O CFOP 5202 é um Código Fiscal de Operações e de Prestações muito utilizado por empresas para fazer a devolução de mercadorias que foram compradas para serem vendidas.
quem utiliza o CFOP 5102, para estorno deve usar o 1.102; em caso de CFOP 5.949, para o estorno deve ser utilizado o 1.949; quando é utilizado o CFOP 5.405, deve ser usado o 1.403 para o estorno; já quem utiliza o CFOP 6.120, use 2.120 para o estorno.
CFOP 5916 Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo. 5916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo Classificam-se neste código as remessas em devolução de mercadorias ou bens recebidos para conserto ou reparo.
O CFOP 5202 é um código fiscal muito utilizado no Brasil para indicar a devolução de mercadorias adquiridas com o propósito de revenda, previamente registradas sob o CFOP 1102 como “compra para venda”.
5902 - Retorno de mercadoria utilizada na industrialização por encomenda Classificam-se neste código as remessas, pelo estabelecimento industrializador, dos insumos recebidos para industrialização e incorporados ao produto final, por encomenda de outra empresa ou de outro estabelecimento da mesma empresa.
Qual o CFOP de devolução do CFOP 5405? Uma dúvida comum é sobre a nota de devolução do CFOP 5405. Caso você precise devolver uma mercadoria adquirida por meio desse tipo de operação, use o código CFOP 1411.
6202 - Devolução de compra para comercialização Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.
No caso do CFOP 5101, a devolução, portanto, deve utilizar o código 5201 no caso de devolução de compra para industrialização. Já na devolução de venda de produção do estabelecimento, usa-se o 2201. No primeiro caso, a empresa está devolvendo um produto que foi comprado para industrialização.
Neste caso utiliza-se o CFOP 5908 - remessa de comodato, quando houver o retorno utilizar o CFOP 5909 - retorno de comodato. Caso não haja contrato firmado, utilizar o CFOP 5949 para ambas as situações, remessa e retorno.
No caso específico do CFOP 6102, o seu código de devolução corresponde ao 6202, que informa a devolução de mercadorias que seriam comercializadas, anteriormente registradas como entrada na empresa. A indicação de devolução está nos últimos três dígitos do CFOP. Na verdade, os números sempre são no formato 2XX.
Estorno: Nota fiscal foi autorizada, não transportada e precisa ser “cancelada” por rejeição do destinatário ou erro de emissão. Devolução: Nota fiscal foi autorizada e transportada, precisa ser “cancelada” por rejeição do destinatário ou erro de emissão.
O que é estorno? O estorno é a devolução do valor pago pelo consumidor em uma transação financeira. O procedimento é solicitado pelo próprio cliente ao lojista, que realiza o cancelamento da compra e retorna o dinheiro pago, de forma total ou parcial.
Qual CFOP usar para devolução de mercadoria 6101? Se a venda foi feita usando o CFOP 6101, ao registrar a entrada da mercadoria devolvida na Nota Fiscal, é preciso utilizar o CFOP 2201, que significa “devolução de venda de produção do estabelecimento”.
CFOP 5202 é um Código Fiscal de Operações e Prestações que indica a “devolução de compra para comercialização”. Se você comprou alguma mercadoria para revender, mas precisou devolvê-la ao fornecedor, precisará inserir o CFOP 5202 na nota fiscal de devolução.
Natureza de operação: Devolução de mercadoria CFOP: 5202 (interna) / 6202 (interestadual) CST: 000 (ICMS Tributado Integralmente) Dados Adicionais: Devolução total/parcial (conforme o caso) das mercadorias adquiridas no dia 01/11/2016 do fornecedor XYZ Ltda.
Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como Compra para comercialização.
5650 - Saídas de combustíveis, derivados ou não de petróleo e lubrificantes › 5656 - Venda de combustível ou lubrificante adquirido ou recebido de terceiros destinado a consumidor ou usuário final.