– Pug – eles tem a cabeça muito achatada e não conseguem nadar e manter a cabeça fora da água ao mesmo tempo. – Pequinês – também não conseguem manter a cabeça fora da água para poder nadar. Bull Terrier e Buldogue Americano – esses cães também não conseguem manter a cabeça pra fora da água e nadar ao mesmo tempo.
Teoricamente, todos os animais sabem se mexer dentro d'água para não afundar, mas, na prática, não é bem assim. Embora muitos acreditem, nem todos os cães sabem nadar. Por isso, é importante ficar atento às raças que tem melhor relacionamento com a água e as que não tem.
Avestruzes e galinhas, por outro lado, possuem penas mais finas e menos oleosas, e membros que são mais adaptados para a corrida do que para a natação. Além disso, eles não possuem nenhum músculo específico para a natação, o que os impede de nadar.
Eles são os patos, marrecos e gansos que vivem dentro das águas, sobrevoando ou só pousando ali para se alimentar. O corpo deles é feito para o nado — as famosas patas coladas você já conhece, né? São elas que ajudam as aves a nadar melhor.
As aves são animais que têm como seu principal excreta o ácido úrico. Esse excreta é retirado do sangue por meio dos rins e de lá é conduzido diretamente à uretra, onde é eliminado pela cloaca. Esses animais não apresentam bexiga urinária e a ausência desse órgão é uma das suas adaptações para o voo.
BassetHound – pernas muito curtas, cabeça muito grande e muita densidade corporal, portanto não conseguem boiar; Dachshund – pernas muito curtas, não conseguem nadar; ChowChow – um exemplo de pelagem muito densa que o faz ter dificuldades pra nadar; ShihTzu – o pelo atrapalha e o fato dele ser braquicefálico também.
“Nossa pesquisa demonstrou que chimpanzés e orangotangos podem aprender a nadar, desde que vivam em condições favoráveis para o aprendizado desta técnica”, explica Renato. Nisso, eles são também muito parecido com os humanos.
Em meio à comoção surgiu a dúvida: cavalos sabem nadar? Segundo o veterinário Antonio Marquesim, a resposta é sim, sabem nadar. Também são capazes de dormir em pé, ainda de acordo com o profissional. O veterinário afirma que, com o devido preparo físico, os equinos conseguem nadar longas distâncias.
Entre os mamíferos, o rato-canguru (Dipodomys deserti) pode passar a vida inteira sem beber um único gole de água. Ele está tão adaptado ao ambiente desértico que consegue viver somente com a água que seu metabolismo produz a partir da comida.
Para garantir a flutuabilidade, os tubarões contam um fígado repleto de óleo. Esse órgão apresenta um tecido com densidade menor que a da água e por causa do tamanho dele no corpo do animal, favorece a flutuação.
1. Pinguim. Os pinguins são aves não voadoras com grande capacidade de natação, podendo atingir até 40 km/h por conta de algumas adaptações em seu corpo. Suas asas, por exemplo, apesar de não permitirem o voo, funcionam como eficientes nadadeiras.
Eles fazem o pet se sentir mais seguro, ajudando-os a boiar e a manter a cabeça fora da água. Assim, é possível afirmar que cachorro sabe nadar. Ele só precisa de uma ajudinha!
Os hipopótamos não sabem nadar - então, como eles se movem na água? O mamífero semiaquático aproveita sua própria flutuabilidade e densidade óssea para carregar através da água.
“Ele entra em um rio ou lago com a água na altura dos joelhos e molha-se com a tromba”. Em caso de necessidade, como se, por exemplo, o filhote cair na água, o elefante nada com desenvoltura nas pernas. Ele pode também ser treinado.
Ao contrário dos macacos do Velho Mundo, os bugios e outras espécies do Novo Mundo têm narinas largas com abertura lateral e sem almofadas nas nádegas. Os bugios também possuem uma cauda preênsil.
Algumas raças possuem mais condições físicas para o nado, como o Golden Retriever, Poodle, Cocker Spaniel, Labrador, entre outros. Já alguns são totalmente desfavorecidos pela prática, geralmente, os que são braquicefálicos, ou seja, possuem o focinho curto e achatado. Esses são os Pugs, Bulldog Inglês e Francês.
Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.
Nas aves, os rins têm enorme capacidade de reabsorção de água. Por isso, exemplares saudáveis produzem pouca urina, a qual é transparente e eliminada juntamente com fezes firmes cilíndricas e de cor marrom escuro e verde claro.