Reduz o desgaste das peças O amaciamento do motor ajuda a reduzir o desgaste das peças internas, permitindo que elas se ajustem e se desgastem de forma mais suave. Durante os primeiros quilômetros, as superfícies rugosas das peças internas vão polir gradualmente, resultando em menos atrito e desgaste.
Se no período de amaciamento o metal se expande mais do que o requerido, o desgaste entre as peças será maior, afetando a eficiência do nosso motor a longo prazo, em vista que as folgas tenderão a aumentar com o uso durante a vida útil do motor.
Quando o proprietário compra um carro novo, é necessário realizar o que chamamos popularmente de “ amaciamento do motor ”. Este processo serve para adequar as peças novas presentes no interior da mecânica do carro. E ajuda o veículo a funcionar corretamente, aumentando a vida útil e a eficiência do automóvel.
Um dos manuais consultados indica manter a rotação entre 2.000 e 4.000 rpm para garantir o melhor amaciamento do motor. Portanto, evite demorar muito para trocar as marchas durante a aceleração, justamente para não elevar bruscamente o giro.
O importante é manter a rotação do motor no carro novo
Ficou muito mal explicada essa informação no manual. Mas basta você saber que o importante é manter a rotação do motor entre 3.000rpm e 3.500rpm, constantemente. Pode esquecer do fator velocidade.
A resposta parece ser simples. É possível transitar nas ruas de todo o País com o carro sem placa por até 15 dias, contados a partir da data de compra identificada na nota fiscal do veículo.
Normalmente, o amaciante é usado na última etapa da lavagem e, além da função citada acima, ele também aumenta a durabilidade das roupas, servindo como um protetor das fibras dos tecidos. E também, o produto evita o desbotamento dos tecidos e tornam a peça mais fácil de passar.
De 1.000 a 3.000 km Acelere, dê umas esticadas, mas curtas e por pouco tempo. É importante que as marchas sejam trocadas para amaciá-las em todos os níveis. Mas atenção: não ultrapasse a faixa vermelha (se sua moto tiver conta giros). Depois dos 3.000 a moto já está amaciada.
respeite o tempo de aquecimento do motor e não saia com a moto fria. Espere alguns minutos até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento; não deixe o motor da moto ligado sem necessidade e desligue-o quando for ficar parado por muito tempo.
A vida útil de um motor retificado pode chegar a 100 mil km, mas essa medida pode variar de acordo com a qualidade do trabalho de retificação e, claro, o uso e a manutenção subsequentes do veículo.
Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.
A média considerada pela maioria das concessionárias para definir um carro como seminovo é abaixo dos 20.000km rodados. Já a quilometragem alta se enquadra acima dos 100.000km.
"Um motor novo deve ser 'amaciado' durante os primeiros 1.500 quilômetros. O atrito interno das primeiras horas de uso é maior do que o atrito posterior, quando todas as peças móveis já estiverem ajustadas umas às outras", informa o documento.
Quanto tempo leva para amaciar o motor retificado?
Por exemplo, o motorista deve ficar atento ao amaciamento das peças. Retíficas mais especializadas, que possuem um equipamento chamado dinamômetro, já entregam o motor pré-amaciado. Caso contrário, o motorista terá que fazer esse trabalho por conta própria, geralmente entre 500 e 1000 quilômetros após a retífica.
Após o prazo de 15 dias, circular com um carro novo sem placa é considerado infração de trânsito. As consequências podem incluir multas, pontos na CNH e até mesmo a apreensão do veículo.
Como saber se a retífica foi bem-feita? A principal maneira de perceber se a retífica foi bem executada é observar seu carro nos primeiros 1000 km rodados após o serviço. É importante manter a água e óleo dentro dos limites adequados neste período, e claro, sempre.
Quando é necessário fazer a retífica do motor? A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados. Isso porque, devido à alta temperatura e ao atrito das peças, o motor fica naturalmente desgastado, até o ponto em que não há outra alternativa a não ser fazer a retífica.
O que é amaciar o motor? Amaciar o motor é um processo recomendado para veículos novos ou após uma reconstrução completa do motor. Esse processo envolve a utilização gradual do motor durante os primeiros quilômetros de uso, permitindo que as peças internas, como pistões, anéis e cilindros, se ajustem entre si.