"Por isso elas atacam principalmente tecido de origem animal como seda e lã que possuem queratina na sua composição. Assim como nossos fios de cabelo que caem podem servir de alimento para elas". A traça das roupas tem a fase de ovo, lagarta (a que mais encontramos), de pupa e finalmente de mariposa.
Porém, qualquer roupa que não tenha sido bem lavada e tenha resíduos corporais impregnados (como escamas da pele, suor, urina, pelos), se tornam alvos das traças. Os dois tipos de traça gostam muito de locais escuros e úmidos. É por isso que é muito comum encontrá-las em livros, armários, frestas, gavetas e documentos.
O biólogo Hugo Bascunan explica que as traças geralmente aparecem em ambientes com alguma umidade e sujeira, pois procuram locais para se reproduzir. Por isso, é comum encontrá-las dentro de armários, guarda-roupas e gavetas, nas frestas de pisos e rodapés e também em paredes e cantos da casa.
AS DIFERENÇAS ENTRE AS TRAÇAS DE TECIDO E DE PAPEL! COMO SÃO ESSES BICHINHOS? COMO EVITÁ-LOS? VEJA!
O que a traça vira?
A traça das roupas tem a fase de ovo, lagarta (a que mais encontramos), de pupa e finalmente de mariposa. Uma curiosidade é que a mariposa não possui nem aparelho bucal desenvolvido, ou seja, ela não come nada depois de virar mariposa, e morre rapidamente.
Um dos métodos infalíveis para acabar com as traças é com o uso de vinagre. Para isso, misture 250 ml de vinagre branco e 250 ml de água e coloque num borrifador. Para aplicação, basta retirar todas as roupas do armário e passar o líquido por todo o local com o uso de um pano limpo.
O capim-limão, conhecido por seu aroma refrescante, também pode ser usado para afastar traças. Faça sachês com folhas secas de capim-limão e coloque-os dentro de armários e gavetas.
Dica 3: Vinagre, limão, folhas, ervas e condimentos
Você pode usar essa solução para passar roupa. O óleo essencial de lavanda é outra substância que ajuda a acabar com as traças nas roupas. Coloque algumas gotinhas em um borrifador com água e use nas roupas antes de passá-las.
Os insetos da ordem Thysanura não têm asas. Seu corpo alongado e achatado, com antenas nas pontas, lembra o de uma barata miúda. A diferença está na coloração acinzentada. Por tal motivo, esses exemplares também recebem o nome de silverfish, ou peixe prateado.
As cascas de laranja e de limão também são muito indicadas nesses casos. Coloque em um saquinho pedaços de cascas dos ingredientes e espalhe pelos lugares. Além de prevenir o aparecimento de traças, o armário fica perfumado. O cheiro é delicioso e lembra um perfume cítrico desses comprados em loja francesa de tão bom!
As traças deixam fezes muito pequenas por onde passam, que se assemelham a grãos de pimenta preta. E outro rastro por elas deixado são manchas amarelas que ficam nos livros e roupas pelos quais elas passam.
Alguns dos sintomas são vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas vesículas cheias de líquido transparente, que podem aparecer espalhadas pelo corpo ou em áreas específicas.
Mesmo causando danos materiais, que podem ser significativos, as traças não apresentam risco à saúde humana. Ainda assim, a presença desses insetos em um ambiente é sinal do excesso de resíduos e poeira, o que causa extremo incômodo a pessoas com asma, alergias e rinite.
Na próxima vez em que você perceber que sua roupa guardada foi comida por traças-de-roupa (que tecnicamente não são traças, e sim uma espécie de mariposa), culpe os insetos só pela metade: na verdade, quem come o tecido são as larvas que elas depositam.
As traças adultas podem viver por mais de quatro anos. A traça dos livros lembra o aspecto de um peixe prateado, denominado na língua inglesa como "silverfish”.
O principal inimigo natural dos lepismas é a tesourinha (Dermaptera). As aranhas também são suas inimigas, mas não muito bem sucedidas já que os lepismas ficam a maior parte do dia em seus esconderijos.
O que faz as traças aparecerem é, justamente, as fontes de alimento que possuem amido e queratina. Além disso, ambientes escuros e úmidos também atraem esses insetos para dentro de casa.
Em nossas residências, podem consumir roupas engomadas, cortinas, lençóis, sedas e a cola de amido dos papéis de parede. Vegetais e alimentos que contenham amido também são comida para esses animais. Como o nome sugere, pode ser uma dor de cabeça para quem tem muitos livros.
O Jimo Antitraças tem ação fulminante no extermínio de traças. Pode ser aplicado dentro de guarda-roupas, prateleiras e gavetas. Além disso, não possui cheiro e pode ser aplicado diretamente nas roupas. Proteja seus móveis e livros contra traças.
Limpeza: Comece removendo todas as roupas e objetos dos armários. Limpe bem com um pano úmido. Repelentes naturais: Use sachês de cedro, cravos, ou cascas de laranja para repelir traças. Lavagem a quente: Lave roupas e tecidos a altas temperaturas para matar ovos e larvas.
Segundo o especialista, só há um único método caseiro para acabar com traças: aspirar a casa, móveis e frestas de paredes. “Estes insetos se abrigam em armários, rodapés, sancas de gesso, e outros lugares que acumulam poeira e cabelo.
As larvas das traças são brancas ou creme com uma cabeça redonda e de cor castanha. Quando as lagartas atingem o tamanho necessário, formam um casulo de seda e pupas.
Traça: Quando as roupas começam a aparecer com pequenos furinhos, sabemos que em alguma parte do armário existem traças. Quando elas aparecem, significa que há uma perda energética grande naquele ambiente. Alguém ou alguma situação está exaurindo nossas energias, mesmo que não tenhamos consciência.
Pendure ou coloque na posição vertical sobre uma superfície plana dentro de armários, cabides, roupeiros, closets, gavetas, bibliotecas e outros locais com infestação de traças, deixando espaço suficiente para a circulação do ar.