Paloma ficou internada por uma semana no Hospital das Clínicas em São Paulo e foi submetida a vários exames até descobrir que é portadora de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
O físico britânico Stephen Hawking, morto em 2018, foi um dos portadores mais conhecidos mundialmente da ELA. Não há cura para a Esclerose Lateral Amiotrófica.
Quais são as causas da esclerose lateral amiotrófica (ELA)?
No entanto, acredita-se que a doença seja o resultado de uma combinação de fatores genéticos. Fatores genéticos: Cerca de 5-10% dos casos de ELA são considerados familiares, o que significa que há uma predisposição genética para a doença.
ELA é uma forma de doença do neurônio motor. É uma condição dolorosa e debilitadora, que faz com que as pessoas percam gradualmente seus neurônios motores – as células que controlam os movimentos musculares voluntários.
Dessa forma, a esclerose múltipla afeta diretamente o modo de vida dos pacientes, que devem cumprir o tratamento indicado, de acordo com o grau de manifestação. A atriz Cláudia Rodrigues foi diagnostica com a doença no ano 2000. “No início foi um choque. Eu não sabia ao certo o que era e não sabia nada sobre a doença.
Quantos anos vive EM média uma pessoa com esclerose múltipla?
A mediana refere-se ao número do meio, o que significa que metade das pessoas com EM morreu antes dos 76 anos e metade das pessoas com a doença morreu após os 76 anos.
O ator Kenneth Mitchell, conhecido por sua atuação em filmes como "Star Trek" e "Capitã Marvel", morreu neste final de semana aos 49 anos depois de lutar há pelo menos cinco anos contra Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa que pode causar paralisia e morte.
Claudia se divide hoje entre Curitiba, São Paulo Rio, onde passou o réveillon e reviu amigos, como Catarina Abdala. Desde 2022, Claudia se trata com o canabidiolque reduziu muitos dos sintomas da doença e melhorou sua qualidade de vida.
Sua primeira edição - com apenas 100 melhores cantores - foi lançada em 2008 e teve diversas alterações, no entanto, Aretha Franklin, eleita como a maior cantora de todos os tempos permanece em ambas as listas.
As duas condições se diferenciam em vários aspectos, começando pelo sistema que cada uma afeta. "Enquanto a EM afeta o sistema nervoso central, a ELA afeta, principalmente, o sistema motor, ou seja, os neurônios que controlam os músculos, o que faz com que os sintomas sejam diferentes também", comenta.
É possível ter uma vida normal com esclerose múltipla?
São muitas as restrições que a esclerose múltipla pode causar ao paciente, porém nenhuma delas diminui a expectativa de vida ou impede o portador de viver normalmente. Por esse motivo, o tratamento para esclerose múltipla é um aliado para que o paciente consiga levar uma vida normal.
Desde o ano 2000, quando foi diagnosticada com esclerose múltipla, Cláudia Rodrigues se tornou uma das figuras mais conhecidas no Brasil na luta contra a doença.
Ana Beatriz Nogueira, de 55 anos, participou do “Conversa com Bial” nesta quinta-feira, 3, e relembrou os desafios de sua saúde. A atriz foi diagnosticada com esclerose múltipla há 14 anos e, em 2022, com câncer de pulmão.
Soraya descobriu ser portadora de Esclerose Múltipla em 2001. A partir daí, a doença degenerativa foi ganhando espaço. Três meses depois, perdeu a visão do olho esquerdo, já andava com dificuldades e perdia a sensibilidade do corpo, progressivamente.
Acredita-se que a esclerose múltipla é causada por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética (com alguns genes que regulam o sistema imunológico já identificados) e fatores ambientais, tais como infecções virais, deficiência de vitamina D, tabagismo e obesidade.
O teste genético pode ser solicitado pelo seu médico para excluir qualquer forma familiar de Esclerose Lateral Amiotrófica ou mesmo para o profissional saber se o paciente tem uma mutação conhecida.
Não se conhece nenhuma forma de prevenção. Pode ser recomendado o aconselhamento genético se houver história familiar de ELA. Estudos genéticos revelam que a ELA provavelmente não é uma doença única, mas um conglomerado ou combinação de várias doenças relacionadas.