Tiago Menor era um zelota revolucionário. Tiago Menor, apóstolo de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e Irmão de Judas Tadeu. Era filho de Alfeu, um irmão de São José, e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima.
Nas referências a João no livro de Atos, ele é retratado como um companheiro constante e forte de Pedro. João estava com Pedro quando ele curou o homem coxo no templo e juntos pregaram corajosamente perante os líderes judeus de Jerusalém.
Tiago, o Justo (em hebraico: יעקב; em grego: Iάκωβος), morto em 62 d.C., também conhecido como Tiago de Jerusalém ou Tiago, irmão do Senhor, foi uma importante figura nos primeiros anos do Cristianismo.
O personagem Mateus, interpretado pelo ator Paras Patel, discípulo de Jesus e ex-cobrador de impostos é autista. Em uma entrevista a equipe de produção de The Chosen explicou por que o personagem de Mateus é retratado como autista na série.
A tradição conta ainda que São Bartolomeu foi martirizado por esfolamento. Após ser torturado, teve a pele arrancada aos poucos e por fim morreu decapitado. As relíquias dele estão hoje em Roma, numa igreja construída sobre um antigo templo dedicado ao ídolo Asclépio.
Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.
Você certamente já sabe: São João foi o único dos Apóstolos a não morrer mártir. Mas isso não significa que ele não tenha sofrido por seu Senhor. Conheça a história do “quase-martírio” do discípulo amado ante a Porta Latina, em Roma, no ano 95.
Provavelmente era chamado de “o menor” por ser de estatura menor ou por ser mais jovem que o outro Tiago. Era também chamado de “o justo”, devido a sua grande piedade. Ele trabalhou nas proximidades de Jerusalém, onde se acredita que tenha sido Bispo. Ele é o mais controverso e estudado dos apóstolos.
Essa é apenas mais uma história de alguém que vivia a margem da sociedade por ser deficiente físico, e esse o era, desde o ventre da sua mãe (Atos 3.1-10). Homem pobre, paupérrimo e impotente, que vivia de mendicância há 40 anos, e que retrata o quadro da miséria humana.
Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.
Num dos episódios de The Chosen, pergunta-se a Tiago por que Jesus não o curou de sua deficiência. Ross disse que a cena mostra “a luta de seu personagem pela propria aceitação e contra suas inseguranças”, o que o levaria a “se dar conta de que nem todo mundo precisa ser curado.”
No entanto, o caso de Timóteo parece ser menos o de uma doença a ser curada, e mais um comportamento desnecessário que precisava mudar e que vinha resultando em debilidade física, na visão do apóstolo. Notem que o apóstolo Paulo tampouco equipara a fraqueza [astheneia] de Timóteo com a sua fraqueza.
No Concílio de Jerusalém, onde se discutiu o problema da circuncisão e da lei mosaica a serem impostas ou não aos convertidos do paganismo, Tiago teve um papel importante quando deu sua opinião, aceita por todos (At 15). Ele também escreveu uma epístola.
A morte do apóstolo Bartolomeu. Acredita-se que Bartolomeu, também chamado de Natanael, tenha pregado o Evangelho na Ásia Menor. Algumas tradições dizem que ele foi açoitado até a morte. Outras tradições dizem que ele foi esfolado vivo e ainda crucificado.
Lucas Evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo. Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14.
A série The Chosen, que traz a história de Jesus, tem a representação do discípulo Mateus como autista, interpretado pelo ator Paras Patel. O criador, diretor e roteirista da série, Dallas Jenkins, tem uma filha autista e, por isso, quis retratar Mateus.
São Mateus era conhecido como Levi, um pecador, um cobrador de impostos. Abandonou sua profissão e seus pecados para se tornar um dos Doze Apóstolos. Para mostrar sua mudança de vida, deixou para trás o nome recebido de seus pais para se tornar Mateus.