uma uretrite.
O que acontece se não tratar a uretrite? A inflamação na uretra pode evoluir para doenças mais graves, especialmente em mulheres, como a cervicite (inflamação no cérvix, ou colo do útero), além de inflamação em outros órgãos.
Outros antibióticos receitados são: fosfomicina (Monuril), que é um remédio de dose única; sulfametoxazol + trimetoprima; penicilinas ou cefalosporinas, como amoxicilina, cefalexina ou ceftriaxona; azitromicina; axetilcefuroxima (Zinnat) e doxicilina.
Além da coleta de secreção, pode ser solicitada a urinálise, que rastreia amostras de urina para identificar os patógenos causadores da uretrite. Exames de sangue não costumam ser muito solicitados, mas podem ser realizados caso o médico desconfie de outros fatores que podem estar relacionados à uretrite.
Quando a uretrite é bacteriana, os sintomas são bastante semelhantes entre si: corrimento vaginal com dor no baixo ventre, semelhante às cólicas, nas mulheres, e corrimento no pênis e disúria (dor ao urinar), nos homens. Ambos manifestam dor durante as relações sexuais.
A inflamação na uretra pode ser tratada com antibióticos, em caso de infecção bacteriana. Geralmente, é medicada uma dose única, o que não garante a imunidade se a pessoa voltar a ter contato com a bactéria.
As uretrites têm diversas causas. Talvez a conhecida há mais tempo seja a uretrite gonocócica, descrita por Hipócrates 400 anos antes de Cristo e provocada pela bactéria Nesseria gonorrheae, que pode desenvolver-se também em órgãos como a faringe e o canal do ânus.
Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas? Pode demorar até 21 dias depois do contato sexual com a pessoa infectada. Após 1 a 3 dias, a pessoa pode ter queixa de ardência ao urinar, seguida por corrimento. Em algumas pessoas pode haver febre e outras manifestações gerais de infecção.
Os sintomas de candidíase masculina são bem marcantes e fáceis de notar. A glande, por exemplo, costuma ficar avermelhada, ressecada e, em alguns casos, até mesmo inchada. Além disso, há uma hipersensibilidade na área e coceira frequente.
Os sintomas mais frequentes de lesões uretrais incluem sangue na extremidade do pênis (nos homens) ou na abertura uretral (nas mulheres), sangue na urina, incapacidade de urinar e dor durante a micção. Hematomas poderão ser visíveis entre as pernas ou nos genitais.