Para descobrir qual o código da sua empresa é preciso consultar a tabela CNAE através do site www.cnae.ibge.gov.br, nele é possível consultar o código da sua atividade econômica principal, bem como de atividades mais secundárias, se for o caso.
A CNAE é aplicada a todos os agentes econômicos que se encaixam na produção de bens e serviços. Isso inclui empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e até mesmo agentes autônomos (pessoa física).
A única possibilidade do contador atuar como MEI é se ele começar como um prestador de determinados serviços administrativos. Estes serviços precisam estar enquadrados no CNAE 8219-9/99 – Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.
Se você tem uma Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, por exemplo, e quer saber onde ver o CNAE da empresa, você pode conferir no campo da definição do serviço prestado, que irá indicar o detalhamento da atividade, bem como o código CNAE correspondente.
Para escolher o código CNAE correto, é essencial conhecer bem as atividades desenvolvidas pela empresa e analisar cuidadosamente cada categoria e subcategoria da CNAE. Isso porque o código deve ser selecionado com base na atividade principal do negócio, ou seja, aquela que gera maior receita.
Qual ocupação colocar no MEI para prestação de serviços?
Algumas das atividades que frequentemente se encaixam no MEI incluem prestação de serviços como cabeleireiro, manicure, eletricista, encanador, costureiro, entre outros. No setor de comércio, vendedores de roupas, bijuterias, alimentos, artesanato e pequenas lojas também encontram espaço no MEI.
Quais são as atividades de prestação de serviços MEI?
Existem algumas restrições e limitações impostas pela legislação. Alguns exemplos de atividades que podem ser MEI são: Prestação de serviços de beleza, como cabeleireiro, manicure, esteticista; Serviços de reparação e manutenção, como eletricista, encanador, marceneiro.
Qual é o NCM para prestação de serviços? Como explicamos, o código NCM é voltado para mercadorias, o que não inclui a prestação de serviços. No passado, o NCM utilizado para indicar a prestação de serviços era 99, porém, notas com esse dado deixaram de ser aceitas em 2013. Atualmente, a numeração utilizada é 00.
Para descobrir qual é a classificação de uma empresa, é preciso consultar a tabela CNAE-Fiscal. Nessa tabela constam os código das atividades econômicas principais e, inclusive, a classificação das atividades secundárias que o empreendimento desempenha.
A sigla CNAE significa Classificação Nacional das Atividades Econômicas. É o instrumento de padronização nacional por meio dos códigos de atividade econômica e dos critérios de enquadramento utilizados pelos diversos órgãos da Administração Tributária do país.
Para encontrar o(s) código(s) CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) mais adequado(s) ao objetivo social de sua empresa ou establecimento, acesse a Consulta CNAE do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O IBGE é o órgão gestor da CNAE, responsável pela documentação da classificação, desenvolvimento dos instrumentos de apoio, disseminação e atendimento aos usuários sobre a aplicação da classificação.
O MEI (Microempreendedor Individual) pode consultar o CNAE que melhor representa a sua atividade no Portal do Empreendedor do ambiente gov.br, na tabela Consulta CNAE do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na verdade, CNAE é o registro das atividades das empresas, ou seja, um número que descreve a atividade econômica de um negócio. Já o MEI é a empresa em si, que faz parte do Simples Nacional, com suas definições próprias. O MEI faz uso do CNAE para descrever suas atividades lucrativas.
Qual a ocupação principal do MEI para prestação de serviços?
As atividades de serviços são algumas das principais optadas pelos Microempreendedores Individuais na hora da abertura de suas empresas. Entre elas estão serviços como o de cabeleireiros, manicures, fotógrafas(os), profissionais de marketing, pintores, jardineiros, esteticista, músicos e muitos outros.
Uma das formas de consultar o tipo de uma empresa é por meio do “Código e Descrição da Natureza Jurídica” - informação disponibilizada no Cartão CNPJ. Além disso, o documento de registro da empresa também é instrumento que pode ser utilizado como consulta.