Qual artigo da ADC?

A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) foi introduzida no ordenamento jurídico pela Emenda Constitucional n.º 3/93 com a alteração da redação do artigo 102, inciso I alínea a, e acréscimo do § 2º ao referido artigo, bem como o § 4º ao artigo 103, todos da Constituição Federal, tendo o sua disciplina ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Qual artigo fala da ADC?

L9868. LEI No 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual o artigo da ADI?

A Ação Direta de Inconstitucionalidade genérica, conhecida como ADIN advém do controle concentrado de constitucionalidade e é promovida mediante ação judicial, e está prevista nos artigos 102 I, “a” e 103 da CF/88.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quando é cabível uma ADC?

A ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade), prevista no art. 103 da Constituição Federal de 1988, é um instrumento essencial para o controle concentrado de constitucionalidade. Ela é utilizada quando há uma controvérsia judicial em relação à constitucionalidade de um ato normativo federal, ou parte dele.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grancursosonline.com.br

O que é a ADC?

É impetrada no Supremo Tribunal Federal, visando à declaração de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. As decisões definitivas de mérito sobre essa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Judiciário e do Executivo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Legitimados para ADI, ADC, ADPF e ADO: análise da jurisprudência para concursos e exame de ordem

O que diz o artigo 103 da Constituição Federal?

Art. 103. da Constituição da República Federativa do Brasil. § 2º Declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao Poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normas.leg.br

Quem pode propor ADC artigo?

Somente podem propor ADC o presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados ou o procurador-geral da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Quem julga a ADC?

O órgão competente para apreciar a ADC/ADECON é o Supremo Tribunal Federal (STF), como estabelece o art. 102, I, a, da CF/88.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quais leis podem ser objeto de ADC?

Podem ser objetos de ADC Lei ou ato normativo FEDERAL, e, em razão do caráter dúplice e ambivalente da ADI e ADC, há fungibilidade entre ambas ações, conforme art. 24, Lei 9.868/99: Art. 24.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais são os requisitos da ação declaratória de constitucionalidade?

Para que a ADC seja ajuizada, faz-se necessário o preenchimento de certos requisitos, quais sejam: controvérsia judicial relevante e conteúdo mínimo da petição inicial (art. 14 da Lei Federal nº 8.868/99). - Controvérsia judicial relevante: um estado de incerteza sobre a constitucionalidade de uma norma (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é a ADC 48?

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso reafirmou a constitucionalidade da terceirização da atividade-fim de empresas. A decisão cautelar foi proferida na ADC 48 (Ação Declaratória de Constitucionalidade) ajuizada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnt.org.br

É legitimado para propor a ação declaratória de constitucionalidade?

Atualmente, podem propor a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal: o presidente da República; a Mesa da Câmara dos Deputados; a Mesa do Senado Federal; e o procurador-geral da República.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Quando cabe ação direta de inconstitucionalidade?

Ação que tem por objeto principal a declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. É proposta perante o Supremo Tribunal Federal quando se tratar de inconstitucionalidade de norma ou ato normativo federal ou estadual perante a Constituição Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Onde cabe ADC?

Busca-se por meio desta ação declarar a constitucionalidade de lei ou ato normativo federal. O objeto da referida ação é lei ou ato normativo federal. O órgão competente para apreciar a Ação Declaratória de Constitucionalidade é o STF de acordo com o artigo 102, I, a, da Constituição Federal de 1988.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quem pode requerer ADC?

Somente as seguintes pessoas/ entidades podem propor esta ação: Presidente da República; Mesa da Câmara dos Deputados; Mesa do Senado Federal; Mesa da Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do DF; Governador de Estado ou do DF; Procurador-Geral da República; Conselho Federal da OAB; Partido político com ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em normaslegais.com.br

Quando usar ADI ou ADC?

A ADI é utilizada para questionar leis ou atos normativos federais ou estaduais que violam a Carta Magna. No caso da ADC, o objeto de questionamento são apenas as leis ou os atos normativos federais. A ADPF foi regulamentada em 1999, por meio da Lei 9.882/1999.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Qual é a lei da ADI?

Lei da Ação Direta de Inconstitucionalidade | LEI No 9.868, DE 10 DE NOVEMBRO DE 1999. Art. 1o Esta Lei dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual é a diferença entre ADI e ADIn?

ADI e ADIn são duas formas de se referir à “Ação Direta de Inconstitucionalidade”. Ambas estão corretas, no entanto, de acordo com a doutrina, como o Supremo Tribunal Federal tem optado pelo termo ADI, este seria mais técnico e, portanto, mais apropriado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jus.com.br

O que não cabe ADI?

Logo, note que não podem ser objeto de ADI: Ato normativo municipal. Ato normativo anterior à CF.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quando que é cabível ADC?

A ADC é utilizada quando há uma controvérsia judicial em relação à constitucionalidade da norma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quais normas podem ser objeto de ADC?

A ADC poderá ter por objeto lei ou ato normativo federal (art. 59, CF – atos normativos primários) das quais se vise a confirmar a constitucionalidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem pode fazer ADC?

Podem propor ADI e ADC: (i) o Presidente da República; (ii) a Mesa do Senado Federal; (iii) a Mesa da Câmara dos Deputados; (iv) a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; (v) o Governador de Estado ou do Distrito Federal; (vi) o Procurador-Geral da República; (vii) o Conselho ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Para que serve a ação declaratória?

É um pedido que a pessoa faz para que o Judiciário declare a existência (ou inexistência, se o juiz assim entender) de uma relação ou situação jurídica. Por exemplo, ação de pedido de naturalização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Quem julga ADC e ADI?

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe: I – processar e julgar, originariamente: a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cj.estrategia.com

Quem tem competência originária para processar e julgar a ADC?

O controle de constitucionalidade da lei ou dos atos normativos é da competência exclusiva do Poder Judiciário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br