O SR-71 foi a aeronave tripulada operacional de respiração aérea mais rápida e voando mais alto do mundo ao longo de sua carreira e ainda detém esse recorde.
A maioria das aeronaves comerciais é aprovada para voar a um máximo de cerca de 42 mil pés, o chamado "teto de serviço" que explicamos acima. Por exemplo, para o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, com quatro motores e dois andares, o teto de serviço é de 43 mil pés.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
Essa mensagem, geralmente, é ouvida quando a aeronave passa por essa marca, de cerca de 3.050 metros de altura, e é fundamental para a segurança do voo.
O popular modelo agrícola Ipanema, da Embraer, chega a atingir 938 metros de altura. Já a maior altitude registrada foi de um potente supersônico militar soviético modificado, o MIG-25 'Foxbat': em 1977, o piloto Alexandr Fedotov subiu a 37 quilômetros na atmosfera —um recorde na aviação mundial.
A média salarial do cargo de Piloto (Brasil) é de R$ 11.707 por mês. A remuneração variável do cargo de Piloto nessa localização (Brasil) é de R$ 2.207, variando entre R$ 1.188 e R$ 7.534.
Se um avião comercial subir acima de um "teto" de altitude, seu motor vai apagar. Sua velocidade vai reduzir, não haverá empuxo suficiente para mantê-lo no ar e ele vai cair. Também temos que levar em conta a gravidade terrestre, com aceleração de aproximadamente 9,8 m/s².
Em geral, são três horas, mas alguns aviões podem voar mais de seis horas mesmo com algum problema. O que pode assustar muitos passageiros é que, em viagens do Brasil para a Europa, os aviões passam muito mais tempo sobre o oceano Atlântico.
Em termos simples, indica que os pilotos estão agora em uma fase onde toda a sua atenção deve estar concentrada na operação segura da aeronave. Durante a decolagem, por exemplo, os comissários de bordo são instruídos a não entrar em contato com a cabine até ouvirem esse aviso – a menos que haja uma emergência, é claro.
A velocidade padrão de voo de cruzeiro é de cerca de 850 km/h, mas na última semana aviões que sobrevoaram o Oceano Atlântico no Hemisfério Norte chegaram a registrar picos de até 1.350 km/h.
Essa mensagem avisa a tripulação que já encerramos o processo de decolagem ou que estamos nos aproximando do pouso. Abaixo dos 10.000 pés, o equivalente a 3.000 metros, os passageiros devem permanecer sentados e com os cintos afivelados.
Por isso, nenhum tripulante deve acionar os pilotos durante esse momento, que inclui operações de táxi, decolagem, pouso e sempre que a aeronave estiver voando em uma altitude inferior a 10 mil pés - o equivalente a aproximadamente 3 mil metros.
A maioria das aeronaves comerciais é aprovada para voar a um máximo de cerca de 42.000 pés, o chamado "teto de serviço", que explicamos acima. Por exemplo, para o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, com quatro motores e dois andares, o teto de serviço é de 43.000 pés.
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Pistas de pelo menos 1800m de comprimento são adequadas para aeronaves de peso abaixo de 90 toneladas, enquanto que aeronaves maiores precisam de pelo menos 2400m de comprimento. Em maiores altitudes e temperaturas esses comprimentos devem ser maiores.
Qual a temperatura da água a 4 mil metros de profundidade?
É que, por essa latitude, a profundidades superiores a 4 mil m, passam as águas gélidas (com temperatura da ordem de 0,1 °C) provenientes da Antártida, que fluem para o norte e se espalham pelo fundo do oceano.
Combinando o aumento da velocidade na parte superior com a força gerada pelo princípio da ação e reação temos uma força que sustenta o avião: a resultante aerodinâmica.
Por exemplo, aviões de passageiros e cargas produzidos por Embraer, Airbus e Boeing têm a altura máxima de voo variando entre 10.972 e 12.192 metros de altura, de acordo com cada fabricante. Entretanto, o avião de passageiros que possui a maior altura de voo é o jato supersônico, popularmente conhecido como Concorde.
O SR-71 foi a aeronave tripulada operacional de respiração aérea mais rápida e voando mais alto do mundo ao longo de sua carreira e ainda detém esse recorde.