Endomorfo: o biotipo com metabolismo lento e maior facilidade para acumular gordura. O biotipo endomorfo é o completo oposto do ectomorfo. Geralmente, são pessoas de braços e pernas curtas e quadris arredondados, com facilidade em ganhar peso por conta do metabolismo lento.
Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.
Biotipo ectomorfo. O biotipo ectomorfo é marcado por um corpo magro e alongado, que se assemelha ao formato de um retângulo, com ombros estreitos, braços e pernas compridos. ...
O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.
Biotipos (qual o seu tipo físico? Ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo?)
Qual biotipo de gordo?
Endomorfo. Aqueles com o biotipo endomorfo tendem a ter uma estrutura corporal maior e são mais propensos a acumular gordura. Características comuns incluem um tronco mais largo, quadris largos, e uma maior facilidade em ganhar peso.
Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.
Mesomorfos - São aqueles que possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos. Apresentam troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos.
O Biotipo muitas vezes define a característica de uma pessoa, e o mesomorfo é considerado um dos melhores biotipos. Isso porque o Mesomorfo é conhecido como aquela pessoa que tem facilidade para ganhar massa muscular e perder gordura, tendo um corpo mais estético.
São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados. Por isso, a interferência dessa característica nos resultados de treino e dieta é inevitável.
O biotipo mesomorfo também é um corpo magro, com facilidade para hipertrofia, mesmo sem muito exercício, e pouco acúmulo de gordura na região abdominal.
Endomorfos têm um metabolismo mais lento, com maior quantidade de fibras brancas do tipo 2, que são volumosas e armazenam energia para gastar em determinado momento. Por isso, são geralmente as pessoas mais pesadas e com maior facilidade em ganhar peso, mas dificuldade na definição muscular.
Qual é o melhor biotipo para emagrecer? Já os ectomorfos têm metabolismo mais acelerado, com maior dificuldade no ganho de peso; são aqueles que dizem ter tendência a emagrecer. Os mesomorfos, por sua vez, possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal e mais facilidade para ganho de massa muscular.
A atividade física e a alimentação balanceada podem modificar a aparência física, chamada de somatotipo, mas não muda a genética, ou seja, o biotipo da pessoa. Por isso, ao parar de praticar atividade física e deixar de ter uma alimentação balanceada, pode-se retornar ao biotipo original.
Contrariando o mito de que ectomorfos não conseguem ganhar peso, resultados notáveis podem ser alcançados ao aumentar a ingestão calórica, priorizando fontes saudáveis como proteínas magras, gorduras benéficas e alimentos ricos em nutrientes. Essa abordagem é fundamental para o sucesso da dieta do ectomorfo.
O biotipo mesomorfo é caracterizado por corpo magro e musculoso, mesmo sem a prática constante de atividades físicas. Também conta com membros superiores desenvolvidos e baixo percentual de gordura corporal, ou seja, o metabolismo é acelerado. Esse biotipo tem mais facilidade de ganhar massa muscular.
Hoje já se sabe que a maioria das pessoas pode ter um biotipo híbrido, combinando dois ou três deles. Além disso, a genética é apenas um entre vários fatores que se combinam para resultar em uma composição corporal específica.
Os homens considerados os mais fortes representavam 70% dos homens considerados os mais atraentes. Após uma análise mais aprofundada, os pesquisadores também descobriram que as mulheres preferiam homens altos e magros.
Mas para ter certeza do seu biotipo você precisa consultar um educador físico qualificado para executar esse tipo de teste. E o principal exame que deve ser executado é o de bioimpedância, o qual pode ser feito na minha clínica, a W.A.!
Quem deseja ganhar massa muscular ou emagrecer deve entender qual é o seu biotipo para potencializar os resultados. Por exemplo, uma pessoa com somatotipo ectomorfo predominante tem maior dificuldade em desenvolver os músculos e aumentar o peso corporal.
Segundo levantamento da ABNT, 76% das brasileiras têm o corpo no formato retangular, com mínima diferença entre tórax e quadril, e cintura pouco pronunciada.
O corpo feminino em formato violão é considerado o mais atraente, segundo um estudo realizado na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Os pesquisadores descobriram que mulheres cujo tamanho da cintura dividido pelo do quadril dá 0,7 – ou 70% – são mais atraentes do que as demais.
A pergunta estava relacionada às partes do corpo que as mulheres mais se preocupavam, como seios, abdômen ou bumbum. Em primeiro lugar, disparado, apareceu o bumbum. E, sim, eles também prestam mais atenção a essa região do corpo feminino.